quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CPI Finaliza Trabalho com Entrega de Relatório ao Ministério Público

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito Jerônimo Felipe Reis de Souza protocolou no final da manhã de hoje Ofício n.º13/2010 do qual entregou o relatório do Inquérito instalado no dia 18 de março de 2010 com a finalidade de investigar desvios de Recursos Financeiros do Instituto de Previdência Municipal de Icapuí – ICAPREV ao Excelentíssimo Sr. Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, Promotor de Justiça desta Comarca, na ocasião estiveram também acompanhando o presidente da CPI o relator da mesma, o vereador Marcos José Ferreira Nunes e o vereador membro Manoel Jeová da Silva além do vereador Felipe Maia de Oliveira Rebouças. O presidente da CPI, vereador Jerônimo, relata: “ ... Este é um momento ímpar na história do nosso município, além de estarmos protagonizando um fato inédito, que é o encerramento da comissão parlamentar de inquérito, estamos também trazendo para toda a sociedade icapuiense, a certeza de que fatos, no mínimo estranhos, aconteceram e continuam acontecendo com os recursos do fundo municipal de previdência dos servidores de Icapuí. Pois os gestores, além de não comprovarem, documentalmente falando, os repasses que efetuaram no período da eleição do ano de 2008, que já chegaram a quantia de mais de R$ 1.400.000,00 (Hum Milhão e Quatrocentos Mil Reais), continuam fazendo estes repasses até os dias atuais. Isso vem comprovar que a atitude de todos os vereadores que assinaram o requerimento da abertura desta comissão parlamentar de inquérito, foi embasada em fatos concretos e reais, e que não foi um ato meramente político, e que os vereadores membros da comissão, JERÔNIMO, MARCOS NUNES E CADÁ, agiram sempre com isenção, tentando somente os esclarecimentos dos fatos, em busca da verdade. ”

Relatório da CPI Aprovado por Unanimidade

Foi aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito o relatório do Inquérito instalado no dia 23 de setembro de 2010 que tem como relator o vereador Marcos José Ferreira Nunes que tinha como premissa investigar as transferências de Recursos Financeiros do Fundo Municipal de Previdência- ICAPREV para prefeitura Municipal de Icapuí. Segundo o relator já está nas mãos do presidente da CPI o vereador Jerônimo Felipe Reis de Souza que deverá encaminhar o mesmo para o Ministério Público. O vereador Marcos Nunes diz que se não for feito algo em favor do Fundo Municipal de Previdência a sua descapitalização trará graves prejuízos aos servidores.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ministério Público Diz Não Ter Competência para Atuar

       O Promotor de Justiça de Icapuí, Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, informou  na semana passada ao vereador Marcos Nunes do PCdoB que não poderá impetrar Ação Judicial contra Coelce e a Prefeitura de Icapuí uma vez que o Ministério Público não abrange tal competência para atuar em ocasiões similares a tributação, apesar da reclamação apresentar lastro jurídico no que concerne a argumentação do vereador do qual a referida cobrança  para o Custeio da Iluminação Pública esteja sendo aplicada de forma ilegal. O promotor informou ao vereador que o mesmo poderá propor ação própria  para o caso representando os interessados em vê aplicado a legislação pertinete a cobrança.
       A luta do vereador continuará com a população através de seu mandato e das  instituições populares que queiram contribuir para entrar na justiça contra tal cobrança, para isso pede que as pessoas interessadas procurem juntar faturas da Coelce dos últimos cinco anos, além de cópia dos documentos pessoais como cédula de identidade, CPF, título, preencher declaração e procuração para o advogado que cuidará do caso.

telefones para contatos e maiores esclarecimentos
88 34321037
88 92092013
88 92553365
88 99274929

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Amadurecimento Político Ambiental

 CARTA

Fiquei feliz em ver matéria jornalística em que Políticos e população de Icapuí/CE, defendiam nossos amiguinhos emplumados. A flora brasileira agradece e principalmente a flora de nossa tão sofrida caatinga. Isto demonstra um amadurecimento político ambiental que comprometido com as gerações futuras, aproveita o meio ambiente de forma responsável a garantir os mesmos privilégios por nós usufruídos aos nossos Netos e Bisnetos. Assim, eles vão poder conhecer em seus habitar natural, Corrupiões O troupial ou turpial, também conhecido como currupião (Icterus icterus), Craúnas, conhecido como pássaro preto, Sabia, bem-te-vi, ou grande-kiskadi, Canário de Velame, Rouxinol, Rolinha e tantas outras espécie endêmica de nossa região. Diante dessa bem postada preocupação, me veio outra bem familiar de nossa região. A matança sem qualquer controle ou cuidados dos nossos Veados Catingueiros. Aliás, a espécie está relacionada em um das quais existe risco de extinção. Minha preocupação é porque sempre que vou a Melancias, sempre vejo alguém oferecendo carne dessa espécie. E, Icapuí ainda é uma das poucas regiões que tem o Veado Catingueiro em seu habitar natural. A espécie merece uma campanha para sua preservação. A matança acontece das Fêmeas em gestação, filhotes e tantos quantos possam ser alvo dos caçadores que quase nada lucram com a venda da carne. O prejuízo maior é para a natureza e para as gerações futuras, que vão ser privados de conhecerem a espécie. Assim continue a caça desenfreada. Povo de Icapuí. Vamos preservar nossos veadinhos.

Gilberto Carvalho
É advogado Especialista em Gestão Ambiental.
E Direito Público.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Matéria intitulada EM EXTINÇÃO: CORRUPIÃO, CABEÇA VERMELHA E GRAÚNA, publicada no Blog do vereador Marcos Nunes é destaque no jornal Diário do Nordeste


“Não prenda o passarinho”


Blogs, programas de rádio e os professores nas escolas de Icapuí mobilizam-se para preservar aves da região

Icapuí. As queimadas estão afetando o habitat de aves e pássaros que ainda encontram nas áreas e mangue de Icapuí o espaço para viver ou se “hospedarem”, em suas longas viagens. Três conhecidos pássaros nessa parte do litoral cearense correm o risco de desaparecer, e a população realiza a campanha aleatória e informal “Solte, não prenda o passarinho”, ou ninguém mais vai ver pelas bandas de cá Graúna, Cabeça Vermelha e Corrupião. Por sua composição de mangues, floresta, falésias e uma praia rica em matéria orgânica trazida da própria natureza pelas marés, Icapuí é reconhecido berçário de várias espécies de árvores e pássaros. Ainda.Mas o aumento da degradação ambiental tem causado a diminuição desses seres vivos, e ao menos por enquanto, o Maçarico (Limosa lapponica) vindo do Ártico em direção à Patagônia, ainda escolhe esse pedaço da costa cearense (a única no Brasil) para pousar com maestria e elegância, com seu grande bico levemente curvado para cima. A cada nova viagem, as notícias não são nada boas para o Maçarico. E o que era comum gradualmente se revela raro na natureza icapuiense. Cadê Corrupião? Cadê Graúna? Pássaros comuns, mas sumidos do cenário, não sendo vistos nem ouvidos. Os motivos principais: a natureza alterada pelo homem está afastando esses animais e, num acesso de posse, os pássaros são apreendido sem gaiolas, seqüestrados dos ninhos para ficar entre paredes das casas, sítios, pousadas. Afalta de senso de preservação está ameaçando a beleza de se ver e ouvir ao pôr-do-sol o grito rouco das garças no ninhal da Praia de Requenguela, localizada em Icapuí. Nos blogs e escolas do município, tem início a campanha “solte, não prenda o passarinho”. O estímulo foi dado pelo vereador Marcos Nunes,da Câmara Municipal de Icapuí, que em seu blog e no plenário da Casa Legislativa, esbravejou que “A natureza de Icapuí pede socorro!”. Desmatamento, queimadas e captura desenfreada fazem as populações de Graúna, Galo Campina e Corrupião diminuírem passo a passo na região.

Crianças e jovens “É necessário que a população tome consciência do que estes danos poderão acarretar a esses animais da nossa fauna. É imprescindível conscientizar as crianças e jovens que utilizam alçapão para aprisionar estes bichinhos, quando não são seqüestrados ainda nos ninhos de suas mães. É necessário coibir a sua comercialização e sobretudo é preciso fazer um trabalho de conscientização nas escolas, igrejas, associações, principalmente nos Sindicatos Rurais, ou em todos os lugares onde o povo esteja. O mais importante é que todos se envolvam na preservação e manutenção destas espécies”, alerta Marcos Nunes. O Município de Icapuí apresenta vários ambientes costeiros, como manguezais e lagos, e até áreas florestadas sobre falésias, dunas vegetadas e praias arenosas com planícies de maré, e cada local tem suas aves típicas. Essa á e principal região das aves migratórias no Ceará. As principais áreas para observação de aves costeiras no Município são Ponta Grossa, Matas de Tabuleiro, Banco dos Cajuais, Manguezal da Barra Grande e Córrego do Sal. A conformação geomorfológica das praias, aliada à dinâmica das marés, possibilita que se acumulem materiais trazidos pelas ondas, notadamente resto de algas e cascalhos, que abrigam invertebrados e, por sua vez, servem de alimento para as aves. Sem preservação não há mangue, sem mangue não há Tamatião, espécie de ave que se alimenta de caranguejos e peixes. Vive oculto nos mangues, mas em Barra Grande, Icapuí, pode ser avistado, com esforço. Mais facilmente, nem por isso de forma despreocupada, ainda se vê e ouve o Cabeça-vermelha (Paroaria dominicana), Corrupião (Icterus jamacaii) e a Graúna (Gnorimopsar chopi), “ave preta” (emtupi), considerado um dos pássaros de voz mais melodiosa do Brasil.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ministério Público é Acionado Contra a Coelce

Na manhã do dia 17 de setembro de 2010, o vereador Marcos Nunes do PCdoB esteve na Comarca de Justiça de Icapuí, mas precisamente na sala do Ministério Público na companhia do presidente do SINDSERPUMI, o Sr. Francisco Celestino Cavalcante, para apresentar ao Promotor de Justiça, o Senhor Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva documentação no que concerne a CIP (Contribuição Para o Custeio da Iluminação Pública). Antes de protocolar sua documentação, o vereador comunista expôs sua satisfação em tê-lo na cidade de Icapuí ocupando o cargo de Promotor de Justiça, o vereador explicou que sabe o quanto é importante o trabalho de um Ministério Público atuante, "...- é mais uma chance que o cidadão tem na preservação dos direitos legais muitas vezes negados por qualquer natureza, sejam elas de natureza política, social ou econômica...". Ainda através do diálogo com o Promotor de Justiça, o novo empossado externou algumas dificuldades no trabalho mas que não se abalava e se declarou um homem trabalhador, disse que no começo há acúmulos de tarefas, uma vez a ausência de um representante titular antes, dentre os diversos temas abordados, o promotor mostrou-se preocupado com a situação da cadeia pública, motivo o qual teve de imediato o apoio e a mesma preocução do vereador. Marcos Nunes explanou que antes, em visita oficial da Câmara a Cadeia Pública, ele já havia constatado juntamente com o vereador Jerônimo do PT as dificuldades da cadeia e reiterou que Promotor tem toda a razão em se dedicar para que haja melhoria da mesma. Após o breve diálogo o vereador Marcos Nunes solicitou que o promotor de Justiça protocolasse sua representação contra COELCE e a Prefeitura de Icapuí que fazem cobrança sem observar a legislação pertinente.


Veja o texto de sua representação:


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DA COMARCA ICAPUI – CEARÁ.


MARCOS JOSÉ FERREIRA NUNES, brasileiro, casado, servidor público municipal, portador da Cédula de Identidade RG n. 2007.003.473-1/SSP-CE, inscrito no Cadastro das Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF (MF), sob o n. 435.290.463-53, domiciliado e residente na Rua Joaquim Marques, n. 1275, Melancias de Baixo – Icapui – Ceará, atualmente exercendo o cargo político de Vereador do Município de Icapui/CE, eleito neste último pleito de 2008, vem, perante Vossa Excelência, fulcrado artigo 5º, inciso XXXIV, da Constituição Federal, proceder a presente


REPRESENTAÇÃO CÍVEL


contra COMPANHIA ENERGÉTICA DO CEARÁ – COELCE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda – CNPJ – (MF), sob o n. 07.047.251/0001-70, podendo ser NOTIFICADA na Rua Padre Valdevino, n. 150, CEP 60135-040, Fortaleza – Ceará, e PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUI, pessoa jurídica de direito público, inscrita no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda – CNPJ – (MF), sob o n. 10.393.593/0001-59, com sede administrativa na Praça Adauto Róseo, s/n, Centro – Icapui/CE, tendo em vista as judiciosas e fragorosas razões aduzidas seguidamente:


DOS FATOS


No Município de Icapui/CE, a legislação que regulamenta a cobrança do serviço e custeio da iluminação pública, é a Lei Municipal n. 369/2002, de 27 de dezembro de 2002, alterada pela Lei Municipal 385/2003, de 20 de agosto de 2003, e pelas Leis Municipais Complementares n. 002/2003, de 18 de novembro de 2003 e, 007/2004, de 18 de março de 2004, que conceitua como CIP – Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, tal como previsto no artigo 149-A, da Constituição Federal Brasileira.
Na mencionada Lei 369/2002, em seu anexo único, estão estabelecidos as classes e as alíquotas incidentes sobre o valor do consumo, as quis estão obrigados os consumidores, conforme Tabela em anexo.
O artigo 4º, da Lei Municipal n. 369/2002, determina que “a base de cálculo da CIP é o valor mensal do consumo total de energia elétrica constante na fatura emitida pela empresa concessionária distribuidora”, e o artigo 5º da mencionada Lei, informa que “as alíquotas de contribuição são diferenciadas conforme a classe de consumidores e a quantidade de consumo medida em KWh, conforme a tabela anexa, que é parte integrante desta Lei”.
Nos termos da Lei e na forma da Tabela em anexo, consumidores rurais estão isentos e residenciais até 30 Kw/h, igualmente.
O consumo de 31 Kw/h, até 50 Kw/h, é tributado com 1% (um por cento) do valor da fatura/consumo; de 51 Kw/h a 100 Kw/h, o percentual passa para 2% (dois por cento), e assim vai nesse escalonamento até 20% (vinte por cento), para consumidores com consumo superior a 500 Kw/h. (exemplo dos consumidores residenciais).
Sucede-se, Exa., que por uma fórmula espúria encontrada não se sabe aonde, a COELCE, ao invés de aplicar o percentual designado na Tabela aprovada por lei, sobre o REAL VALOR do consumo, não, aplica a TABELA da lei, mas, sobre a partir de um valor “fixo”, de R$ 321,55 (trezentos e vinte e um reais e cinqüenta e cinco centavos).
Assim, uma fatura residencial de 71 Kw/h, de consumo de energia elétrica, com valor de R$ 28,80 (vinte e oito reais e oitenta centavos), que fica na faixa de 51 a 100 Kw/h, e alíquota de 2% (dois por cento), que deveria pagar R$ 0,57 (cinqüenta e sete centavos de reais), de iluminação pública, porém, paga, pela fórmula empregada pela COELCE, a importância de cobrada passa para R$ 6,43 (seis reais e quarenta e três centavos). Um acréscimo quase doze vezes mais que o valor legal. Apenas a título de exemplo, segue junto a presente representação, inúmeras faturas que apresenta tal anomalia.
Em contado com agente da COELCE, o representante foi informado, através de e-mail, igualmente junto, que a taxa de iluminação pública de Icapui, estava sendo cobrada nos conforme da Lei Municipal, n. 369/2002.
Não obstante a essa informação, as faturas juntas a presente representação, demonstram que a representada não está cumprindo com o que determina a Lei e com isto está trazendo sérios prejuízos a todo população jurisdicionada ao Município de Icapui, que está pagando um tributo em valor superior ao que foi criado por lei, ferindo, inclusive, o princípio da reserva legal.
Assim, os moradores do Município de Icapui, toda sociedade que estão sobre a jurisdição da Lei Municipal n. 369/2002, tem tido seus direitos vilipendiados por ação das representadas que arrecadam e apropriam-se de valores indevidos.
Conforme o artigo 127, da Constituição Federal, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, através dos mecanismo ou medidas que se julguem cabíveis, para proteção da sociedade/coletividade que estão a mercê do ato inquinado de ilegalidade, tomando as medidas judiciais cabíveis para fazer cessar imediatamente os efeitos danosos a sociedade.
Pelo exposto, é a presente REPRESENTAÇÃO para levar ao conhecimento desde órgão ministerial, a agressão que a sociedade e toda coletividade de Icapui/CE está submetida. Pagando por um serviço sem que esteja esclarecido/regulamentado a forma como vem se dando a cobrança da Contribuição para o Custeio para a Iluminação Pública, no Município de Icapui/CE, pagando valores indevidos.
Pugna que medidas sejam tomadas por este Órgão Ministerial incumbido da defesa dos interesses sociais e coletivos, para cessar as irregularidades apontadas. É o que requer. Pede diligência. É o que requer. Pede deferimento.


Icapui/CE, 17 de setembro 2010.


MARCOS JOSÉ FERREIRA NUNES
TÍTULO DE ELEITOR 401680707-79



Vereadores Comprometem-se com Peixe Gordo

Os vereadores Marcos Nunes-PCdoB, Gilson da Paz Segundo-PSDB e Cadá-PSDB participaram da última reunião da Associação de Moradores de Peixe Gordo que aconteceu no último domingo, dia 12/09, às 7 da manhã, na escola da comunidade. Na ocasião o vereador Marcos Nunes falou que esteve pessoalmente com o diretor do SAAE, o Sr Edson Barreto para tentar resolver a problemática da falta de água da Comunidade, informou também que esteve em Fortaleza acompanhado do vereador Cadá na sede da SOIHDRA para cobrar a perfução de poços solicitados pelo SAAE para a região. O vereador do PCdoB informou que a SOIHDRA não perfurará poços para o SAAE,conforme informações prestadas pelos funcionários do órgão do Estado, uma vez que a SOIHDRA só perfura poços em comunidades onde não há encanamentos da CAGECE e do SAAE. O vereador comunista informou ainda a comunidade sobre o seu trabalho contra a Cobrança Indevida da Taxa de Iluminação Pública icapuiense e que até a próxima sexta-feira apresentará uma representação ao Ministério Público Local, informou também que o Deputado Federal Chico Lopes do PCdoB garantirá o valor de R$150.000,00 para a construção da estrada que liga Peixe Gordo a Melancias de Cima através de suas emendas parlamentares. O vereador Cadá também garantiu na reunião que o Deputado Federal que ele apóia está disposto a empenhar R$50.000,00 das suas emendas, trata-se do Deputado Federal Flávio Bezerrado PRB, bastando apenas que a comunidade reunida expresse sua reivindicação para utilização dos recursos federais. Os vereadores Marcos Nunes, Cadá e Segundo prometeram colaborar com o esporte da comunidade e mesmo sem ter comparecido a reunião por motivo de força maior o vereador Jerônimo do PT também já havia se disponibilizado a colaborar com os desportisatas conforme relatou Saulo, presidente da Associação. Sobre o esporte os veradores Marcos Nunes e Jerônimo doaram materiais esportivos a Associação, já o vereador Segundo se comprometeu com a aquisição de traves para a quadra de esportes. Na ocasião, o comunitário Berlamino e neto do ilustre João Cunha, único homem de Icapuí que conseguiu formar todos os seus mais de 15 filhos, pediu o apoio dos vereadores para a aprovação de um Projeto futuro,no que concerne sobre a doação daquela escola de proriedade da prefeitura para a Associação, ele ainda prestou contas da festa do padroeiro santo Antônio da Comunidade.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nova Pesquisa Para Deputado Estadual e Deputado Federal

Extraído do Blog do radialista Alano Maia, Mais um levantamento de opiniões sobre os deputados estaduais e federais mais citados em 100 municípios do Estado do Ceará, realizado pelo PRAVDA.

O levantamento foi realizado entre os dias 05 e 12 de setembro nos seguintes municípios:

Abaiara, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Amontada, Aracati, Aquiraz, Aurora, Barbalha, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Catarina, Caucaia, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Cedro, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Dep. Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Fortim, Forquilha, Guaiúba, Granja, Granjeiro, Groaíras, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itaiçaba, Itaitinga, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Mauriti, Milagres, Milhã, Miraíma, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Palhano. Parambu, Pedra Branca, Penaforte, Pindoretama, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tianguá e Várzea Alegre.

(Obs:Relação de municípios em ordem alfabética). A margem de erro é de 0,1%, que corresponde a 10 mil votos. Lembre-se de que serão eleitos 23 Deputados Federais e 47 Deputados Estaduais


Veja a lista abaixo:


Eis a relação dos mais votados para deputado federal:


1 Guimarães (PT) 3,50%
2 Domingos Neto (PSB) 3,40%
3 Aníbal (PMDB) 3,00%
4 André Figueiredo (PDT) 2,70%
5 Arnon Bezerra (PTB) 2,60%
6 Chico Lopes (PCdoB) 2,50%
7 Mário Feitoza (PMDB) 2,40%
8 Vicente Arruda (PR) 2,40%
9 Carlos Matos (PSDB) 2,20%
10 Flávio Bezerra (PRB) 2,00%
11 Eudes Xavier (PT) 2,00%
12 Paulo Henrique Lustosa (PMDB)2,00%
13 Marcelo Teixeira (PR) 1,80%
14 Manoel Salviano (PSDB) 1,60%
15 Raimundo Gomes de Matos (PSDB)1,50%
16 Ariosto Holanda (PSB) 1,50%
17 Gorete Pereira (PR) 1,40%
18 Artur Bruno (PT) 1,40%
19 Mauro Benevides (PMDB) 1,30%
20 Danilo Forte (PMDB) 1,20%
21 Eugênio Rabelo (PP) 1,10%
22 João Ananias (PCdoB) 1,10%
23 Edson Silva (PSB) 1,00%
24 José Airton (PT) 1,00%
25 Padre Zé (PP) 1,00%
26 Balman (PSB) 0,90%
27 Zé Gerardo (PMDB) 0,90%
28 Genecias Noronha (PMDB) 0,90%
29 Caminha (PHS) 0,80%
30 Pr.Pedro Ribeiro (PR) 0,80%
31 Tomás Figueiredo (PSDB) 0,70%
32 Ilário Marques (PT) 0,60%
33 Raimundão (PMDB) 0,60%
34 Oman Carneiro (PRB) 0,60%
35 Walter Cavalcante (PHS) 0,50%
36 Adler Girão (PR) 0,50%
37 Idalmir Feitosa (DEM) 0,30%
38 Pastor Neto (PSC) 0,30%
39 Chico Pontes (PSL) 0,20%
40 Renato Roseno (PSOL) 0,10%
41 Dr. Tanilo (PMDB) 0,10%
42 Prof.Airton (PSB) 0,10%
43 Adegildo Férrer (PDT) 0,10%
44 João Mota (PSDB) 0,10%
______________________________________
Confira a relação dos 80 candidatos mais votados para deputado estadual:
1 Mauro Filho (PSB) 2,10%
2 Ivo Gomes (PSB) 2,00%
3 Zezinho Albuquerque (PSB)2,00%
4 Heitor Férrer (PDT) 1,90%
5 Patrícia Saboya (PDT) 1,90%
6 Moésio Loiola (PSDB) 1,70%
7 Dr. Sarto (PSB) 1,70%
8 Téo Menezes (PSDB) 1,60%
9 Roberto Cláudio (PSB) 1,50%
10 Ronaldo Martins (PRB) 1,40%
11 Lula Morais (PCdoB) 1,30%
12 Dr. Hugo (PSDB) 1,20%
13 Carlomano Marques (PMDB)1,20%
14 Nelson Martins (PT) 1,10%
15 Lucílvio Girão (PMDB) 1,00%
16 Antonio Granja (PSB) 1,00%
17 Gony Arruda (PSDB) 0,90%
18 Rogèrio Aguiar (PSDB) 0,80%
19 Fernanda Pessoa (PR) 0,80%
20 Eliane Novais (PSB) 0,70%
21 Inês Arruda (PMDB) 0,70%
22 Edísio Pacheco (PV) 0,70%
23 Tin Gomes (PHS) 0,60%
24 João Jaime (PSDB) 0,60%
25 Cirilo Pimenta (PSDB) 0,60%
26 Ferreira Aragão (PDT) 0,60%
27 Zé Maria Pimenta (PSB) 0,60%
28 Delegado Cavalcante (PDT)0,60%
29 Nenem Coelho (PSDB) 0,50%
30 Osmar Baquit (PSDB) 0,50%
31 Mário Hélio (PMN) 0,50%
32 Ibiapino (PT) 0,50%
33 Quirino (PTB) 0,50%
34 Adail Barreto (PR) 0,45%
35 Ely Aguiar (PSDC) 0,40%
36 Sérgio Aguiar (PSB) 0,40%
37 Prof. Teodoro (PSDB) 0,40%
38 Evandro Leitão (PDT) 0,40%
39 Gomes Farias (PSDC) 0,40%
40 Welington Landim (PSB) 0,40%
41 Dedé Teixeira (PT) 0,40%
42 Neto Nunes (PMDB) 0,38%
43 Sineval Roque (PSB) 0,37%
44 Idemar Citó (PSDB) 0,35%
45 Vasques Landim (PR) 0,34%
46 Adahil Carneiro (PDT) 0,34%
47 Vanderley Pedrosa (PTB) 0,33%
48 Hermínio Rezende (PSL) 0,32%
49 Duquinha (PRB) 0,32%
50 Prof. Pinheiro (PT) 0,30%
51 Dr. Chico Rodrigues (PTB) 0,30%
52 Augustinho Moreira (PV) 0,28%
53 Raquel Marques (PT) 0,28%
54 Daniel Oliveira (PMDB) 0,27%
55 Antonio Carlos (PT) 0,27%
56 Perboyre Diógenes (PSL))0,26%
57 Tony Nunes (PR) 0,24%
58 Paulo Facó (PTdoB) 0,23%
59 Camilo Santana (PT) 0,23%
60 Luiza Lins (PT) 0,22%
61 Paulo Duarte (DEM) 0,22%
62 João Alfredo (PSOL) 0,20%
63 Mailson (PRB) 0,20%
64 Thomás Holanda (PMN) 0,20%
65 Deuzinho (PMN) 0,20%
66 Ana Paula Cruz (PRB) 0,20%
67 Amarílio Melo (PSB) 0,20%
68 Bethrose (PRP) 0,10%
69 Dr. Eugênio (PSDC) 0,10%
70 Fan Cunha (PTC) 0,10%
71 Iraguassu Filho (PDT) 0,10%
72 Hiran Delmar (PCdoB) 0,10%
73 Júlio Brizzi (PDT) 0,10%
74 Toinha Rocha (PSOL) 0,10%
75 Pr. Pármenas Coelho (PRTB)0,10%
76 Ximenes Filho (DEM) 0,10%
77 Dedim Gouveia (PR) 0,10%
78 Regininha Duarte (PSDC) 0,10%
79 Dr.Ciro (PTC) 0,10%
80 Kiko do Cazuza (PTN) 0,10%

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vereador Cobra Execução de Emenda de Lula Morais

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Batismo político dos servidores

O governo municipal de Icapuí tem feito reuniões periódicas para pressionar os cargos comissionados e os prestadores de serviços a votarem e fazerem campanha para os candidatos chapa branca, alguns servidores que nos procuraram disseram que é quase como um momento de batismo o servidor se levanta, diz o nome, onde mora, em quem vota e o que vai fazer na sua rua ou comunidade onde mora para contribuir na campanha dos deputados do prefeito, além de tudo existe alguns mestres de cerimônia que participam do momento com dinâmicas, para engabelar melhor os servidores mais alguns não estão gostando da pressão, e tem nos dito que vão dar o troco nas urnas.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Veto mantido. Derrota dos professores!

Apesar  do esforço do vereador Marcos Nunes na sessão realizada neste dia 10 de setembro em derrubar o veto do  prefeito de Icapuí  no que concerne a sua emenda ao Projeto de Lei Complementar nº 002/2010 do qual antecipava o percentual de reajuste do magistério para 1º de Janeiro conforme a Lei de implantação do Piso dos Professores de n.º1 1738/2008, a proposta do executivo atendia somente a partir de 1º de abril. Para que o veto fosse derrubado era necessário o voto da maioria absoluta, o que corresponde a cinco vereadores, mas votaram contra apenas os vereadores Marcos Nunes-PCdoB, Felipe-PT, Jeronimo-PT e Segundo-PSDB. A favor da manutenção do veto e alegando inconstitucionalidade, VOTARAM CONTRA OS PROFESSORES os vereadores Antonio Carlos-PSDB e Érika-PRB. Estavam ausentes o vereador Lacerda-PSDB e o vereador Cadá-PSDB, o último ausentou-se da sessão justificando que era por motivo de força maior. O destaque é que a emenda do vereador Marcos Nunes antes já  tinha sido aprovado por unanimidade. Interessante mesmo é que os vereadores favoráveis ao veto não tinham observado a inconstitucionalidade antes. O governo municipal que não paga o GAP que é legal e não havia pago nenhum mês de reajuste já que estva autorizado a pagar a partir de de abril, alegando que não tinha respaldo legal, motivo que foi rechaçado pelos vereadores Marcos Nunes, Cadá e Jeronimo. Agora o que os professores querem saberqual vai ser o argumento do governo municipal para pagar a diferença e o novo salário.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ESTELIONATO

O vereador Marcos Nunes alerta a população para uma prática de estelionato que está acontecendo comumente nas diversas comunidades de Icapuí. Uma pessoa que se passa como representante da Oi Telefone ou outras empresas de telefone ligam para as residências de propritários de linha fixa tentando aplicar um golpe. O golpísta informa que o proprietário do telefone é ganhador de uma série de prêmios, bastando que o mesmo adquira cartão de telefone celular de operadoras claro, oi, tim ou outras e informe os códigos pelo número de um celular disponibilizado por eles. A polícia local orienta que os usuários de telefone denunciem os telefones dados pelos estelionários para que a polícia faça o monitoramento. Segundo moradores há também outras formas que os estelionatários promovem, pedem aos usuários de celular para o mesmo deposite dinheiro em contas bancárias. Nunca dê seus documentos por telefone, nem informe os códigos de seus cartão de crédito. Esmola de mais é bom desconfiar.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CUIDADOS COM A DENGUE

O mosquito Aedes aegypti pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e sobre o solo do jardim e quintal. Testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais, como o metabolismo hormonal e o processo da reprodução, que bloqueia o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti, impedindo a postura e, quando esta ocorre, impedindo o desenvolvimento dos ovos do mosquito.

REVOLUÇÃO
A novidade adquire maior importância no momento em que o Brasil, já assolado pelas dengues dos tipos 1 e 2, prepara-se para o crescimento do número da casos da dengue tipo 3, a hemorrágica, que provoca hemorragias internas no infectado e é a mais grave. Conforme as estatísticas do Ministério da Saúde (Fundação Nacional de Saúde, Funasa), no ano passado, a dengue vitimou mais de 200 mil pessoas no País.

RECEITA
1)Duas colheres de sopa de borra de café, para cada meio copo de água, a solução pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
2) "A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", destaca a bióloga. Pode também ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.

O CICLO E TRANSMISSÃO
O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem, na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos:
1)O mosquito, inseto fêmea , pica uma pessoa infectada, mantém o vírus na saliva . Após a ingestão de sangue infectado, ocorre na fêmea um período de incubação que varia de oito a 12 dias.
2)O mosquito a partir daí, se transforma em transmissor da doença, podendo contaminar até 300 pessoas, em seus até 45 dias de vida.
3) Se uma pessoa picada já tiver contraído dengue antes, a doença pode evoluir para a forma hemorrágica.

O MOSQUITO
O mosquito Aedes aegypti, menor que um pernilongo comum, tem cor escura e corpo e patas listrados de branco. Ele não nasce com o vírus da dengue, mas se torna portador depois de picar uma pessoa contaminada.
Apenas a fêmea pica o ser humano (somente de dia) e deposita seus ovos geralmente em água limpa ou suja, parada e na sombra.

PREVENÇÃO E COMBATE
Nesta época, não use vasos ou jarros de flores ou plantas com água acumulada.
Manter os vasos de plantas secos.
Tampar caixas d'água. Manter o quintal livre de pneus, copos, latas e quaisquer recipientes que possam acumular água e facilitar a reprodução do mosquito.
Evite jogar lixo próximo a bueiros. Se eles entupirem, poderão formar poças de água que facilitarão a proliferação do mosquito.
Se for necessário manter recipientes com água para o abastecimento da casa, deixe-os muitos bem tampados, para evitar a entrada do mosquito.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

EM EXTINÇÃO: CORRUPIÃO, CABEÇA VERMELHA E GRAÚNA

A natureza de Icapuí pede socorro! Três passarinhos que fazem parte de nosso litoral icapuiense estão ameaçados em extinção. As populações de graúnas (derivado do tupi “guira-una” = ave preta), galo campina ou cabeça vermelha (Paroaria dominicana)  e corrupião (Icterus jamacaii) estão diminuindo passo a passo . Além dos desmatamentos, das queimadas constantes e destruição da vegetação que acontecem em nossa cidade, bem como a captura desenfreada destes pássaros colocam em risco a manutenção destas espécies. O vereador Marcos Nunes diz que é necessário que a populção tome consciência do que estes danos poderão acarretar a esses animais da nossa fauna. É imprescindível conscientizar as crianças e jovens que utilizam alçapão para aprisionar estes bichinhos, quando não são sequestrados ainda em seus ninhos de suas mães. É necessário coibir a sua comercialização e sobretudo é preciso fazer um trabalho de conscientização nas escolas, igrejas, associações, principalmente nos Sindicatos Rurais, ou em todos os lugares onde o povo esteja, o mais importante é que todos se envolvam na preservação e manuntenção destas espécies.
ENTRE NA CAMPANHA:
"SOLTE, NÃO PRENDA O PASSARINHO".