quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Coloque seu grupo na 2011 Mapa Global Environmental!

Clean Up the World é uma campanha global que inspira e capacita as comunidades para limpar, arrumar e conservar o meio ambiente. Realizada em parceria com o Programa Ambiental das Nações Unidas , que mobiliza um número estimado de 35 milhões de pessoas em 130 países a cada ano.
Em 2011, estamos pedindo para unir as comunidades para melhorar o ambiente local e global, sob o tema "Nosso lugar ... Nosso Planeta ... Nossa Responsabilidade".
Para saber mais sobre a campanha Clean Up the Mundial clique aqui .

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PCdoB de Icapuí Realiza Conferência Histórica

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB realizou na tarde deste sábado 27/08 na Câmara Municipal a sua Conferência Municipal. Na oportunidade o Deputado Estadual Lula Morais falou em nome da Executiva Estadual afirmando que o partido dará todo apoio ao Vereador Marcos Nunes para consolidação da empreitada como pré-candidato a prefeito do município de Icapuí, segundo ele o partido já está realizando alguns contatos no intuito de consolidar o pleito até a convenção do próximo ano. Até lá o partido em Icapuí continuará sua campanha de filiação e de articulação para agregar mais pessoas a esse projeto.
 

domingo, 28 de agosto de 2011

Artigo: Eleições 2012 vista sob outra ótica.


O Brasil vive um momento político propício para os comunistas que apresentaram à sociedade suas propostas e projetos audaciosos. Com a eleição de Dilma, reafirmando o projeto iniciado por Lula, o PCdoB se torna protagonista na apresentação do seu Programa Socialista. Nesse momento, o Partido busca construir o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, compondo uma frente política heterogênea a nível nacional, defendendo com radicalidade o governo e apresentando para amplas massas as propostas de reformas democratizantes (agrária, política, tributária, urbana, educacional, da comunicação, o fortalecimento do SUS, da seguridade social e segurança pública).

Hoje, o PCdoB se apresenta para sociedade como uma alternativa política para populares, democratas, militantes das causas sociais, que possam enxergar no partido comunista um instrumento/espaço para construir uma política séria, ética, efetiva, humana, soberana e desenvolvimentista. Entretanto, para tornar esses preceitos parte integrante do processo de luta da classe trabalhadora em Icapuí, se faz necessário partir de um paradigma novo de se fazer politica avessa ao assistencialismo e aos coloio do poder.

Em Icapuí o PCdoB já demonstrou que tem altivez quando é provocado a ocupar local de destaque na disputa do cenário político. Por essa característica estamos defendendo que o Partido deva ser o condutor da construção de uma corrente política que proponha para Icapuí uma nova visão da política, uma nova fórmula na gestão da cidade. As forças que governam ou já governaram Icapuí precisam enxergar no PCdoB uma possibilidade real de poder.

Para se firmar como uma força que disputa o poder, é necessário, porém, um partido organizado, enraizado na vida social e política da cidade, com sua militância presente e atuante nos movimentos sociais, comunitário, sindical e estudantil. Proposito que não se consolida sem um projeto audacioso e alicerçado em proposta que assegure novas perspectivas de melhoria na vida do povo em especial da juventude.

Forjar um movimento sindical classista é tarefa dos comunistas, apresentar o PCdoB para os trabalhadores é responsabilidade de cada militante. Construir um movimento comunitário independente de governo é dever dos comunistas; capacitar e formar uma nova geração de militantes comunitários é tarefa do PCdoB. Os militantes e filiados do partido devem estar presentes em todos os segmentos da sociedade.
O projeto político de 2012 está obrigatoriamente vinculado ao nível de organização dos quadros (filiados com mais responsabilidades) e militante. Nas eleições de 2012, a Câmara Municipal de Icapuí passará de 09 para 11 cadeiras. Essa nova composição, junto com as renovações que vem se dando de aproximadamente 40% a 50% das vagas, coloca para o Partido a possibilidade de disputar, sem ilusões, 2 vagas de vereador, pois já temos uma vaga e o trabalho do representante comunista é destaque tanto no cenário municipal como regional, o PCdoB trabalha para ter chapa própria de vereador como forma de melhor representar a população e encorpar a nossa candidatura majoritária.
A Pré-candidatura a prefeito do camarada Marcos Nunes pelo PCdoB é uma das poucas que se apresenta com um projeto politico administrativo para Icapuí. Outros nomes que surgem no cenário politico, inclusive velhos conhecidos, têm apenas planos de poder que excluem a sociedade, não correspondendo com as demandas crescentes da população.

Mas essa possibilidade tem data de validade para ser concretizada, pois precisamos estruturar o partido para disputar as eleições de outubro de 2012, para isto, o partido tem tomado os devidos encaminhamentos nesta direção, filiando novos camaradas e construído novos núcleos de base no intuito de termos uma constituição mais orgânica e de sermos protagonismo na disputa eleitoral do próximo ano. Nessa ótica é preciso que identifiquemos entre o povo, pessoas que busquem a luta política eleitoral e vejam no PCdoB essa possibilidade de alavancar uma proposta moderna e promissora que rompa com o modelo de administração retrogrado e perverso que se estabeleceu em Icapuí.
Celestino Cavalcante
Presidente do PCdoB de Icapuí

sábado, 27 de agosto de 2011

8ª Zona Eleitoral: Aviso de Licitação

Pregão Presencial nº 14/2011
Processo TRE/CE nº 46.400/2011

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará comunica aos interessados que realizará licitação na modalidade de PREGÃO PRESENCIAL, do tipo menor preço por item, para a prestação de serviços de locação de veículos com motoristas, para realizar vistoria nos locais de votação dos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí, mediante as condições estabelecidas em edital e seus anexos que se encontram afixados no quadro de avisos do Cartório da 8ª Zona Eleitoral – Aracati.

Cadastramento dos interessados: até 05/09/2011, no horário de 08h ás 15h, no Cartório Eleitoral da 8ª Zona Eleitoral de Aracati – CE, na Avenida Coronel Alexanzito, 789, Centro, Aracati – CE.

Entrega dos envelopes de documentação e proposta: 22/09/2011 até ás 09h10min.
Data da abertura das propostas: 22/09/2011.

Local da sessão pública: Cartório Eleitoral da 8ª Zona Eleitoral de Aracati – CE, na Avenida Coronel Alexanzito, 789, Centro, Aracati – CE, CEP nº 62800-000.


ITEM


ESPECIFICAÇÃO

QTDE.
DIÁRIAS

1

Locação
de 1 veículo com motorista, tipo passeio, capacidade
para 4 passageiros, para Aracati – 8ª Zona Eleitoral


8

2


Locação
de 1 veículo com motorista, tipo passeio, capacidade
para 4 passageiros, para Jaguaruana – 75ª Zona Eleitoral

5


3

Locação
de 1 veículo com motorista, tipo passeio, capacidade
para 4 passageiros, para Beberibe – 84ª Zona Eleitoral


4

Fonte: 8ª Zona Eleitoral/Aracati-Ce

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Deputado Chico Lopes PCdoB quer fim do “roaming”

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) participou ontem, em Recife, de iniciativa contra a cobrança de “roaming” – tarifa extra paga pelos usuários de telefone celular, quando utilizam o telefone fora da região de origem de seu contrato.

Chico Lopes fez palestra a convite da Comissão Parlamentar de Telefonia Móvel e da Banda Larga, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O encontro integra uma série de atividades da Comissão para melhorar a prestação dos serviços de telefonia móvel e da banda larga.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fórum de Educação 2011

A professora Samia Helena assessora do Deputado Federal Chico Lopes do PCdoB, esteve hoje 19/08 pela manhã na Secretaria de Educação do município de Icapuí, articulando junto ao assessor da dita secretaria Augusto Jerônimo O Fórum de Educação 2011com o tema: A Formação e a Valorização do Professor no Brasil. O evento acontecerá no dia 02 (sexta-feira) de setembro do corrente ano na Escola Gabriel de 07:30h as 12:00h e contará com participação do parlamentar comunista.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CJR: Um Parecer Muito Esperado Pelo Vereador Marcos Nunes.

Está na CJR- Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Icapuí  o PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº007/2011 que trata sobre a criação de cargos e a elaboração do Concurso Público da Câmara de Vereadores de Icapuí. Este certamente será um dos pareceres mais esperados a ser concedido pela comissão presidida pelo vereador Marcos Nunes do PCdoB, uma vez que ele sempre se posicionou a favor da sua realização e sempre cobrou a sua realização. O presidente Manoel Jeová entrará na história, primeiro por cumprir o acordo firmado com os parlamentares, principalmente com o vereador Marcos Nunes que sempre pontuou esta necessidade como uma questão de prioridade para as Mesas Diretoras da Casa e para História do Município. O Projeto precisa do Parecer da Comissão de Justiça e Redação que tem como presidente o vereador Marcos Nunes, além dos vereadores Felipe e Segundo e em seguida irá para apreciação do plenário. Há uma espectativa da matéria ser apreciada ainda na próxima sessão ordinária a ser realizada dia 19/08/2011.

O vereador Marcos Nunes deverá apenas apresentar uma emenda para ajustar o salário onde o menor piso dos servidores municipaís é R$565,00 e outros valores de vencimentos já pagos no município de Icapuí.

Diante de muitos pedidos, o vereador disponibilizou o Projeto 007/2011 que segue transcrito abaixo.

CRIA OS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO NO ÂMBITO DA CAMARA MUNICIPAL DE ICAPUI E AUTORIZA A REALIZAR DE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS, ETC.


A CAMARA MUNICIPAL DE ICAPUI, Estado do Ceará, nos termos do artigo 35, inciso II, da Lei Orgânica do Município, aprovou e a Mesa Diretora promulgou a seguinte LEI:

Art. 1º - Ficam criados no quadro dos servidores efetivos do Poder Legislativo  Municipal os cargos contidos no Anexo I, parte integrante desta lei.

Art. 2º - Fica autorizado o Poder Legislativo Municipal a realizar Concurso Público para a admissão dos servidores criados por esta lei municipal, de acordo com as vagas, sendo permitido cadastro de reserva, remunerações e qualificações estabelecidas nesta lei e no competente Edital, a ser baixado pelo Poder Legislativo Municipal.

Art. 3º - As atribuições dos cargos criados por esta lei estão descritos sumariamente no Anexo II desta lei, devendo o servidor admitido para o referido cargo desempenhar satisfatoriamente as funções inerentes aos mesmos sob pena de aplicação das penalidades previstas em lei, caso sejam descumpridas injustificadamente.

Art. 4º - As despesas decorrentes da implementação desta resolução correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente.

Parágrafo Único - Fica o Poder Legislativo autorizado, se necessário, a abrir crédito suplementar para o cumprimento do disposto no Artigo 2º.

Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal de Icapui,  sala das sessões,  11 de agosto de 2011.

__________________________________
Manoel Jeová da Silva
 Presidente.

__________________________________
Gilson da Paz de Oliveira Segundo
Vice-presidente

_________________________________
Jerônimo Felipe Reis de Sousa
 Secretário.




CARGO
ESCOLARIDADE
CARGA HORÁRIA
REMUNERAÇÃO
VAGAS
Agente Administrativo
Ensino Médio
Completo
40 h
R$ 650,00
4
Analista Legislativo
Graduação em administração, ciências contábeis ou economia e registro no respectivo conselho de classe
40 h
R$ 1.200,00
1
Auxiliar De Serviços Gerais
Ensino Fundamental Incompleto
40 h
R$ 545,00
2
Motorista
Ensino Médio Completo E CnH AB
40 h
R$ 545,00
2
Técnico De Informática
Ensino Médio Completo e Conhecimento Específico em Informática – software, rede, programação e suporte técnico.
40 h
R$ 745,00
1
Vigilante
Ensino Fundamental Incompleto
40 h
R$ 545,00
2


ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

A)   AGENTE ADMINISTRATIVO
Executar tarefas de administrativas, tais como: atendimento e prestação de informações ao público, cadastrando, classificando, arquivando e registrando documentos e fichas, recebendo estocando materiais, operando equipamentos de reprodução de documentos em geral, datilografando e/ou digitando documentos. Anotar e registrar em fichas funcionais ou em sistemas informatizado, rescisões, exonerações, aposentadorias, férias, dispensas, falecimento e outros relativos aos servidores. Participar da gestão administrativa, elaboração e realização de projeto de extensão cultural. Coordenar serviços gerais de malotes, mensageiros, transportes, cartórios, fóruns públicos e/ou justiça, limpeza, terceirizados, manutenção de equipamentos, mobiliário e instalações de dependências das Unidades de Câmara. Organizar documentos, encomendas e correspondência encaminhando aos destinatários. Poder manter rotinas financeiras, controlando fundo fixo (pequeno caixa), verbas, contas a pagar, fluxo de caixa e conta bancária, emitindo e conferindo notas fiscais e recibos. Atuar no tratamento, recuperação e disseminação de informação e executar atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração de acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Efetuar e receber ligações telefônicas, registrando os telefonemas atendidos e anotando os recados, quando for o caso. Colaborar no controle e na conservação de equipamentos. Organizar a rotina de serviços e operar máquinas copiadoras, fax, microcomputadores, e outros equipamentos, para a entrada e transmissão de dados. Registrar e transcrever informações, operando maquinas de escrever ou microcomputador. Participar de treinamentos e programas de atualização. Auxiliar na confecção e conferencia de folha de pagamento. Efetuar lançamento de empenhos e outros documentos contábeis, conforme verbas. Recepcionar pessoas em anti-salas e gabinetes, fornecendo informações, orientando-as e encaminhando-as a outras Unidades da Câmara. Contribuir e elaborar documentação técnica, quando requerido pela chefia. Trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
Executar outras atividades conforme orientação superior.

B)   ANALISTA LEGISLATIVO

Fornecer suporte administrativo as equipes técnicas da área do legislativo, participando dos processos de planejamento, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação dos projetos e atividades desenvolvidas na sua unidade de trabalho. Contribuir para a otimização dos processos de trabalho, planejando, executando e controlando as rotinas da sua unidade de trabalho bem como, supervisionando servidores da equipe auxiliar, distribuindo tarefas e prestando-lhes as orientações necessárias. Auxiliar na análise, revisão e concatenação da ordem do dia, de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos; Auxiliar na redação de atas, proposições diversas e demais expedientes relativos ao funcionamento do legislativo, sob supervisão das equipes técnicas da área legislativa. Apoiar os sistemas de controle da sua unidade de trabalho, efetuando registros, consolidando informações, dando tratamento estatístico aos dados gerados pelas atividades desenvolvidas, confeccionando os respectivos relatórios. Recepcionar e atender com presteza os servidores e o público em geral, transmitindo informações e prestando orientações. Controlar a presença de vereadores no plenário e a inscrição destes para pronunciamento nas sessões plenárias; Promover a organização, manter contatos, recepcionar e desenvolver atividades relativas a solenidades e eventos promovidos pela Câmara


C)    AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Executar atividades auxiliares de serviços limpeza, copa e zelador. Efetuar serviços de limpeza em moveis, máquinas, utensílios, verificações nos diversos ambientes de trabalhos e Unidades da Câmara. Executar higienização em banheiros e sanitários, repondo material. Executar higienização em filtros, bebedouros, geláguas e outros similares. Servir café e água aos colegas servidores e visitantes. Executar atividades de copa e cozinha, relativos ao fornecimento de alimentos rápidos e limpeza de alimentos diversos. Transportar escadas, transportar cabos e fios e eletrodutos, para preparar instalações elétricas sob orientação de Agente de Manutenção em outras atividades. Conservar móveis, substituindo e ajustando portas e janelas, trocando peças e reparando pisos a assoalhos. Zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamento, edifícios comerciais, igrejas e outros. Proceder à mudança de móveis e máquinas sobre a orientação da chefia. Efetua a entrega de correspondência e encomendas, despachar com o uso de motocicletas, quando necessário e desde que habilitado para essa atividade. Atender e controlar a movimentação de pessoas e veículos no estabelecimento; recebem objetos, mercadorias, materiais equipamentos; conduzem o elevador, realizam pequenos reparos. Organizar e supervisionar serviços de cozinha em hotéis, restaurantes hospitais e outros locais de refeições. Contribuir na elaboração de documentação técnica, quando requerido pela chefia. Trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde preservação ambiental. Executar outras atividades de auxílio a serviços gerais, conforme orientação de superior.


D) MOTORISTA
Executar tarefas relativas aos serviços de motorista de carro, ônibus, ambulância, camioneta, Kombi, moto, motocicleta, triciclo, quadriculo e similares. Dirigir veículos de passageiros, conduzindo no trajeto indicado, segundo as regras de trânsito, para transporte de pessoas. Dirigir veículos com finalidade de transporte encomendas e/ou mudanças, conduzindo no trajeto indicado, segundo as regras de trânsito, para transporte de cargas, ou valores. Dirigir e manobrar veículos e transportam pessoas, cargas ou valores. Realizar verificações e manutenções básicas do veículo e utilizam equipamentos e dispositivos especiais, tais como: sinalização sonora e luminosa, software de navegação e outros. Contribuir na elaboração de documentação técnica, quando requerido pela chefia. Trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, e higiene, saúde e preservação ambiental. Executar outras atividades de motorista, conforme orientação superior.

E) TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Executar serviços de programação de computadores, processamento de dados, dando suporte técnico. Orientar os usuários para utilização dos softwares e hardwares. Elaborar programas de computador, conforme definição do analista de informática.  Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização. Organizar e controlar os materiais necessários para a execução das tarefas de operação, ordem de serviço, resultados dos processamentos, suprimentos, bibliografias etc. Operar equipamentos de processamento automatizados de dados, mantendo ativa toda a malha de dispositivos conectados. Interpretar as mensagens exibidas no monitor, adotando as medidas necessárias. Notificar e informar aos usuários do sistema ou ao analista de informática, sobre qualquer falha ocorrida.Executar e controlar os serviços de processamento de dados nos equipamentos que opera. Executar o suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, com substituição, configuração e instalação de módulos, partes e componentes. Administrar cópias de segurança, impressão e segurança dos equipamentos em sua área de atuação. Executar o controle dos fluxos de atividades, preparação e acompanhamento da fase de processamento dos serviços e/ou monitoramento do funcionamento de redes de computadores. Participar de programa de treinamento, quando convocado. Controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos.  Ministrar treinamento em área de seu conhecimento. Auxiliar na execução de planos de manutenção, dos equipamentos, dos programas, das redes de computadores e dos sistemas operacionais.Elaborar, atualizar e manter a documentação técnica necessária para a operação e manutenção das redes de computadores.Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.


F) VIGILANTE
Executar tarefas relativas aos serviços de vigia diurno e/ou noturno, vigilante. Zelar pela guarda do patrimônio público e Unidades da Câmara, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades. Controlar fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados. Receber e atender transeuntes, turistas, visitantes e moradores, prestando-lhes informações e orientações necessárias. Escoltar pessoas e mercadorias e fazer manutenções simples nos locais de trabalho. Lavar vidros de janelas s fachadas de edifícios e limpar recintos e assessórios dos mesmos. Executar instalações, reparos de manutenção e serviços de manutenção e em dependências de edificações das Unidades da Câmara. Atender transeuntes, visitantes e moradores, prestando-lhes informações. Contribuir na elaboração de documentação técnica, quando requerido pela chefia. Trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Executar outras atividades de vigia, conforme orientação superior.


JUSTIFICATIVA


Atualmente a Câmara Municipal de Icapui se ressente da necessidade de pessoal qualificado para o desempenho das atividades meio e fim, ocasionando, muitas vezes, demora e ineficácia na prestação dos serviços aos cidadãos devido a esta carência sobredita. Portanto, após minucioso estudo laborado pelos senhores vereadores e servidores desta casa, chegou-se à conclusão da urgente necessidade de preencher a demanda em aberto através dos cargos elencados na presente lei.
Dessa forma, apresenta-se este projeto ao Plenário desta casa para que possa, após conhecimento ser apreciado pelos senhores edis, e por fim, que seja aprovado levando-se em conta o interesse público que sempre norteia as ações deste Legislativo Municipal.

__________________________________
Manoel Jeová da Silva
 Presidente.

__________________________________
Gilson da Paz de Oliveira Segundo
Vice-presidente.

_________________________________
Jerônimo Felipe Reis de Sousa
 Secretário.

Convocação da Conferência Municipal do PCdoB


O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, no município de Icapuí, através de seu presidente abaixo assinado, com base na Normatização das Conferências Estaduais Ordinárias 2011 do Comitê Central, nas Normas complementares do Comitê Estadual e de acordo com o que estabelecem os Estatutos Partidários, artigo 32, convoca a Conferência Municipal Ordinária de Icapuí- Ceará, a realizar-se no dia 27 de Agosto às 15:30 horas, no endereço Rua Joca Galdino, 125 centro - Câmara Municipal.

A ordem do dia da Conferência Municipal será:

1-    Discussão e deliberação sobre o Projeto Partidário para o município;
2-    Balanço das atividades partidárias durante o período anterior;
3-    Eleição da nova direção para o biênio 2011/2013;
4-    Eleição dos delegados à 20ª. Conferência Estadual.

Para a qual convida todos os filiados do Partido.

Icapuí –Ce 16 de Agosto de 2011.


Francisco Celestino Cavalcante
Presidente


terça-feira, 16 de agosto de 2011

PCdoB: Deputado Lula Morais e Vereador Marcos Nunes Reforçam Conferências Municipais do Partido na Região

O Deputado Estadual Lula Morais e o Vereador Marcos Nunes, ambos do PCdoB, participaram de diversas Conferências Municipais do PCdoB neste final de semana na região do baixo do Jaguaribe. A primeira aconteceu na cidade de Aracati nesta úlitma sexta-feira (dia 12/08), às 7:00h, nas dependências da Câmara de Vereadores local. Muitas lideranças de Aracati estiveram presentes, detacaram-se Valdir Menezes, Inoscêncio Uchoa, Vereador Mendes, ex-vereador Sergio Ricardo, ambos do PT, João Batista e Ivan Silvério do PDT, Kátia Freire do PSB, além, é claro de Tinoco Luna e todos os camaradas do PCdoB e diversas outras lideranças, na oportunidade aconteceram muitas filiações ao partido e o tom do discurso dos filiados e dos convidados foi pautado no crescimento do PCdoB em Aracati e na sua contribuição para a formação de  um governo de coalizão das forças que compõe o Fórum Aracati Novos Caminhos.

Na manhã do último Sábado(13/08) foi a vez do Fortim e a tarde a comitiva composta pelo vereador Marcos Nunes de Icapuí, Deputado Estadual Lula Morais e pelo coordenador do Partido  na região Tinoco Luna participaram da excelente Conferência Municipal do PCdoB realizada na cidade de Jaguaruana. Sob a liderança do Professor Afraudízio Soares e do Dr. Osmar Nunes e com a presença do Deputado Estadual Quirino e de muitos jovens do qual os trabalhos realizou-se na Câmara Municipal  dos Vereadores de Jaguaruana, mais a noite foi a vez da  cidade de Itaiçaba, onde uma turma de pessoas de qualidade resposabilizaram-se em resgatar o PCdoB naquela municipalidade.

O Deputado Lula Morais destacou a importância do PCdoB no governo Dilma e Cid e explanou sobre o crescimento que o país e o estado vivem e disse que para o PCdoB poder influenciar mais ainda nesses governos é necessário que o partido cresça nos municípios e esta tarefa tem que ser dividida com todos os filiados e a militância comunista. Já o vereador icapuiense destacou a importância que terá o PCdoB para a formação de novos quadros na região e que isso deve se dar com uma maior inserção nos movimentos sociais e através da ocupação de espaço pelos camaradas nos governos municipais e no poder legislativo de cada cidade. 



Durante as diversas conferências municipais da região o vereador do PCdoB de Icapuí recebeu diversos elogios sobre o seu trabalho desenvolvido na Câmara de Vereadores de Icapuí, sobretudo no que concerne a sua visão de amplitude e preocupação com o desenvolvimento regional, destacando sua luta pela ligação das cidades Icapuí-Aracati e Jaguaruana e pela redução da taxa de iluminação pública.

No domingo Lula Morais juntamente com o vereador Marcos Nunes participaram de um Café Comunitário oferecido na comunidade do Tanque do Lima com a finalidade de pedir apoio popular a luta pela construção da CE Icapuí-Aracati e Jaguaruana. O Depuatdo Estadual Lula Morais é autor do requerimento para que a Assembleia Legislativa promova Audiência Pública conjunta com as Câmaras Municipais dos três municípios.




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Posto sem Porta


A comunidade do Gravier é detentora de uma situação no mínimo hilária, é que o posto de saúde que funciona em uma das salas de aula do centro de educação infantil daquela comunidade não tem porta. Segundo informações de populares o prefeito municipal há algum tempo esteve no local e viu a situação do referido posto, mas nada foi feito ate o momento. Que despautério, além da falta acesso, falta de medicamento, falta de médicos ainda sim um “Posto sem Porta”.

Vereador Marcos Nunes realiza Mais Um Café Comunitário no Tanque do Lima Aracati-Ce.

Uma comitiva de amigos e familiares do vereador Marcos Nunes e apontado como pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, esteve neste domingo 14/08 (Dia dos Pais) na comunidade do Tanque do Lima para participar de um café comunitário. A intenção do vereador foi de pedir o apoio para a participação daquela comunidade e das demais do seu entorno para participação na Audiência Pública que deverá ser realizada neste segundo semestre pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em conjunto com as Câmaras de Vereadores dos municípios de Icapuí, Aracati e Jaguaruana, para discutir a respeito da construção da CE que ligará Icapuí-Aracati-Jaguaruana.

Na oportunidade esteve presente além do vereador Marcos Nunes, o Deputado Estadual do PCdoB Lula Morais que é autor do requerimento da Audiência Pública na Assembleia Legislativa, ambos falaram aos populares ali presentes sobre a importância da ligação dos municípios através da estrada  e do momento favorável que vive o Brasil e consequentemente o Estado do Ceará.

Dep. Lula Morais discursando defendendo a CE Icapuí-Jaguaruana
O vereador Marcos Nunes informou que organizará uma caravana de motocilistas e veículos afins para fazerem o percurso de Icapuí a Jaguaruana com o objetivo de divulgar a Audiência Pública nas diversas comunidades, finalizando na sede de Jaguaruana. Adata e toda a movimentação será divulgado muito em breve.

A Assembleia Legislativa fará uma reunião preparatória com os representantes do poder legislatvo e executivo e sociedade civil para encaminhar a organização e decidir o local da sua realização.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Marcos Nunes Lamenta o Falecimento do Comunista Chico Passeata

Hoje pela manhã o vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí  lamentou o falecimento de seu correligionário de Partido,o ex-preso político Francisco Monteiro, mais conhecido por “Chico Passeata” na Câmara de vereadores de Icapuí. Ele Morreu aos 63 anos, vítima de câncer, Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira (12) no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), onde estava internado.

O corpo do militante está sendo velado na manhã desta sexta-feira em uma funerária na Rua Padre Valdevino, no bairro Aldeota. A missa de corpo presente será às 16 horas na própria funerária. O enterro ocorre às 17 horas no Cemitério Parque da Paz.

Chico Passeata era médico sanitarista e poeta. Atuou como militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contra a Ditadura Militar, chegando inclusive a ser preso. Na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Passeata era assessor do Gabinete do secretário da Saúde desde 2007 e coordenador do projeto de implantação da Política de Atenção à Saúde do Homem.

Marcos Nunes lembra que disputou a vaga de Deputado Estadual juntamente com ele, ambos para cumprir uma missão do Comitê Estadual, e com ele aconteceu um episódio interessante o número da campanha 65 432 era almejado por Chico Passeata. Mas que ficou amigavelmente com Marcos Nunes uma vez 432 era o prefixo do telefone fixo de Icapuí na época.

Comunidade de Barreira da Sereia protesta contra o descaso da Prefeitura Municipal.

A comunidade de Barreira da Sereia esteve hoje pela manha 12/08 na Câmara Municipal se utilizando da tribuna popular para reclamar do descaso da Prefeitura Municipal de Icapuí, com a execução dos serviços públicos naquela comunidade. Os populares que fizeram usam da tribuna alegam que a comunidade não aguenta mais tanto desprezo por parte da gestão municipal para com os munícipes daquela região.
As comunidades como um todo estão desprovidas da quase totalidade dos serviços básicos que deveriam ser prestado à população, esse caos vai desde a falta de medicamentos como: remédios para hipertensão, diabete passando pela falta d’agua e/ou iluminação pública.

Café Comunitário Com Lula e Marcos Nunes no Tanque do Lima

Convite



O Vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí e o Deputado Estadual Lula Morais do PCdoB do Ceará, convida toda a população das comunidades de Icapuí e Aracati para um café comunitário que realizar-se-á na comunidade de Tanque do Lima.

O Vereador Marcos Nunes é o parlamentar de Icapuí que busca apoio para a construção da CE (estrada Icapuí-Aracati-Jaguaruana), já o deputado Lula Morais é o autor do requerimento que propôs a realização da audiência pública para discussão da referida obra.

Local: Igreja do Tanque do Lima
Data: 14/08/2011 (Domingo)
Horário: 08:00 h

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Marcos Nunes visita novas instalações da Cooperativa de Beneficiamento de Coco

O vereador Marcos Nunes esteve neste dia 09/08 visitando a construção das novas instalações da Cooperativa de coco, a mesma que funcionava na esquina da Filizolina Freitas com Enoque Carneiro próxima a escola Gabriel era de cunho privado. A nova indústria de beneficiamento de coco é de cunho comunitário e esta localizada na comunidade de Morro Pintado, as obras das novas instalações estão em pleno vapor e tem previsão para iniciar suas atividades nos primeiros meses de 2012.
A nova Cooperativa de Beneficiamento de Coco vai gerar aproximadamente 50 empregos diretos e 100 indiretos o que na atual conjuntura que vive a cidade de Icapuí em termos de emprego é uma quantia significativa de trabalhadores que terão garantido o seu sustento através desta cooperativa que surgiu da luta e da organização destes em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Os parlamentares Marcos Nunes juntamente com o Deputado Estadual Lula Morais (ambos do PCdoB) não tem medido esforços para contribuir com este empreendimento que traz perspectivas de melhorias na vida deste icapuienses que como outros buscam melhores perspectivas de vida para si e para seus familiares.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

RAIO “X” DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA DOS 54 MUNICÍPIOS DO CEARÁ – O CAOS MÁXIMO DA INCOMPETÊNCIA – DA IRRESPONSABILIDADE – DA FALTA DE COMPROMISSO! COMO ESTÁ NÃO PODE FICAR! É CHEGADA A HORA DE AGIR!


O servidor quanto ao rombo do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) em seu Município
Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o que disciplina a previdência dos servidores públicos federais, estaduais ou municipais, titulares de cargo efetivo. LOGO SÓ PODE TER COMO FILIADO O SERVIDOR PÚBLICO. O presente artigo diz respeito aos 54 municípios cearenses que adotaram Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Os demais 130 municípios adotaram o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que tem como unidade gestora o INSS. Tudo com base em pesquisas realizadas entre o dia 22/07/2011 e o dia 29/07/2011. TENHO CERTEZA QUE O QUE VALE PARA OS 54 MUNICÍPIOS CEARENSES, no presente artigo, VALE PARA TODOS OS RPPS DOS MAIS DE 5.000 MUNICÍPIOS BRASILEIROS.

 
LEIA O PRESENTE ARTIGO E VEJA O DESASTRE! NECESSÁRIA A TOMADA DE MEDIDAS COM URGÊNCIA URGENTÍSSIMA! ABAIXO TABELA DA SITUAÇÃO DOS RPPS DOS 54 MUNICÍPIOS CEARENSES, MESMO OS 04 QUE SE DIZEM SUPERAVITÁRIOS, NECESSÁRIO SEREM INVESTIGADOS, POIS É MUITO FÁCIL MANIPULAR OS DEMONSTRATIVOS. CINCO DELES COM SÉRIOS PROBLEMAS. 05 CINCO MAIORES MUNICÍPIOS DEFICITÁRIOS SÃO: Fortaleza R$ 3,9 bilhões, bilhões mesmo; Aracati R$ 370 milhões; Morada Nova mais de R$ 363 milhões; São Gonçalo R$ quase 174,5 milhões e Caucaia R$ 156,7 milhões de reais. Só os cinco campeões de déficit no Ceará somam aproximadamente R$ 4.977.153.000,00 (quatro BILHÕES, novecentos e setenta e sete milhões e cento e cinqüenta e três mil reais). QUASE R$ 5 BILHÕES DE REAIS! Confira na tabela abaixo!

 
TABELA DOS RPPS NO ESTADO DO CEARÁ
DADOS DE 29/07/2011
MUNICÍPIOS DEFICIT/SUPERAVIT
01Acopiara - 15.981.227,32
02Alto Santo - 7.941.731,92
03Amontada - 45.156.642,54
04Aracati - 370.328.107,13
05Aracoiaba
+ 11.187.021,10
06Araripe - 6.652.794,95
07Beberibe - 15.540.346,59
08Boa Viagem - 90.902.804,53
09Canindé - 37.505.511,40
10Capistrano - 20.358.150,59
11Cascavel - 38.335.480,55
12Caucaia - 156.724.920,44
13Choró - 10.785.393,92
14Chorozinho - 2.981.038,10
15Crato - 56.148.575,72
16Cruz - 9.805.069,71
17Eusébio - 25.454.405,69
18Fortim - 5.535.656,23
19Fortaleza - 3.911.620.872,86
20General Sampaio* - 4.930.253,63
21Horizonte - 13.774.594,85
22Icapuí - 11.299.320,97
23Icó (2003)NÃO INFORMADO
24Ipu - 14.597.347,76
25Ipueiras - 58.432.622,89
26Irauçuba - 10.611.923,34
27Itaitinga - 10.833.256,81
28Itapajé + 215.872,35
29Itapipoca + 64.156.176,50
30Itapiúna - 27.738.933,93
31Itarema - 0,00
32Jaguaruana*** - 27.967.891,45
33Juazeiro do Norte - 21.165.277,38
34Maracanaú - 52.219.214,30
35Maranguape -9.248.770,14

36Morada Nova** - 363.739.519,65
37Nova Olinda - 17.776.013,50
38Ocara - 96.044.116,77
39Pacajus - 35.383.606,35
40Pacatuba - 44.937.108,20
41Pacoti - 12.254.579,52
42Palhano - 6.110.588,51
43Palmácia - 10.651.653,29
44Potiretama - 2.934.467,23
45Quiterianópolis - 23.314,33
46Quixadá - 7.630.682,93
47Quixeramobim - 0,00
48Redenção - 66.092.746,88
49Russas - 80.475.253,15
50Santa Quitéria - 18.061.949,42
51São Gonçalo do Amarante - 174.742.764,34
52Tauá - 41.527.978,35
53Tejuçuoca - 14.678.778,49
54Viçosa do Ceará + 9.695.954,24

 
FONTE MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA ACESSADA DE 22/07/2011 A 29/07/2011

DIREÇÃO DA PESQUISA:     Dr. Valdecy Alves 

PESQUISADORA:         Ilíada Karnak Dantas Alves


 

 
AO TCM: Espero que com esse artigo o Tribunal de Conta dos Municípios (TCM) do Ceará atualize seus dados, pois na última vez que estive lá, sequer sabiam quantos regimes próprios de previdência existiam no Estado do Ceará. POR SINAL NÃO ENTENDO COMO PODEM APROVAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA MAIORIA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA NOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ, QUE NÃO RESISTIRIAM A UMA AUDITORIA DE 10 MINUTOS!??! ALÉM DE NADA FISCALIZAR, O TCM AINDA ATRAPALHA A CONCESSÃO DE APOSENTADORIA DOS SERVIDORES E PERMITE QUE SERVIDORES JÁ APTOS A SE APOSENTAREM CONTINUEM PAGANDO PREVIDÊNCIA, QUANDO DEVERIAM ESTAR ISENTOS. ÀS VEZES ME PERGUNTO PRA QUE SERVE O TCM!!!!! O TCM também não sabia que os demonstrativos de avaliação atuarial poderiam ser acessados no site da previdência social. Eis o link através do qual é possível acessar qualquer demonstrativo atuarial de qualquer Estado ou Município brasileiro: www.mps.gov.br

 

 
AO MOVIMENTO SINDICAL E SUAS LIDERANÇAS: Necessário, com a máxima urgência, os 54 municípios acima realizarem audiências públicas nas Câmaras Municipais, não com a ilusão de resolver imediatamente a questão, mas de tornar pública a situação caótica e inaceitável, que vitimará o servidor em seus momentos mais delicados: MORTE, VELHICE, DOENÇA, INVALIDEZ, MATERNIDADE... lembrando que já são vitimados como servidores da ativa: sem aumento, sem planos de carreira, sem valorização, sem reajustes, sem piso... E PARA PIORAR, agora sofre quando inativo, pois a Administração controla desde o salário, tenta controlar o voto, até a morte, podendo prejudicar os dependentes pensionistas! TORNAR O FATO PÚBLICO ATRAVÉS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, CONSCIENTIZAR O SERVIDOR DOS RISCOS QUE ESTÁ CORRENDO, pois a grande maioria ignora, até porque se mal se preocupam e agem nas questões do presente, mais ainda despreza as questões que envolvem o futuro! TORNADO PÚBLICO O ESCÂNDALO, CONSCIENTIZANDO O SERVIDOR... Então elegem-se as estratégias para solucionar o problema em cada município, só tem duas alternativas: SANAR O RPPS ARROMBADO IMEDIATAMENTE OU    , SE POSSÍVEL, voltando para o regime Geral de Previdência: O INSS. Se existir apropriação indébita pelo Município ou o Município não recolher sua contribuição, deve-se denunciar o fato à Procuradoria de Crimes Contra Administração Pública (PROCAP), órgão da Procuradoria Geral de Justiça, parte do Ministério Público. Seria bom também denunciar para a grande mídia, mesmo que não divulguem, e através de panfletos para população do Município. Reivindicações de direitos previdenciários deverão melhor ser trabalhadas nas campanhas salariais.

 
FICAR COMO ESTÁ É QUE NÃO PODE! OS SERVIDORES ESTÃO ADOECENDO, SERVIDORAS PODEM TORNAR-SE MÃES, HÁ O SALÁRIO FAMÍLIA, MUITOS FICAM INVÁLIDOS E TODOS ENVELHECERÃO.... MESMO MORRENDO PODE HAVER DEPENDENTES! PREVIDÊNCIA FOI CRIADA NO RESTO DO MUNDO PARA TAIS MOMENTOS DIFÍCEIS, NO BRASIL CRIAM PARA RECOLHER MENOS COMO PATRÃO E PARA A MAIORIA DOS GOVERNANTES APROPRIAR-SE DO QUE NÃO LHE PERTENCE! Se não tiver cuidado, em vez de seguridade social, será a total INSEGURIDADE PREVIDENCIÁRIA! Alguém pagará essa conta! QUEM???

 

 
PRINCIPAIS PROBLEMAS DOS ATUAIS RPPS: Após algumas andanças pelo Ceará, ouvir sindicatos, audiências públicas e pesquisar, posso destacar quais são os principais problemas que devem ser sanados, no mínimo, nos próximos 02 anos, do contrário haverá a previdência no Município, o servidor sempre pagando em dia, mas não existirão benefícios previdenciários. Ei-los:

 
Falta de Transparência: A grande maioria é uma verdadeira caixa preta. Não tem acesso às informações;
Arrecadação x Cobrança: Nunca se sabe se o que o Município não recolheu, a parte patronal, está sendo cobrada;
Aplicação das Verbas: se há algum saldo, onde está aplicado, quanto rende, a aplicação é a mais segura e melhor de todas;

Extinção de Benefícios: São extintos na hora devida. Por exemplo, quando não há mais pensionistas, extinguem-se os benefícios?

Informações sobre benefícios: Quais são realmente os benefícios que estão sendo pagos? Número, valores, etc.
Acesso aos extratos de contribuição: Cada filiado tem direito ao extrato atualizado da sua contribuição e da patronal;
Dificuldade de afastamento: Quando aberto o processo de aposentadoria deve o servidor ser afastado, caso queira;
Pagamento indevido de previdência: Afastado ou aposentado, valor até o teto do RGPS, não paga mais previdência;
Benefício não retroativo: O benefício, o servidor continuando a trabalhar, deve ser retroativo à data do requerimento;
Confusão entre ato e homologação: O ato de aposentar é imediato, do prefeito. O TCM só fiscaliza o ato praticado!
Falta de informatização: Por força de lei todos os RPPS devem disponibilizar as informações em site próprio;
Gestores dos RPPS desqualificados: Maioria parentes, amigos, apadrinhados... cuidando do futuro do servidor!
Divulgação dos dados atuarias: Cálculos atuarias só para o Ministério da Previdência. O servidor não tem acesso;
Falta de Fiscalização: tanto do Ministério da Previdência quanto do Tribunal de Contas;
Deficit´s: Em sua maioria. Quando há superávit nem sempre são verdadeiros! Informam e não sanados;
Desequilíbrio ativos x inativos: Como o RPPS sobreviverá com servidores contratados contribuindo para o INSS?
Salário Mínimo x Aposentadoria: o RPPS sobreviverá com contribuição sobre meio salário e aposento de um salário?
Boa técnica atuarial : Percebem-se engenharias atuarias, que nem sempre obedecem à boa ética! E
Outros vários problemas...

 

 
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA – CADÊ VOCÊ: como órgão fiscalizador tem falhado de forma terrível! Não deveria fiscalizar apenas pela internet, se papel agüenta tudo, imagine o ciberespaço?! Onde tudo é virtual! Deveria fiscalizar a direção dos RPPS, a forma como trabalha, como aplica o dinheiro do fundo municipal de previdência, prestação de contas das despesas administrativas, escolha do conselho de administração, processos de concessão de benefícios, etc.. TEM QUE FAZER MAIS QUE LEGISLAR E DITAR NORMAS DE BRASÍLIA! É UM DOS RESPONSÁVEIS, PELA OMISSÃO, POR TODA A TRAGÉDIA SOCIAL, QUE SE AVIZINHA QUANDO O SERVIDOR ESTIVER VELHO, INCAPACITADO PARA O TRABALHO! Necessário provocar o Ministério Público Federal, para obrigar o Ministério da Previdência a fiscalizar, pois com a sua omissão, PODERÁ SER DEMANDADO JUDICIALMENTE PARA COBRIR OS ROMBOS QUE DEVERIA EVITAR SE CUMPRISSE O SEU PAPEL CONFORME MANDA A LEI.

 

 
CONCLUSÃO: O servidor da ativa deve além de lutar por seus direitos violados no presente, proteger a previdência, que cuidará dos seus direitos no futuro, quando não poderá trabalhar; os aposentados devem filiar-se ao sindicato e os sindicatos fazerem campanhas de filiação dos aposentados, que têm acento no conselho de administração e todo ano devem ter o benefício reajustado; todos devem fiscalizar o RPPS exigindo transparência, boa aplicação, averiguando o recolhimento da parte patronal e o equilíbrio entre arrecadação e concessão de benefícios. AS PALAVRAS SÃO A PARTIR DE ONTEM: TORNAR PÚBLICO OS ROMBOS, TRABALHAR PARA SANAR OS PROBLEMAS, PARTICIPAR, FISCALIZAR SEMPRE! EXIGIR QUE FUTUROS CANDIDATOS À PREFEITURA COLOQUEM NAS SUAS PROPOSTAS SANAR, TORNAR TRANSPARENTE, DEMOCRATIZAR A GESTÃO E FACILITAR A FISCALIZAÇÃO DOS RPPS...

fonte: www.valdecyalves.blogspot.com