terça-feira, 27 de setembro de 2011

Algo Aconteceu!

Durante os sete anos do governo, “O povo construindo o novo”, coisa que não se via eram os carros alugados à prefeitura com o adesivo da prestação de serviço. De ontem (26/09) para hoje (27/09), tenho percebido uma grande quantidade de veículos com o adesivo de prestador de serviço à Prefeitura Municipal, não que ache que não devam estar devidamente identificado. Entretanto, é por demais estranhos essa identificação que é apropriada e compatível com a lei só acontecer sete (07) anos após o inicio da administração do atual prefeito.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Artigo: Esta Canoa Precisa de um Timoneiro

O município de Icapuí nos seus 27 anos de existência se destacou durante as duas primeiras décadas pós-emancipação pelas politicas públicas empreendida, principalmente na saúde e na educação, durante esta construção muitos foram os filhos desta terra que surgiram no diversos cenários das lutas populares.
Dentre estes um se tornou destaque por suas posições firmes e arrojadas na defesa dos menos favorecidos, eleito vereador no último pleito após ter sido candidato por três vezes, Marcos Nunes é hoje uma das melhores revelações da politica Icapuiense, um parlamentar destacado na defesa do consumidor ou na defesa de projetos que tende a levar o município para um novo cenário de desenvolvimento econômico e social com destruição de renda.
A redução da taxa de iluminação pública é hoje uma realidade vivida por mais de 90% da população de Icapuí, fruto da dedicação e da persistência deste comunista que fez a luta por melhoria para a população sua bandeira mais sublime. As posições assumidas pelo vereador Marcos Nunes são sempre propositivas, tendo como meta trazer para os munícipes o progresso e o desenvolvimento através do trabalho e renda para todos.
Na atual conjuntura politica-administrativa vivida por este município se faz necessário um politico que represente um projeto novo que tenha como base dar encaminhamentos aos principais problemas da população. Marcos Nunes representa atualmente o que de melhor existe na politica do nosso município, um politico com perfil apropriado para desenvolver as ações éticas e de austeridade necessárias para dar o salto de qualidade que esta cidade merece.

Próximo do seu vigésimo  oitavo depois que tantos sonhos foram naufragados neste mar de desmandos e de descasos a nossa canoa veloz tomou rumos ignorados, sofreu ameaças das tempestades devastadoras remessadas pelo sopro da demagogia e de discursos vazios, mas como dizia Fenando Pessoa: Navegar é preciso. Sim, é preciso também alguém capaz de conduzir com firmeza essa nossa Icapuí e entre os tripulantes dessa nau temos nossa grande referência de luta incansável em prol de nossa gente: MARCOS NUNES!

Cassado, prefeito segue no comando do Executivo

O prefeito do município de Icapuí, José Edilson da Silva (PSDB), segue no comando da gestão municipal, mesmo após a cassação de seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na última segunda-feira. Tanto ele como seu vice, Heverton Costa Silva (PRB), respondem na justiça por abuso de poder político e econômico, durante as eleições municipais de 2008.

A Corte do TRE-CE acatou as denúncias apresentadas pelo hoje deputado estadual Dedé Teixeira (TRE-CE), que concorreu à Prefeitura daquele município, em 2008, sendo derrotado nas urnas. Todavia, o acórdão da decisão do Tribunal ainda não foi publicado no Diário da Justiça, o que permite a continuidade do governo de Edilson.

Segundo a assessoria de comunicação da Corte, a publicação deve ocorrer dentro de três dias, ainda cabendo, durante esse período, recursos do prefeito daquele município, distante 202,3 km de Fortaleza.

Porém, segundo o vereador Marcos Nunes (PCdoB), o chefe do Executivo já anunciou em rádios locais que deve ir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para recorrer da decisão. “Eu ouvi um entrevista dele na FM Educativa de Icapuí, dizendo que vai recorrer em Brasília”, disse.

Quem também aguarda a publicação da decisão é o presidente da Câmara Municipal de Icapuí, vereador Manoel Jeová da Silva (PSDB), que deve assumir o governo nos próximos dias. “A cidade de Icapuí está praticamente abandonada”, criticou.

O POVO tentou ouvir o prefeito Edilson da Silva, Porém, na Prefeitura, as chamadas não foram atendidas. Em seu celular, foram rejeitadas. (Thiago Paiva, especial para O POVO)

Promotor vai cobrar soluções para problemas na saúde

Ministério Público em Icapuí vai propor Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que Prefeitura resolva irregularidades na saúde.


Hospital municipal e postos de saúde apresentam problemas estruturais, segundo promotor (CELESTINO CAVALCANTE/ESPECIAL PARA O POVO )
O promotor de Justiça de Icapuí, Adriano Saraiva, vai propor Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a Prefeitura solucione problemas no atendimento de saúde do município. Em visita ao Hospital Municipal Maria Idalina de Medeiros e postos de saúde de Icapuí, o promotor relata ter encontrado “série de irregularidades” e falta de condições “plenas de funcionamento”.

O promotor diz que aguarda a finalização dos relatórios das visitas, feitas em parceria com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) de Aracati e da Vigilância Sanitária, para elaboração do TAC, o que deve ocorrer até outubro. Ainda segundo ele, caso o TAC não seja cumprido, a Promotoria de Icapuí ingressará com ação civil pública contra a Prefeitura.

“Pela condição atual, era para interditar o hospital, mas há vidas humanas aqui. É preciso solução de emergência, de forma a, pelo menos, continuar atendendo”, descreve o promotor.

Saraiva diz não poder detalhar, ainda, que irregularidades foram encontradas, mas adianta que a maioria é de problemas estruturais. O promotor cita o exemplo da falta do aparelho denominado “autoclave”, esterilizador de instrumentos, no hospital municipal.

Quanto aos cinco postos de saúde visitados, o promotor relata que dois também estão sem condições de funcionamento: os das localidades de Barreira e Morro Pintado. “No posto de Barreira, a estrutura física está para cair”, conta o promotor.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí (Sindserpumi), Celestino Cavalcante, falta planejamento. “Os servidores estão com salários atrasados. O hospital várias vezes tem ficado sem médico de plantão”, aponta Celestino.

Equipamentos velhos
A secretária da Saúde de Icapuí, Francisca Alves, admite que há equipamentos velhos no hospital municipal “que faltam adequar ao padrão correto de saúde”.

Ela minimiza os problemas e diz que são coisas que podem ser resolvidas.
Segundo a secretária, será comprado novo “autoclave” para o hospital municipal e o posto de Barreirinha vai ser transferido para outro prédio. Ela comenta ainda que há “problemas financeiros” na Prefeitura, mas que os serão vistos pela administração municipal.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é um instrumento extrajudicial usado para cobrar mudanças de posturas contrárias à lei. Geralmente são estabelecidos prazos para a resolução das irregularidades.

Saiba mais

De acordo com Celestino Cavalcante, presidente do sindicato dos servidores, os postos de saúde de Icapuí estão sem remédio para tratamento de diabetes e hipertensão.

A secretária da Saúde Francisca Alves argumenta que o repasse do Governo do Estado tem sido 30% abaixo da demanda do município. “Vem, mas é pouco. Fica difícil”, rebate a secretária.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informa pela assessoria de imprensa que o município de Icapuí é “pleno’ na administração dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que caem direto na conta do município.

A maternidade do município está desativada há anos. Segundo vereadores do município ouvidos pelo O POVO, as mães precisam recorrer a maternidades em Aracati, Fortaleza e até Mossoró (RN) para dar a luz.

SERVIÇO

Promotoria de Justiça de Icapuí
Endereço: Rua Francisco Félix, s/n - Centro

Funcionamento: das 8h às 14h
Outras informações: (88) 3432 1245 e 3432 1476
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.b

Icapuí é uma terra arrasada

Escrevi aqui sobre os desmantelos das últimas administrações que passaram por Icapuí. Lembrei que o município foi utilizado pelo Partido dos Trabalhadores, em todo o Brasil, como exemplo de gestão popular, transparência e mudança de postura na administração da coisa pública. O PT domina a política em Icapuí desde a sua emancipação, abraçando até mesmo outros partidos para abrigar os descontentes com a falta de espaço. 
Recebi muitos telefonemas e e-mails relatando o quadro naquela cidade do litoral que faz a divisa do Ceará com o vizinho Rio Grande do Norte. 
“Icapuí está tomada pelo Crack. Deveriam cercar a cidade e retirar algumas poucas pessoas de bem e deixar o restante em tratamento para desintoxicação e recuperação”, disse um morador que teve acesso ao blog, pedindo para não ser identificado. 
Outras informações dão conta de que o único estádio de futebol da cidade fechou. Era o local onde crianças e jovens participavam de projetos esportivos. Os postos de saúde não funcionam e as escolas estão sem planejamento, quase abandonadas. 
A oposição não sabe explorar casos como o de Icapuí. O município usado pelo PT para crescer acabou transformado em antro de corrupção, consumo de drogas e arrasado pela saga do domínio e das tramas políticas. 
Não se escuta uma palavra sobre o descalabro e o desmoronamento promovidos em Icapuí. Hoje, quem ainda governa o município é o irmão do deputado federal José Airton do PT, que está no PSDB. Ele é conhecido na cidade como irmão Edilson por andar com uma Bíblia nas mãos, ou o seria o código penal? Vou pedir aos meus leitores para abrir e observar o que está escrito. Depois divulgo aqui.
publicado em 21/09/2011 - 0:09 por Roberto Moreira

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lula Morais assim como Marcos Nunes defende a redução da conta de energia

Na sessão plenária da terça-feira (13/09), o deputado Lula Morais (PCdoB) reivindicou o direito da redução da conta de energia. Segundo o parlamentar, 80% da energia no Brasil é gerada por hidrelétricas e, ao longo dos anos, os cidadãos pagaram nas contas de energia o valor das obras do setor. “O consumidor deve tirar proveito dos investimentos feitos há 60 e 70 anos que já foram pagos”, afirmou.

O deputado informou que os contratos das contas de energia serão renovados em 2015 e que o valor deve ser reduzido tendo em vista o fim do pagamento das obras. “Trago esse debate para que o brasileiro possa acompanhar e ter proveito desses investimentos feitos e pagos, em forma de crediário, ao longo de tantos anos”, ressaltou.

Lula Morais destacou ainda a realização de audiência pública na Casa, para discutir junto ao Ministério de Minas e Energia e outros órgãos interessados a redução da tarifa. “É preciso, antes de tudo, maturar o pensamento da sociedade. A energia é essencial para o desenvolvimento e não se pode pensar em desenvolvimento sem a segurança de uma matriz energética”, frisou.

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) sugeriu que no debate realizado na AL seja debatida a formação de custos da conta de energia de um modo geral. “É um assunto relevante para ser discutido já que recebemos a conta de energia e temos pesadelos com o valor que deve ser pago”, salientou.

Roberto Mesquita (PV) também ressaltou a importância de um debate sobre o assunto. “Seria uma grande economia para o nosso País e não podemos deixar de discutir que, para o desenvolvimento, é preciso pensar em outras fontes de energia como a eólica”, avaliou.
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa

Prefeituras já podem contratar a construção de creches e pré-escolas até 2014

Municípios brasileiros não precisarão mais esperar a liberação de convênios a cada ano para darem início à construção de creches e pré-escolas municipais, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (15), durante coletiva após a cerimônia de abertura de nova seleção para unidades de educação infantil. Segundo o ministro, a presidenta Dilma Rousseff liberou os municípios para contratação imediata de todas as unidades previstas até 2014.
“O que a presidenta fez hoje foi um gesto inédito. Liberou imediatamente ao prefeito a possibilidade de contratar. Ele não vai mais ter de esperar 2012, 2013, ou 2014 para fazer o convênio. Os convênios estão automaticamente liberados até aquele patamar, por município, que foi decidido pelos critérios estabelecidos. Quem se mexer, quem correr com os processos de licitação vai poder – até 2014 – ter as creches”, disse o ministro. 
Ainda durante a entrevista, o ministro defendeu a ampliação dos dias letivos no Brasil. Segundo ele, estudos internacionais demonstram a necessidade de ampliação da carga horária no Brasil. “Agora ela é baixa. Nós vamos ampliar. Há estudos que mostram que o número de dias é mais importante que o número de horas por dia, embora o número de horas por dia também seja importante”, disse. “Mas o impacto sobre a aprendizagem é até maior quando nós falamos em números de dias letivos por ano”, completou o ministro. 
Haddad revelou que o governo federal está discutindo com secretários estaduais e municipais possibilidades concretas e até físicas para as mudanças. “Precisamos trabalhar com o país real e não com o país imaginário. E isso depende dos estudos que estão sendo feitos para verificar qual é a melhor maneira”, disse. O governo vai avaliar também se dará aos gestores a possibilidade de escolher qual a melhor maneira de ampliar a jornada. “Ampliar a jornada é bom. E se houver mais dias letivos é melhor”, concluiu. 
Fonte: Blog do Planalto

Vereador Marcos Nunes (PCdoB/CE) fala da importância da realização do Fórum de Educação do Ceará em Icapuí

Entrevista concedida pelo Vereador Marcos Nunes sobre a importância da realização do Fórum de Educação 2011 que discutiu a importância da implantação do piso para magistério. 

Prefeito tem o mandato cassado

José Edilson é acusado de contratar sem concurso
PATRÍCIA ARAÚJO (03/10/2008)
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, por unanimidade, durante sessão ordinária de ontem, os mandatos do prefeito e seu vice do Município de Icapuí, José Edilson da Silva (PSDB) e Heverton Costa Silva. Os dois gestores foram acusados de abuso de poder político e econômico, nas últimas eleições municipais, devido a um processo provocado pelo hoje deputado estadual Dedé Teixeira (TRE-CE), em 2008, derrotado naquela disputa. Da decisão do TRE cabe recurso.

A ação, pela decisão dos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral, mostra que o prefeito contratou, sem a realização de concurso público ou outros critérios de seleção, 484 servidores públicos temporários. O fato, que segundo a denúncia teve o objetivo de beneficiar a candidatura à reeleição do então gestor, na época, ocorreu no primeiro semestre eleitoral de 2008. Com a decisão da Corte, até a realização de uma nova eleição, caso seja mantido o acórdão do TRE, após os recursos cabíveis, deve assumir o cargo de Prefeito de Icapuí, o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Jeová da Silva (PSDB).

A decisão do TRE que cassou os mandatos dos dois gestores reformou uma sentença proferida pelo juiz eleitoral da Zona de Icapuí, que julgou improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo por abuso de poder político e econômico movida por Dedé Teixeira, ex-prefeito do município e adversário político dos gestores cassados.

O relator do processo, Juiz Raimundo Nonato, votou pela cassação do prefeito e de seu vice e foi acompanhado pelos demais integrantes da Corte: o jurista Cid Marconi; a desembargadora Iracema do Vale; o juiz federal João Luís Nogueira Martins e o juiz de direito Heráclito Vieira de Sousa Neto.

Eleição

Na decisão de ontem, pelas informações divulgadas pelo próprio Tribunal, os juízes não definiram a realização de novas eleições para o preenchimento dos cargos. Recentemente, a Justiça Eleitoral promoveu duas eleições municipais, em Umirim e Jardim, para eleição de novos prefeitos e vereadores que tiveram seus mandatos cassados pela Corte eleitoral. Antes, uma outra eleição havia acontecido no Município de Alcântaras, na Zona Norte do Estado.

fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Por falta de Combustível Postos de Saúde não Funcionam

Os postos de saúde do município de Icapuí estão sem funcionamento no dia de hoje 19/09, segundo informações concedida pela chefe dos PSF, a paralisação se dar em função da falta de combustível para a locomoção dos profissionais de saúde, coincidência ou não, mas o fechamento se dá após grande festa em que vários ônibus e carros de passeio trafegaram de forma muito intensa para conduzir a população até o evento.

Vereadores Marcos Nunes do PCdoB e Manoel Jeová Sem Partido Prestigiam Conferência do PDT em Aracati-Ce



O vereador do PCdoB Marcos Nunes e Manoel Jeová- Presidente da Câmara sem partido prestigiaram a Conferência Municipal do PDT em Aracati, realizada no último dia 18 de setembro de 2011. O PDT é um dos partidos que compõem a frente partidária de diversos partidos que integra o Fórum Aracati Novos Caminhos.

O vereador Marcos Nunes disse não esconder a sua adimiração pelos correligionários pedetistas, principalmente pelos condutores do partido em Aracati que são pessoas muito sérias, como é o caso de João Batista dos Correios e do Contador Ivan Silvério. 

"Ivan Silvério é um nome de forte apelo popular para conduzir a prefeitura de Aracati e deve ser analisado com muito carinho por todos aracatienses e por todos os condutores do fórum, haja vista a sua seriedade,  por ser um homem do dia a dia da cidade e por ter uma boa aceitação das diversas lideranças populares de Aracati e cabe somente aos aracatienses esta reflexão para a decisão, salientou o vereador Marcos Nunes de Icapuí"

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O POVO - OPERADOR DA MÁFIA DOS SANGUESSUGAS RECEBIDO COM FESTA NO PMDB

O dia hoje será movimentado na política de Icapuí. O vereador Raimundo Lacerda Filho está de saída do PSDB e promove festança das grandes para sua filiação ao PMDB. Lacerdinha, como ficou nacionalmente conhecido, é líder na Câmara Municipal do prefeito José Edílson da Silva (PSDB), o irmão Edílson. Aliás, é também sobrinho do prefeito. Em 2006, tornou-se um dos personagens centrais da política brasileira, com atuação destacadíssima em um dos maiores escândalos do governo Lula: a máfia dos sanguessugas.

O esquema foi um dos mais amplos já descobertos na história do Congresso Nacional. No fim de agosto deste ano, chegou a 112 o número de congressistas e ex-congressistas de alguma forma envolvidos. A cifra ultrapassou a casa dos R$ 100 milhões. A rede criminosa fraudava licitações para a venda superfaturada de equipamentos hospitalares – ambulâncias, principalmente. O dinheiro vinha de emendas parlamentares destinadas a municípios do Interior, no Brasil inteiro. Em conchavo com os prefeitos, garantia-se que a vencedora dos certames fosse a empresa Planam, de Luiz Antônio Vedoin. Flagrado pela Polícia Federal, o empresário acabou denunciando todo o esquema. E aí surgiu Lacerdinha.

O hoje vereador era assessor do então senador Luiz Pontes (PSDB). Em entrevista ao O POVO, publicada em 28 de julho de 2006, Lacerdinha admitiu que recebeu propina da Planam, depositada em sua própria conta. Segundo Vedoin, o hoje vereador articulava as fraudes em nome de outro tio, o atual deputado federal José Airton Cirilo (PT), apontado como um dos mentores do esquema. O sobrinho explicou, contudo, que usou o nome de Cirilo indevidamente e sem autorização, para conseguir acesso a Vedoin. Mas o empresário narrou detalhes de encontros que teria tido com o próprio deputado federal e rebateu que o nome do petista tivesse sido usado sem consentimento do próprio.

O empresário descreveu reuniões, em março de 2003, no flat no qual José Airton morava em Brasília. Além disso, o hoje deputado teria se reunido com o ministro da Saúde, Humberto Costa, e obtido a liberação de R$ 8 milhões, referentes a pagamentos atrasados por ambulâncias vendidas pela Planam. Ainda segundo o depoimento, a propina acertada com o parlamentar teria sido de 5%. Após essa primeira liberação, Zé Airton passou a mediar a liberação de recursos para mais 20 prefeituras. O deputado teria viabilizado o pagamento de R$ 2 milhões, com 15% de propina, paga por intermédio de Lacerdinha. Zé Airton sempre negou qualquer participação no esquema.

O convite distribuído por Lacerdinha para a filiação anuncia como confirmadas as presenças do próprio Zé Airton, do presidente do PMDB, senador Eunício Oliveira, do coordenador da bancada cearense em Brasília, deputado Arnon Bezerra (PTB), do secretário estadual da Pesca, ex-deputado federal Flávio Bezerra, e do prefeito Irmão Edílson. Ele se elegeu vereador em 2008. Com 1.007 votos, foi o mais votado de Icapuí. E é um dos cotados para concorrer a prefeito em 2012.

Fonte: O POVO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Câmara de Vereadores de Icapuí Propensa a Ter Novamente 11 vereadores

Os vereadores Manoel Jeová – Sem Partido, Gilson Segundo- Sem Partido e Jerônimo Felipe-PT que compõem a mesa diretora da Câmara Municipal de Icapuí apresentaram Projeto de Emenda a Lei Orgânica com o objetivo de ampliar o número de vereadores de 09 para 11 para o próximo pleito eleitoral. Ao que parece, o Projeto em tramitação  deverá ter o consenso entre os 09 vereadores e deverá ser votado no primeiro turno na próxima sessão ordinária agendada para o dia 16/09/2011 e no segundo turno antes do dia 07/10/2011, prazo limite para alterar a regra eleitoral.

Veja o Parecer da Comissão de Justiça e Redação que tem como presidente o vereador Marcos Nunes e ainda conta a participação dos vereadores Felipe Maia e Gilson Segundo.

PARECER TÉCNICO DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, promulgaram a Emenda Constitucional n.º 58, de 23 de setembro de 2009, dando nova redação ao inciso IV, do artigo 29, da Constituição Federal, que regulamenta a composição das Câmaras dos Vereadores, determinando em sua alínea “b”, que o Município de Mais 15.000 (quinze mil) habitante, terá até 11 (onze) vereadores.

Como se sabe, o Município de Icapuí, pelo último censo, tem 18.392 mil, habitantes, portanto, dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, de acordo com a redação que lhe foi emprestada pela Emenda Constitucional n.º 58, de setembro de 2009.

O Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município, tem uma redação compreensível e seu texto aprimorado que não há esforço para interpretação, logo preenche o requisitos intrínseco de uma boa redação.

No requisito de está a presente Emenda no caminho da Justiça, endente essa Comissão, por intermédio de sua relatoria, que Justiça maior não poderia está sendo feita, quando se abre a possibilidade de aumentar o número de edis desde Município, posto que em louvor ao princípio da representação, princípio esse adotado pela Constituição brasileira, quando maior o número de representantes, maior a representação do Povo na Casa Legislativa. Quando mais, este aumento de representação, vem sem nenhum custo adicional para os cofres do Município. Pois como é do conhecimento de todos, a Emenda Constitucional n. 58/2009, reduziu as despesas das Casas Legislativas. No caso de nossa Casa, estipulou a percentual máximo de 7% (sete por cento) das receitas.

E, por último nossa Casa já funcionou com o número de 11 (onze) vereadores, voltando a ser como era antes.

Assim, concluímos, que o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município de Icapuí, que trata do número de Vereadores do Município, está apta, para ser remetida a apreciação do Plenário.

Icapuí/CE, 15 de setembro de 2011.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lula Morais e Marcos Nunes apresentam no DER a proposta da CE Icapuí-Aracati e Jaguaruana.

Bosco de Castro-Lula Morais-Sergio Azevedo-Marcos Nunes
O Deputado Estadual Lula Morais do PCdoB convidou o vereador Marcos Nunes de Icapuí para participar de uma Audiência às 14:30h, neste dia 13 de setembro de 2011 na sede do Departamento Estadual de Rodovias na cidade de Fortaleza-Ce com o Superintendente do DER - Engenheiro Sérgio Azevedo e com o Gerente de Planejamento Rodoviário Bosco de Castro. 

O vereador Marcos Nunes apresentou a proposta da Rodovia que ligará as três cidades e pontou que o próprio Governador Cid Gomes já tem conhecimento desta reivindicação. O Deputado Lula Morais expôs sobre a importância econômica da região e que a mesma necessita desta obra para competir com estado vizinho que já está bem a frente do estado do Ceará neste pólo regional, pois o Rio Grande do Norte já está fazendo uma RN que ligará Tibau-RN a Baraúnas-RN.

Os técnicos do DER observaram o trecho no mapa e opinaram que o mesmo tem boas condições para a sua construção, mas ressaltaram que a decisão depende do governo.

Ao final da audiência o Deputado Lula Morais apresentará Projeto de Indicação para que o Governo do Estado possa decretar este trecho na Malha Rodoviária do Estado do Ceará atendendo uma sugestão dos técnicos.

domingo, 11 de setembro de 2011

Campanha pelo “Fim do Roaming” nesta 2ª feira

O deputado federal cearense Chico Lopes (PCdoB) está realizando uma intitulada “Fim do Roaming – Pro Brasil se Ligar Ainda Mais”. O objetivo é dar fim à cobrança extra feita pelas operadoras de telefonia celular aos consumidores fora de sua região de origem. O parlamentar puxa para esta segunda-feira um “tuitaço” com a hashtag #fimdoroaming ao longo de todo o dia, reforçando a divulgação da campanha via Twitter. Segundo a assessoria de imprensa de Chico Lopes, às 15 horas desta segunda-feira ocorrerá, também via Twitter, uma videoconferência sobre a campanha. O parlamentar, que é membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e articulador da campanha “Fim do Roaming”, dará detalhes sobre a campanha e sobre a tramitação do projeto de lei de sua autoria, que determina o fim da cobrança. Segundo Chico Lopes, é importante a adesão a essa mobilização como forma de reforçar a campanha contra o “roaming”. “Essa é uma campanha que surgiu no Ceará, através da articulação de nosso mandato, mas que é nacional, pois os consumidores de todo o País sofrem com o ‘roaming’. Não é justo que as pessoas paguem tarifas caríssimas de celular, quando estão se deslocando, se a rede das operadoras hoje abrange todo o Brasil”, explica o comunista.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma Gambiarra na Emergência

São muitas as denúncias envolvendo o setor de saúde do município de Icapuí, segundo o Ministério Público alguns postos de saúde estão sem as mínimas condições de funcionar, nestes faltam medicamentos, portas, médicos, luvas, pagamento de pessoal e etc. No hospital Maria Idalina a situação não é diferente faltam médicos, medicamentos, reagentes para exames, aparelhos quebrados, maternidade desativada, sem contar o péssimo estado físico do prédio. Quando se acredita que não tem mais o que piorar, eles se superam, a novidade agora é a porta de emergência do Hospital sendo tapada com um gradeado de madeira escorada por uma maca velha, parece que o governo municipal não cansa de expor o setor de saúde ao ridículo, não é possível que o povo e os poderes constituídos não se indignem com essas situações, que, diga-se de passagem, não é um privilegio só da saúde, mas de todos os setores dos serviços públicos do município que estão sucateados e abandonados ou funcionando com muita precariedade. O patrimônio público esta sendo depredado por incompetência deste governo “O povo construindo o novo” que não cuida dos bens públicos e entregou o município nas mãos de meia dúzia de “meritocratas” ( na maioria familiares) que usam o cargo outorgado pelo assíduo “prefeito” que não pisa na prefeitura há sete anos, para se locupletar.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estádio Municipal de Futebol: da Glória ao Abandono!

O Estádio Municipal inaugurado oficialmente em 26 de dezembro de 2004 que teve como ingrediente para os desportistas icapuiense na sua inauguração a presença do time do Fortaleza Esporte Clube, vive no momento atual uma verdadeira lástima sem precedente. A obra financiada com recursos da PETROBRAS foi entregue a população em ótimas condições de uso para prática esportiva, no entanto, nos anos seguintes após sua inauguração o estádio não mais teve a sua manutenção garantida de modos que toda sua estrutura veio se deteriorando a cada ano, levando os jovens a perderam um espaço esportivo fundamental para a prática de esporte.
Há quase quatro anos desativado e completamente abandonado o Estádio Municipal gera uma grande tristeza nas pessoas que por ali passam. Esta semana circulando nas proximidades do mesmo e vendo a situação resolvi ver de perto como se encontrava atualmente o estádio municipal, o cenário encontrado por mim e por aqueles que necessitam de um espaço para as práticas esportivas é deplorável e inaceitável, onde no passado era grama, agora só existe areia, capim e lixo parecendo um espaço baldio coberto pelo matagal com exceção de uma pequena parte que os moradores do entorno insistem em usar para jogar bola no final da tarde.  As arquibancadas estão repletas de mato, os portões quebrados, o alambrado já não existe mais, os refletores não estão ativos há anos, os banheiros estão infectos (serve de local para as pessoas e os animais fazerem suas necessidades fisiológicas) com tudo quebrado, portas vasos sanitários, descargas, telhas e etc.
As fotos e os vídeos demonstram o retrato fiel da situação de calamidade em que se encontra aquela praça esportiva. O espaço onde se reuniam dezenas de desportistas nos finais de semana para disputarem campeonatos de futebol, onde já reuniu centenas de torcedores para torcer pela seleção de Icapuí ou pelos times locais, hoje se transformou no ponto preferido dos consumidores de drogas e aos poucos vem se tornando espaço sem serventia alguma para a população. Onde imperava a alegria e o bom combate esportivo, hoje não passa de um lugar mal cheiroso, cheio de lixo onde prolifera todo tipo de inseto e animais nocivos ao ser humano, principalmente as crianças.


Atualmente o estádio amarga o abandono a que está submetido pela indiferença do poder público municipal. Fica-nos a pergunta: de quem é a culpa do estádio se encontrar assim? Realmente como dizia o atual gestor na sua campanha eleitoral “o povo não vai esquecer jamais da sua administração”, pelo menos os desportistas com toda certeza não! Assim como em Sucupira onde o prefeito Odorico procurava desesperadamente por um morto para inaugurar o cemitério em Icapuí os desportistas procuram desesperadamente o prefeito para assumir a responsabilidade de resgatar esta arena desportiva para a população.

Veja Mais Fotos:



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Chico Lopes esteve em Icapuí reafirmando a posição do PCdoB Local

Na sua passagem pela Câmara Municipal de Icapuí, na última sexta feira o Deputado Federal Chico Lopes do PCdoB deixou claro as pretensões do PCdoB local de disputar as eleições municipais do próximo ano, o escolhido como pré-candidato e o parlamentar Marcos Nunes que vem tendo um trabalho destacado como vereador no âmbito municipal e regional. “O PCdoB tem que sair para disputa, pois o partido esta em forte ascensão e precisa disputar eleições majoritárias para se consolidar”. Afirmou Chico Lopes.

Tem início a III Copa dos Servidores


Teve início neste sábado 03/09 na comunidade de Peixe Gordo a III Copa dos Servidores, o projeto está distribuído em cinco etapas indo até o dia 16/10 com as demais etapas sendo realizadas em outras comunidades, esta ação sócio desportiva idealizada pelo sindicato visa integrar os servidores e a comunidade em geral de forma ampla, proporcionando-lhes viver momentos de socialização.

O evento contou com a participação de várias equipes das comunidades próximas que disputaram a etapa no sistema de mata-mata classificando-se duas equipes para a última etapa na comunidade de Barreiras.


Fotos do Evento:

13º Salário NUNCA Existiu...






Nunca tinha pensando sobre este aspecto. Brilhante, de fato!

Os trabalhadores ingleses recebem os ordenados semanalmente!
Mas há sempre uma razão para as coisas e os trabalhadores ingleses, membros de uma sociedade mais amadurecida e crítica do que a nossa, não fazem nada por acaso!

Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não exige altos conhecimentos de Matemática, mas talvez necessite de conhecimentos médios de desmontagem de retórica enganosa.

Lembrando que o 13º no Brasil foi uma inovação de Getúlio Vargas, o “pai dos pobres” e que nenhum governo depois do dele mexeu nisso.

Porquê? Porque o 13º salário não existe.

O 13º salário é uma das mais escandalosas de todas as mentiras dos donos do poder, quer se intitulem “capitalistas” ou “socialistas”, e é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam.

Suponhamos que você ganha R$ 700,00 por mês. Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe um total de R$ 8.400,00 por um ano de doze meses.
R$ 700,00 X 12 = R$ 8.400,00

Em Dezembro, o generoso governo manda então pagar-lhe o conhecido 13º salário.

R$ 8.400,00 + 13º salário = R$ 9.100,00

R$ 8.400,00 (Salário anual)
+ R$ 700,00 (13º salário)
= R$ 9.100,00 (Salário anual mais o 13º salário)

... e o trabalhador vai para casa todo feliz com o governo que mandou o patrão pagar o 13º.

Façamos agora um rápido cálculo aritmético:

Se o trabalhador recebe R$ 700,00 mês e o mês tem 4 semanas, significa que ganha por semana R$ 175,00.

R$ 700,00 (Salário mensal)
dividido por 4 (semanas do mês)
= R$ 175,00 (Salário semanal)

O ano tem 52 semanas (confira no calendário se tens dúvida!). Se multiplicarmos R$ 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será R$ 9.100,00.

R$ 175,00 (Salário semanal)
X 52 (número de semanas anuais)
= R$ 9.100,00

O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º salário
Surpresa!!
Onde está, portanto, o 13º Salário?

A resposta é que o governo, que faz as leis, lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o governo só manda o patrão pagar quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.

No final do ano o generoso governo presenteia o trabalhador com um 13º salário, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador.

Se o governo retirar o 13º salário dos trabalhadores da função pública, o roubo é duplo.

Daí que não existe nenhum 13º salário. O governo apenas manda o patrão devolver o que sorrateiramente foi tirado do salário anual.


Conclusão: Os Trabalhadores recebem o que já trabalharam e não um adicional.
13º NÃO É PRÊMIO, NEM GENTILEZA, NEM CONCESSÃO.
É SIMPLES PAGAMENTO PELO TEMPO TRABALHADO NO ANO!
TRABALHE PELA CIDADANIA!
CIRCULE ISSO!

domingo, 4 de setembro de 2011

Concursos Públicos: 1.190 vagas encerram inscrições no Ceará

Duas prefeituras, Maracanaú e Coreaú, além do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará, abriram concurso público para suprir a demanda de funcionários
KID JÚNIOR/ARQUIVO

Três seleções abertas em órgãos cearenses estão encerrando o prazo de inscrição para candidatura a cargos de todos os níveis

Os concurseiros cearenses não devem perder o prazo de inscrição para as três seleções abertas no Estado, que oferecem 1.190 postos de trabalho para cargos de todos os níveis de escolaridade. Em dois órgãos, as inscrições podem ser feitas somente até hoje, dia 04 de setembro.

Confira todas as informações abaixo para não perder esta oportunidade:

Maracanaú

O concurso que tem o maior número de vagas é o da Prefeitura de Maracanaú, a apenas 20 Km do Centro de Fortaleza. São 856 oportunidades, com 5% das oportunidades reservadas a portadores de necessidades especiais. Os aprovados para cargos de nível fundamental contarão com salário de R$ 550,05. Já os admitidos para funções de nível médio ou técnico terão vencimentos entre R$ 550,05 e R$ 1.522,72. Por fim, a remuneração dos contratados de nível superior será de R$ 1.845,98 a R$ 2.948,66.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 9 de setembro exclusivamente pela internet, no site www.promunicipio.com. A taxa custa R$ 80 para interessados em empregos que exigem ensino fundamental ou médio e de R$ 140 para nível superior.

Todos os inscritos serão avaliados por prova escrita de múltipla escolha, com caráter eliminatório e classificatório e duração de quatro horas. Para as carreiras de nível médio e fundamental, o teste está marcado para 30 de outubro. Já para nível superior, a data é 6 de novembro.

Informações adicionais podem ser obtidas através da Promunicípio, pelo telefone (85) 3224-8716.

Coreaú

Candidatos interessados nas 228 vagas oferecidas pelo município de Coreaú, localizado a 275 Km de Fortaleza, devem se apressar, pois as inscrições vão somente até este domingo, dia 04 de setembro. A ficha de inscrição está disponível no site do Instituto Cidades, www.institutocidades.org.br. O valor da taxa de participação varia entre R$ 38 a R$ 98.

Com 5% das chances reservadas para portadores de deficiência, os salários vão de R$ 545 a R$ 5.500, entre cargos que exigem Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Será aplicada prova objetiva no dia 23 de outubro, de títulos, somente para o cargo de professor e prática, para músico.

DAE

No caso do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará, com sede em Fortaleza, serão contratados 106 profissionais.

Os salários oferecidos variam entre R$ 2.025,68 a 7.012,89, conforme o cargo almejado. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Serão reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência. O processo de seleção será composto por avaliação de títulos e experiência profissional.

As inscrições devem ser efetuadas até hoje, 4 de setembro, no site www.concursos.acep.org.br/selecaoDAE2011. O valor da taxa é de R$ 100 para candidatos com graduação superior e R$ 50 para profissionais de ensino médio.

A documentação comprobatória deverá ser entregue à ACEP, na Av. da Universidade, 2.446, Benfica, até 5 de setembro, de 14h às 18h.

Há oportunidades para engenheiro, arquiteto e advogado. Todas exigem ensino superior completo e registro profissional no órgão ou conselho responsável da classe. Para profissionais com ensino médio será aberto o posto de cadista. Quem possui ensino médio técnico poderá concorrer à função de técnico em edificações.


sábado, 3 de setembro de 2011

Fórum de Educação em Icapuí: Professores e Gestores em Debate de Alto Nível sobre Piso Salarial


Um debate de alto nível, sobre as possibilidades e os desafios para a efetiva implantação do piso salarial dos professores. Assim foi a primeira reunião do Fórum de Educação do Ceará 2011, realizada na manhã desta sexta-feira, no município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado. Mais de 120 professores e gestores atenderam ao convite do Mandato do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que promove o Fórum, para debater a valorização dos professores, tendo como referência os desafios para fazer valer, em sua totalidade, a lei do piso salarial nacional da categoria.

 “Foi um debate muito bom, fazendo frente a todas as expectativas. Os professores e os representantes da Prefeitura sentaram lado a lado para discutir, com muita sinceridade, o que pode ser feito para a implantação do piso salarial e do direito a um terço da carga horária dos professores para atividades extra-sala”, afirma o deputado Chico Lopes. Ele é autor da emenda à lei do piso que garante aos docentes um terço da carga horária para atividades como planejamento de aulas, correção de trabalhos, aperfeiçoamento didático e pesquisas.
 “Ficamos muito satisfeitos em constatar que, de acordo com os representantes da Prefeitura, Icapuí já cumpre a lei, no que diz respeito a pagar o piso aos professores. E a partir de janeiro de 2012 o direito a um terço da carga horária para atividades extra-sala também será respeitado”, ressaltou Chico Lopes.
 Foi o que garantiu Augusto Jerônimo, assessor da Prefeitura, enfatizando a necessidade de mobilização social para o respeito aos direitos dos professores. “É preciso regulamentar a complementação dos recursos da União, para garantir que os municípios paguem o piso aos professores e garantam também a reserva da jornada de trabalho”, afirmou.
 Organização e luta 
Raimundo Ivan, representante do Sindicato dos Servidores Municipais, destacou que os municípios onde há maior organização por parte dos professores são os que conseguem as maiores conquistas para a educação. “Icapuí tem conseguido resolver essas questões”, opinou.
Já a diretora da Escola Gabriel Epifânio dos Reis, que sediou a reunião do Fórum, apontou a necessidade de maior consciência de classe por parte dos professores. “Esse é um dos desafios para a efetiva implantação da lei do piso”. O professor Sérgio Araújo, membro do Conselho do Fundeb na cidade, concorda: “Falta aos professores um maior empoderamento para esse debate. Eles precisam de mais informações, para poderem lutar por seus direitos”.
 Objetivo atingido
 Durante a reunião, foram distribuídas publicações do Mandato Chico Lopes, como os informativos e as cartilhas sobre o Fundeb e sobre a lei do piso salarial nacional dos professores. “Essa ação do Mandato atingiu seus objetivos, quando vimos um debate tão produtivo, com efetiva participação dos gestores públicos e dos professores. Sem rivalidade, sem bem contra o mal, mas com responsabilidade de todos no que diz respeito a seu papel para a melhoria da educação”, complementou o deputado Chico Lopes.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Esporte e Moradia: Vereador Marcos Nunes Pede Ação ao Governo do Estado.

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí apresentará dois requerimentos para a apreciação do plenário da Câmara dos Vereadores de Icapuí neste dia 02 de setembro de 2011.

O primeiro requer que depois de ouvido o plenário que a presidência encaminhe ofício solicitando a Secretaria de Esporte do Governo do Estado à realização do Projeto Esporte na sua Cidade. 

Esse projeto chega mensalmente a quatro municípios cearenses, com a presença de campeões olímpicos e mundiais unindo atividades esportivas, lazer e cursos de capacitação em mais de 15 modalidades durante dois dias de evento. 

Um dos principais objetivos do “Esporte na Minha Cidade” é levar a conscientização da importância da prática esportiva para o interior do Estado. No quesito lazer e atividades esportivas, os participantes terão acesso a brinquedoteca, mini-jogos, massagens, desafios esportivos, gincanas, avaliações físicas, entre outros.
A preocupação em orientar, educar e capacitar a população também faz parte do projeto. Para isso, mini-cursos, oficinas e palestras são oferecidas para os participantes, através de capacitações ministradas por especialistas de várias áreas esportivas. Alguns dos temas abordados durante os cursos são Arbitragem, Nutrição, Saúde do Idoso, Atividades Físicas para pessoas da Terceira Idade e Deficientes e Organização Esportiva do Município.

Já o conteúdo do segundo requer que depois de ouvido o plenário que a presidência encaminhe ofício solicitando a Secretaria das Cidades a elaboração de um projeto de construção de casas com objetivo de erradicar as casas de palhas e as casas de taipa em péssimo estado de conservação. O vereador afirma que muitas comunidades de Icapuí ainda vive esse drama de moradia precária. Em seu pronunciamento da sessão anterior Marcos Nunes lamentou que uma dessas casas havia sido totalmente destruída pelo fogo na comunidade do Olho D'Água na semana passada. Marcos Nunes visitou moradias em péssimo estado nas comunidades do Serra de Mutamba,de Icapuí e de Cajuais, além de Barrinha e Olho d’água e de muitas taipas em quase todas as comunidades.


Vídeo do Dep. Federal Chico Lopes convidando a Comunidade Docente para o Fórum da Educação

O Dep. Federal Chico Lopes através do mandato estará realizando nesta sexta-feira (02/09) um Fórum de Educação para discutir a Formação e a Valorização do Professor no Brasil - Os Desafios para a Implementação do Piso Salarial.

Participe você é nosso convidado!



Fonte: http://www.sindicapui.org.br/