sábado, 31 de março de 2012

Governo Jerônimo Articula Construção de Casa para Zona Rural.

Ocorreu hoje 31/03/2012 pela manha na Câmara Municipal uma reunião da empresa PILAR com a presença do presidente Cada, do vereador Marcos Nunes, da Secretaria de ação social Mazé, do presidente do sindicato dos servidores Celestino Cavalcante, do vice- presidente do PRB Túlio Célio, do presidente do Sindicato Rural jaguaribano Chico de Marina.
 Na oportunidade foi apresentado ao grande numero de populares o Programa de Habitação Rural – PNH – que devera ser implementado Pelo Governo Jerônimo no município de Icapuí ainda este ano.
 O programa e um dos segmentos do programa de habitação Minha casa Minha vida do governo federal que visa atender a população rural que tem Declaração de Aptidão do Pronaf – DAP -igual ou inferior a R$ 15,000.00. Essa e umas das ações do governo da reconstrução para atender a grande demanda habitacional da população mais carente no município de Icapuí. O prefeito Jerônimo ainda sim tenta viabilizar outras linhas de programas habitacionais para mitigar essa carência na nossa cidade.

segunda-feira, 26 de março de 2012

PCdoB de Icapuí Comemora 90 anos com muita Festa e Novas Filiações.


Foi comemorado com muita festa o aniversário dos 90 anos do PCdoB no Clube Recreativo de Icapuí. Participaram do evento Gilberto Carvalho advogado e assessor jurídico da câmara municipal, o presidente da câmara Manoel Jeová (CADA) o representante do comitê estadual Luciano Simplício, o vereador Marcos Nunes além do Secretario de Educação do município de Icapuí Mário César de Oliveira que na oportunidade filiou-se ao PCdoB.
O presidente da Câmara Cadá aproveitou o ensejo para parabenizar o partido e reafirmou seu compromisso de marchar juntos nas eleições de 2012, proposta ratificada pelo presidente do PCdoB Celestino Cavalcante, como também o compromisso de lutar por melhorias para a população mais carente do município.
O parlamentar Marcos Nunes fez um breve histórico das lutas empreitadas pelo partido dando ênfase às lutas históricas, onde merecem destaque o movimento estudantil, sindical e atualmente a atuação do partido no parlamento.
A festa foi regada com muita MPB nas vozes de Genildo Costa, Geová Costa e Zelito Coringa e muito pagode com Nunes e banda, a comemoração se estendeu das 17:00h as 21:00h da noite com alegria e muita satisfação.  

sexta-feira, 16 de março de 2012

Padre Lopes Vai a Câmara de Vereadores Falar Sobre a Campanha da Fraternidade



A sessão da Câmara de Vereadores receberá hoje dia 16 de março de 2012 às 9h, em sua Sessão Ordinária a convite dos vereadores  Marcos Nunes-PCdoB e Eurivan de Paula-PT o pároco Padre Lopes para apresentar o Lançamento da Campanha da Fraternidade em Icapuí.

Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf.Eclo 38,8). O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).

A Campanha da Fraternidade 2012 ainda apresenta seis objetivos específicos:

- Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável.
- Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.
- Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe.
- Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade.
- Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento.
- Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde” (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).
Oração da Campanha da Fraternidade 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.



quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional da Poesia: Biblioteca de Icapuí é Quem Ganha o Presente!

O vereador Marcos Nunes do PCdoB esteve hoje pela manhã, dia 14 de março de 2012, participando do Programa Especial em Homenagem ao Dia Nacional da Poesia na FM Educativa 102,5, com a apresentação do  cantor e poeta Genildo Costa. Na ocasião esteve presente o poeta Caio Muniz, representante também da Fundação Van Rosado de Mossoró-RN

Genildo Costa e Caio Muniz fizeram recital de poesias e falaram sobre a importância da poesia e da programação que haverá logo mais à noite na cidade de Mossoró. O vereador Marcos Nunes lembrou de Jota Gomes, Zé de Cosmo e Chico Bagre e registrou alguns poetas blogueiros como o professor Antonio José de Barreiras e Francisco  Rangel da Serra de Icapuí.
Após a apresentação do Programa em homenagem a poesia, o vereador Marcos Nunes acompanhou Caio Muniz,o apresentador da FM Genildo Costa e o Compositor Zelito Coringa para presentear 400 exemplares de livros de diversos assuntos publicados pela Fundação Van Rosado para a Biblioteca Orlando Rebouças. Foi a maior doação de livros este ano para biblioteca. O vereador Marcos Nunes agradeceu a Fundação Van Rosado em nome do município de Icapuí, bem como o empenho do apresentador Genildo Costa pelo incentivo e apoio a cultura de Icapuí.

segunda-feira, 12 de março de 2012

PCdoB Realiza Fórum Regional

O Partido Comunista do Brasil reuniu os dirigentes do Baixo do Jaguaribe das cidades de Icapuí, Aracati, Jaguaruana, Fortim, Itaiçaba e Palhano no FIR- Forum de Integração Regional no último sábado dia 10 de março de 2012 no auitório da Camara de Vereadores de Aracati-Ce, a fim de de discutir perspectivas de organização do próprio partido, eleições 2012 e cursos de preparação partidária. O Encontro contou com a Participação do Deputado Estadual Lula Morais, Luciano Simplicio, Vereador Marcos Nunes, ambos do Comitê Estadual do PCdoB.

sexta-feira, 9 de março de 2012

5 de MARÇO - PATATIVA DO ASSARÉ - Autobiografia

Eu, Antônio Gonçalves da Silva, filho de Pedro Gonçalves da Silva, e de Maria Pereira da Silva, nasci aqui, no Sítio denominado Serra de Santana, que dista três léguas da cidade de Assaré. Meu pai, agricultor muito pobre, era possuidor de uma pequena parte de terra, a qual depois de sua morte, foi dividida entre cinco filhos que ficaram, quatro homens e uma mulher.


Eu sou o segundo filho. Quando completei oito anos, fiquei órfão de pai e tive que trabalhar muito, ao lado de meu irmão mais velho, para sustentar os mais novos, pois ficamos em completa pobreza. Com a idade de doze anos, freqüentei uma escola muito atrasada, na qual passei quatro meses, porém sem interromper muito o trabalho de agricultor. Saí da escola lendo o segundo livro de Felisberto de Carvalho e daquele tempo para cá não freqüentei mais escola nenhuma, porém sempre lidando com as letras, quando dispunha de tempo para este fim.

Desde muito criança que sou apaixonado pela poesia, onde alguém lia versos, eu tinha que demorar para ouvi-los. De treze a quatorze anos comecei a fazer versinhos que serviam de graça para os serranos, pois o sentido de tais versos era o seguinte: Brincadeiras de noite de São João, testamento do Juda, ataque aos preguiçosos, que deixavam o mato estragar os plantios das roças, etc. Com 16 anos de idade, comprei uma viola e comecei a cantar de improviso, pois naquele tempo eu já improvisava, glosando os motes que os interessados me apresentavam. Nunca quis fazer profissão de minha musa, sempre tenho cantado, glosado e recitado, quando alguém me convida para este fim.

Quando eu estava nos 20 anos de idade, o nosso parente José Alexandre Montoril, que mora no estado do Pará, veio visitar o Assaré, que é seu torrão natal, e ouvindo falar de meus versos, veio à nossa casa e pediu à minha mãe, para que ela deixasse eu ir com ele ao Pará, prometendo custear todas as despesas. Minha mãe, embora muito chorosa, confiou-me ao seu primo, o qual fez o que prometeu, tratando-me como se trata um próprio filho.



Chegando ao Pará, aquele parente apresentou-me a José Carvalho, filho de Crato, que era tabelião do 1o. Cartório de Belém. Naquele tempo, José Carvalho estava trabalhando na publicação de seu livro "O matuto Cearense e o Caboclo do Pará", o qual tem um capítulo referente a minha pessoa e o motivo da viagem ao Pará. Passei naquele estado apenas cinco meses, durante os quais não fiz outra coisa, senão cantar ao som da viola com os cantadores que lá encontrei. De volta ao Ceará, José Carvalho deu-me uma carta de recomendação, para ser entregue à Dra. Henriqueta Galeno, que recebendo a carta, acolheu-me com muita atenção em seu Salão, onde cantei os motes que me deram.



Quando cheguei na Serra de Santana, continuei na mesma vida de pobre agricultor; depois casei-me com uma parenta e sou hoje pai de uma numerosa família, para quem trabalho na pequena parte de terra que herdei de meu pai.

Não tenho tendência política, sou apenas revoltado contra as injustiças que venho notando desde que tomei algum conhecimento das coisas, provenientes talvez da política falsa, que continua fora do programa da verdadeira democracia.

Nasci a 5 de março de 1909. Perdi a vista direita, no período da dentição, em conseqüência da moléstia vulgarmente conhecida por Dor-d'olhos.

Desde que comecei a trabalhar na agricultura, até hoje, nunca passei um ano sem botar a minha roçazinha, só não plantei roça, no ano em que fui ao Pará.

ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA, Patativa do Assaré.

DISCOGRAFIA
1964 - "A Triste Partida", poema de Patativa é gravado por Luiz Gonzaga.
1979 - Patativa do Assaré - Poemas e canções.Também pela CBS.
1980 - Vaca Estrela e Boi Fubá (Fagner/CBS).
1981 - A terra é naturá. CBS (também em CD).
1984 - 85 anos de poesia SomZoom (também em CD).
1985 - Disco "Patativa do Assaré" (Projeto do BEC - Banco do Estado do Ceará).
1985 - Seca d'água, compacto simples para a campanha Nordeste já.
1989 - Canto Nordestino - 80 anos de luz.
1995 - Patativa do Assaré - 88 anos de poesia.
 
 
 
 

Cursos do Prominp Oferecem Bolsas


PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA INGRESSO DE ALUNOS-PÚBLICO NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEIS BÁSICO, MÉDIO, TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural - Prominp instituído pelo Governo Federal, através do Decreto nº 4.925, de 19 de dezembro de 2003, torna público que realizará, mediante regras e condições contidas neste Edital, Processo Seletivo Público para preenchimento de vagas de alunos-público para os cursos de níveis básico, médio, técnico de nível médio e superior integrantes do 6º Ciclo do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp programados para o ano de 2012.

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA INGRESSO DE ALUNOS-PÚBLICO NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEIS BÁSICO, MÉDIO, TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR
As Inscrições pela Internet estarão abertas de 07 de Março a 12 de Abril de 2012 às 23:59 h pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Os Pedidos de Isenção de Taxa pela Internet estarão abertos de 07 a 18 de Março de 2012 às 23:59 h pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Taxa de Inscrição: R$ 25,00 para as categorias de níveis básico I e II
Taxa de Inscrição: R$ 42,00 para categorias de nível médio e técnico de nível médio
Taxa de Inscrição: R$ 63,00 para as categorias de nível superior

Edital

http://www.cesgranrio.org.br/pdf/prominp0112/prominp0112_edital.pdf

Marcos Nunes Presente nos 25 Anos da Escola Gabriel

Todas as comemorações alusivas aos 25 anos de existência da escola Gabriel, o vereador marcos nunes esteve presente, assumindo seu compromisso com esta escola que muito tem contribuído com a construção do conhecimento e, consequentemente, com a formação da juventude. marcos nunes afirma que Gabriel representa o anjo mensageiro que tem concebido o direito da juventude sonhar e projetar o seu futuro por mais desafiante que seja. 
O parlamentar sente-se gratificado tanto quanto a família icapuiense pelas conquistas que a escola Gabriel tem proporcionado aos seus conterrâneos em prol do desenvolvimento do município e consolida ainda mais o compromisso por esta instituição. a escola Gabriel, meus parabéns!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Câmara de Vereadores Realiza Sessão Solene no Dia Internacional da Mulher


O vereador Marcos Nunes participou da Sessão Solene realizada hoje pela manhã no Plenário da Câmara Municipal em razão do Dia Internacional da Mulher ser comemorado neste dia 08 de março.

O início da Sessão foi marcado com a homenagem póstuma dos vereadores a jovem Ana Karla que foi brutalmente assassinada no último Final de Semana na sua própria casa pelo suposto namorado, fato este deixou perplexo a população de Icapuí. Os vereadores pedirão para que a justiça seja realizada afim de não ocorrer impunidade.

O vereador Marcos Nunes fez o resgate da história do Dia Internacional da Mulher. “Lembrou que esta data não é simplesmente uma data comemorativa, mas sim uma data de reflexão, já que nesta data, no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).”

Portanto, Marcos Nunes ressalta que não é só simplesmente de flores que precisamos ofertar as mulhers, mas sim enfrentar a discriminação contra mulher na sociedade, seja por salários iguais aos homens, seja por espaço no meio político e muitas outras lutas.

Ao final foi concedido o título de Cidadã Icapuiense a Olinda Maria Marques dos Santos, Esther Silva e Francis Magda Spósito em reconhecimento a sua dedicação a cidade de Icapuí.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vereador Marcos Nunes Parabeniza Bodas de Prata da Escola Gabriel

No próximo dia 09 de março a Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis completará 25 anos. O vereador Marcos Nunes do PCdoB pediu que o seu pronunciamento da Sessão Ordidnária da Câmara Municipal dos vereadores realizada no dia 02 de março ficasse registrado nos anais da casa a fim de prestar justa homenagem a escola aniversariante. Essa homenagem é pequena, dado sua importância no cenário municipal na formação dos jovens afirmou o vereador comunista.

O vereador Marcos Nunes prarticipou da roda de conversa que compartilhou lembranças e perspectivas para a escola no próximo e no próximo dia 09 haverá uma programação comemorativa na escola.

Dia 09/03/2012
Manhã: Momento Cívico, exposição de fotos antigas, Homenagens, Torneios(esporte);
Noite: Sexta Cultural com artistas que fazem ou fizeram parte da história da escola, , Apresentação do Coral da escola, entre outras atrações.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vereadores, Lideranças Comunitárias, Governo Municipal Acompanham Processo de Entrega das Casas da Barrinha.


O vereador Marcos Nunes do PCdoB integrou a comitiva de vereadores hoje pela manhã que contou com a participação do vereador Eurivan de Paula do PT (líder do Prefeito na Câmara) e do Vereador Manoel Jeová (presidente da Câmara) para acompanhar o processo de estrega das 30 casas dos moradores da Barrinha. Os técnicos da Secretaria de Assistência Social conduziram o processo, estiveram presentes um representante da Empresa Executora do projeto, o Jora Secretário de Obras, o Eliseu Diretor do SAAE e algumas lideranças da Associação de Moradores.

Foi constatado que algumas casas foras depredadas e tiveram lâmpadas, pias e diversos equipamentos furtados por vândalos. Foi visto a necessidade de aterro, rede elétrica e rede de água para as novas casas.

Para o comunista Marcos Nunes a escolha da área onde foi feito a locação das casas não foi um local adequado, pois com um inverno forte poderá comprometer o acesso dos moradores, pois está próximo a um alagadiço e de uma vegetação de mangues, mas compreende que é necessário compromisso do governo municipal Jeronimo para garantir a moradia das pessoas que perderam suas casas por conta do avanço da maré.

No encontro o diretor do SAAE comprometeu-se em fazer com os moradores a rede de abastecimento de água e realizar o cadastramento e pedido de ligação da água dos moradores na própria comunidade, já o secretário de obras assumiu compromisso com o aterro do local, o presidente da Associação local responsabilizou-se em fazer um levantamento junto a COELCE para saber se o transformador da rede elétrica local suporta a ligação elétrica das 30 casas, já os vereadores presentes visitarão a SEDEMA para tentar viabilizar um projeto para escoamento da água, a empresa construtora fará algumas correções na obra com o acompanhamento dos futuros moradores e tudo será coordenado pela Secretaria de Assistência Social. As casas serão entregues aos futuros moradores numa solenidade oficial no dia 11 de março de 2012, antes já houve um sorteio entre os moradores cadastrados.