quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Marcos Nunes Propõe o Aumento do Número se Sessões Ordinárias Semanais

O vereador Marcos Nunes do PCdoB deu entrada na mesa diretora da Câmara de Vereadores de Icapuí no Projeto de Resolução n.°001/2012 que dispõe sobre alteração no Regimento Interno da Casa. A mudança requer que seja ampliado o número de Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores para a próxima legislatura. Marcos Nunes propõe que aconteçam duas sessões ordinárias semanais e que elas sejam realizadas todas as terças e quintas-feiras. A porposta do vereador visa também instituir de forma regimental as Sessões Itinerantes a serem realizadas nas comunidades e sugere reduzir o tempo da oratória dos veradores no grande expediente que antes era de 30 minutos e que se aprovado passará para o tempo de 15 minutos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HISTÓRIA DOS COMUNISTAS ICAPUIENSES

PARA NÃO ESQUECER JAMAIS! História de PEDRO JERÔNIMO DE SOUSA -CXC

PEDRO JERÔNIMO DE SOUSA (*1912 +1975)
Filiação:
Catarina Evangelista de Souza e José Jerônimo de Souza
Data e local de nascimento:
30/06/1912,Aracatí (CE)
Organização política ou atividade:
PCB
Data e local da morte:
17/09/1975,Fortaleza (CE)

Pedro Jerônimo era cearense de Aracati, mudou-se muito cedo para Fortaleza e trabalhou como viajante-vendedor para laboratórios farmacêuticos e para outros segmentos comerciais.
 
Ingressou no PCB nos anos 1940 e exerceu papel importante na reestruturação partidária,depois que o registro legal desse partido foi cassado em 1948. Integrou a direção municipal de Fortaleza e também fez parte do Comitê Estadual do Ceará. Após o Golpe de Estado de 1964,já atuando na clandestinidade,desempenhou as funções de tesoureiro durante vários anos. Também participou do Diretório Municipal do MDB em Fortaleza,durante o período em que os integrantes do PCB atuavam legalmente no único partido de oposição que o regime ditatorial consentia.
 
Em 11/09/1975,foi preso e levado para o DOI-CODI quando seguia de ônibus por um bairro da capital cearense. Um amigo que estava no mesmo ônibus comunicou o fato à família e,alguns dias depois,foi possível visitá-lo preso. No dia 17,entretanto,os familiares foram informados por agentes do DOPS que Pedro Jerônimo havia se suicidado dentro de sua cela.
O legista Francisco Noronha Filho assinou o laudo indicando como causa da morte  "asfixia mecânica por enforcamento".
O corpo apresentava diversos hematomas que,segundo os policiais,se deviam à forma como Pedro cometeu o suicídio. Segundo explicavam cinicamente,por ter se enforcado com uma toalha de rosto amarrada em lugar de pouca altura,foi forçado a debater-se contra as paredes e o chão da cela para conseguir o seu intento. Seis meses depois,a família solicitou exumação do cadáver e o exame pericial constatou as diversas torturas sofridas,desmontando completamente a versão do suicídio.
Vinte anos depois,um depoimento do advogado Pádua Barroso,prestado em 18/12/1995 à Comissão de Direitos Humanos da OAB do Ceará,voltou a desmascarar a explicação oficial. Pádua mostrou a autópsia realizada no corpo de Pedro,onde há registro de inúmeras fraturas ósseas,e informou ter acompanhado pessoalmente a exumação,
"…realizada dentro de um cerco de guerra,tendo em vista que o cemitério Parque da Paz foi tomado por viaturas da PM e da PF;…a razão da presença dos policiais no cemitério era amedrontar os peritos e os familiares bem como as demais pessoas que estavam interessadas no esclarecimento da morte de Pedro Jerônimo".

O relator do processo de Pedro Jerônimo na CEMDP anexou ao seu voto declarações de um tenente coronel da PM do Ceará "cujo nome foi omitido para preserva-lo ",concedidas ao advogado Pádua Barros sobre a prisão e morte de Pedro Jerônimo de Sousa: "Tudo funcionou deste modo "o Chefe da 2ª Secção do QG da 10ª RM,tenente coronel Francisco Valdir Gomes,despachou o Pedido de Busca;a prisão foi efetuada por dois agentes policiais chefiados por um tal de Dr. Evandro,que se supõe tratar-se de oficial do Exército;feita a prisão,levaram Pedro Jerônimo para o Quartel de Guardas (DOI);aí o major Luís Marques de Barros mandou que levassem Pedro Jerônimo para a Casa de Hóspedes,no bairro de Mata Galinha…deram logo uma pancada no frontal de Pedro Jerônimo. Após uma série de sofrimentos foi sentado num banco,sem encosto,e um brutamonte deles se  aproximou pelas costas,curvou um joelho encostando-lhe na coluna dorsal e tentou sufocá-lo com um instrumento escuro,puxando nas duas extremidades para trás…e quebrou o pescoço de Pedro Jerônimo. Arrepiados com o crime que cometeram,prepararam,em conluio com o DPF e o DOPS,o enforcamento suicida".
O relator acrescentou que os depoimentos de Tarcisio Leitão de Carvalho,Alfredo de Abreu Pereira Marques e de Sarah Pinheiro Sousa (esposa de Pedro) prestados à Comissão de Direitos Humanos da OAB/Ceará,eram plenamente suficientes para atestar a participação de Pedro Jerônimo em atividades políticas de oposição,bem como o fato da prisão e as condições da morte. Além disso,o deputado Alfredo Marques,do MDB,denunciou da tribuna da Assembléia Legislativa de Pernambuco o tenente Horácio Marques Gondim como um dos responsáveis por mais esse assassinato.
Numa rápida síntese,assim Elio Gaspari abordou esse episódio no livro A Ditadura Encurralada:
"No dia 17,o DOI do Ceará divulgou uma nota informando que o vendedor Pedro Jerônimo de Souza,militante do PCB e membro do diretório do MDB de Fortaleza,se suicidara na prisão. Tinha 61 anos. Era o 37º suicida do regime,o 17º a se enforcar. No caso,com uma toalha de rosto"
.
+ Informações.
PEDRO JERÔNIMO DE SOUZA
Militante do PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB).
Nasceu em 30 de junho de 1914,em Mutamba,município de Icapuí (CE),filho de José Gerônimo de Souza e de Catarina Evangelista de Souza.
Ainda jovem,foi residir em Fortaleza,trabalhando como viajante-vendedor a serviço  de vários laboratórios farmacêuticos e em outras atividades ligadas ao comércio.
Nos anos 40,ingressou no PCB,tendo papel importante a partir de 1948 na
reestruturação do Partido,após a cassação de seu registro. Foi da direção municipal e do  Comitê Estadual do Ceará. Após o golpe Militar de 1964,já clandestino,Pedro foi  tesoureiro do Partido durante vários anos.
Foi membro do Diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB),em  Fortaleza
.
Em 11 de setembro de 1975,quando viajava em um ônibus num bairro de Fortaleza, foi preso e levado para o DOI-CODI/CE. Um amigo que viajava no mesmo ônibus, comunicou o fato à família. Depois de alguns dias seus familiares conseguir m visitá-lo.
N
O DIA 17 DE SETEMBRO DE 1975,SEUS FAMILIARES FORAM INFORMADOS POR
AGENTES DO  DOPS DE FORTALEZA DE QUE TERIA SE SUICIDADO,DENTRO DA
CELA EM QUE SE ENCONTRAVA   . O CORPO APRESENTAVA DIVERSOS HEMATOMAS
QUE   ,SEGUNDO OS POLICIAIS,FORAM EM CONSEQÜÊNCIA DO MODO COMO SE
SUICIDOU   :ENFORCOU-SE COM UMA TOALHA DE ROSTO,QUE FOI AMARRADA EM
UM LUGAR DE POUCA ALTURA  ,O QUE O FORÇOU A DEBATER-SE CONTRA AS
PAREDES E O CHÃO DA CELA   ,PARA CONSEGUIR FINALMENTE O SEU INTENTO.

Seis meses após sua morte,a família solicitou exumação do cadáver e o exame   pericial constatou torturas,fazendo cair por terra a farsa do suicídio.
Outro fato significativo que desmascara a versão oficial foi apresentado pelo   advogado Pádua Barroso ao mostrar a autópsia realizada no corpo de Pedro,que registra a  existência de inúmeras fraturas ósseas,que não poderiam ter sido ocasionadas com o corpo  se debatendo contra as paredes e o chão.

O deputado Alfredo Marques,do MDB, denunciou da tribuna da Assembléia  Legislativa de Pernambuco,o tenente Horácio Marques Gondim,como um dos assassinos   de Pedro.
+ Informações.
Pedro Jerônimo de Souza
Ficha Pessoal
Dados Pessoais
Nome:Pedro Jerônimo de Souza
Cidade: (onde nasceu)
Icapuí
Estado: (onde nasceu)
CE
País: (onde nasceu)
Brasil
Data: (de nascimento)
30/6/1914
Atividade:Comerciário
Dados da Militância
Organização: (na qual militava)
Partido Comunista Brasileiro PCB
Brasil
Prisão:11/9/1975
Fortaleza CE Brasil
Morto ou Desaparecido:
Morto
17/9/1975
Fortaleza CE Brasil
DOI-CODI/CE
Clandestinidade
Dados da repressão
Orgãos de repressão
(envolvido na morte ou desaparecimento)
Departamento de Operações Internas –Centro de Operações de Defesa Interna/CE DOI-CODI/CE
Tenente Horácio Marques Gondim
Agente da repressão:
(envolvido na morte ou desaparecimento)

+ Detalhes.

Homenagens e plenária marcam aniversário do PCdoB em Icapuí. O PCdoB de Icapuí realizará neste sábado (19/03) uma confraternização com filiados e amigos do Partido em homenagem aos 89 anos do PCdoB. O encontro será na rua principal da sede do Distrito de Ibicuitaba. 

O Vereador Marcos Nunes e o deputado federal Chico Lopes são lideranças do PCdoB no Ceará.
Na programação estão previstas a realização da Plenária "Icapuí uma Experiência  de Vida"além das homenagens a João Tavares de Souza e Pedro Jerônimo de Souza, comunistas historicamente ligados a Icapuí perseguidos até a morte.

Segundo o vereador do PCdoB, Marcus Nunes a trajetória dos comunistas em Icapuí é marcada pelo compromisso com as lutas dos trabalhadores,com o desenvolvimento da cidade e a melhoria das condições de vida de sua população. "Somos um partido que vive o dia a dia da população e nosso mandato está a serviço da luta",afirmou o parlamentar comunista.

Autor:Carta o Berro

fonte: http://zequinhabarreto.org.br/blog/?p=9387

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Assentamento São Francisco (Incra) recebe apoio do Deputado Lula Morais

O Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB) disponibilizou no dia de hoje (18/10) pela manhã uma equipe técnica composta pelos Geólogos Helvécio Moura e Bosco Morais, para o município de Icapuí a fim de fazer um estudo técnico para viabilização de um Poço D’água no assentamento São Francisco, a luta pela perfuração do mesmo e um compromisso do mandato do Vereador Marcos Nunes com a comunidade. 

“Sinto-me feliz em poder contribuir através do mandato do deputado com esta ação que visa solucionar nesta comunidade um dos maiores problemas do município de Icapuí na atualidade que é o abastecimento d’agua”. Salientou o vereador Marco nunes.