quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vereador Marcos Nunes Defende a Inclusão de Novos Classificados no Cadastro de Reserva no Concurso Público da Prefeitura de Icapuí

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí-Ce fez pronunciamento na última Sessão Ordinária para defender a reclassificação dos concursados que atenderam o pré-requisito A e B do quesito 8 "DA CLASSIFICAÇÃO E DA APROVAÇÃO NA ETAPA ÚNICA E 1ª ETAPA" do Edital do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Icapuí. 

O pré-requisito C do mesmo item elimina todos os concorrentes que não conseguiram classificação até o triplo do número das vagas. Para o vereador se não houver adequação no edital com a inclusão de um novo quesito o município poderá ficar prejudicado para ocupação dos cargos onde foram oferecidas poucas vagas ou número de vagas abaixo da necessidade. 

Ainda que o Edital já tenha a garantia para a classificação do triplo candidatos ao número das vagas oferecidas, o vereador salientou que isso número poderá ser insuficiente para a necessidade do município e o mesmo poderá vir a necessitar de mais servidores. Mesmo se tratando ainda de uma possibilidade, Marcos Nunes disse que há uma certa previsibilidade, principalmente caso haja desistência dos classificados e/ou ampliação da necessidade da prefeitura.

 "-E isso não será muito difícil pois há vários candidatos que conseguiram êxito em três cargos deste mesmo certame e certamente terá que desistir dos outros dois aprovados que concorreu, além dessa desistência prevista existem outras possibilidades dos candidatos desistirem mediante as incompatibilidades de documentos e outras imprevisibilidades" pontuo o vereador Comunista,

Em seu pronunciamento o vereador do PCdoB recebeu apoio através de aparte do vereador do PT Eurivan de Paula, líder do prefeito. Marcos Nunes opinou que o item A e B já era o suficiente e que o item C não se fazia necessário, mas admite que o tema passou despercebido na discussão e que esse tema deveria ter sido discutido antes, lamentou por entender que agora não há como mudá-lo. Este item tirou a possibilidade de que os concorrentes de nível superior que ficaram em 4° lugar, por exemplo, numa situação onde só tinha disponível apenas uma só vaga, portanto esse pessoal ficou de fora para a segunda etapa que foi a prova de títulos. 

Marcos Nunes ao defender esta questão se coloca como porta-voz do município e das pessoas que ficaram nessas condições e concluiu: "-Sei que não podemos mudar as regras que estão postas no edital desde que estas não venham a prejudicar todos aqueles que já atenderam o pré-requisito estabelecido no item 8, mas a minha sugestão é de que se crie um item novo contendo a reclassificação dos candidatos que já passaram pelo item A,B e C do quesito 8." 

A proposta do vereador vai de encontro com a criação de um Cadastro de Reserva maior, onde estes concorrentes reclassificados comporiam uma lista dos classificados atrás daqueles que compõe a classificação com a prova de títulos, para os casos de nível superior, os demais cargos seguiriam atrás dos nomes que já foram anunciados.

Edital:
8. DA CLASSIFICAÇÃO E DA APROVAÇÃO NA ETAPA ÚNICA E 1ª ETAPA
8.1. Serão considerados classificados os candidatos que, cumulativamente, atenderem as seguintes exigências:
a) Obtiverem o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de acertos na prova objetiva, ou seja, acertarem no mínimo 20 questões, e;
b) Obtiverem no mínimo 20% (vinte por cento) de pontos em cada conteúdo (disciplina) da prova objetiva, e;
c) Tiverem sido classificados até a posição correspondente ao triplo do número de vagas determinadas para o cargo (quadro de vagas no ANEXO I), considerado desclassificados os demais.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O ESPORTE "PARA" todos...

Na contramão dos avanços implementados no Brasil no quesito esporte, o município de Icapuí é um modelo a não ser seguido pelos que entendem que o incentivo ao esporte é um dever do poder público. No artigo 217 da Constituição Federal consta que é obrigação do estado "fomentar as práticas esportivas". O governo brasileiro nos últimos 10 anos tem através do Ministério do Esporte se dedicado a essa tarefa destinando recursos a uma infinidade de programas a serem desenvolvidos pelos governos municipais.
Em Icapuí a maioria das práticas esportivas agoniza em função da falta de ações e compromissos dos governos com a manutenção e ampliação da infraestrutura construída nas duas primeiras décadas de existência do município. Quase todas as quadras esportivas estão interditadas, o campo há anos esta no mais completo abandono, o ginásio José do Carmo Rebouças o principal palco esportivo do município ha uma década serve de banheiro público mesmo neste período tendo passado por duas reformas. Com a derrocada dos espaços esportivos, as várias modalidades existentes no município que o fizeram referência nos JEPS do baixo Jaguaribe também vive o mais completo abandono. O governo até tenta, mas vive mesmo de propaganda. 
O fato é que o esporte quase na sua totalidade tem sobrevivido de iniciativas isoladas de alguns apaixonados que se dedicam a realização de campeonatos para não ver falecer algo tão promissor para o futuro de um povo. 
Para mudar essa realidade se faz necessário que por baixo dessa veia escura construída ao longo de anos pulse por parte do governo municipal uma larga base de apoio e estímulo a práticas esportivas, lazer e sociabilidade, que beneficiem não atletas propriamente ditos, mas o homem comum no conjunto da população. É necessário que o governo municipal faça a sua parte, e que as nossas crianças, jovens e adultos não dependam apenas de programas do governo federal como o Segundo Tempo, que leva atividades esportivas orientadas às escolas, o Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e o Vida Saudável, este mais para idosos.
O Ministério do Esporte tem financiado a implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte e recreação a partir de projetos apresentados pelas prefeituras municipais, cabendo aos gestores construírem esses projetos a fim de fomentar um maior contingente de possibilidades as práticas esportivas. É preciso que o governo o mais rápido possível acene com a recuperação dos espaços existentes e a construção de novos para atender a essa demanda. Em muitos municípios o governo federal tem financiado e promovido através de investimentos à instalação de Centro de Iniciação ao Esporte, de ginásios modernos, com quadras e professores de educação física, para que esta estrutura possa ser desfrutada pela imensa parcela da população que não pode pagar uma academia de ginástica nem receber orientação especializada sobre condicionamento. 
O município de Icapuí que serviu de referencia para o Brasil e para o exterior em modelo de gestão, fica na penumbra desse avanço implementado pelo governo federal, que não chega para os icapuienses mesmo com as lideranças mais votadas em Icapuí ostentando o brilho dos holofotes do planalto central por gozarem de grande prestigio junto ao governo federal.
É urgente que o Poder Público Municipal se sensibilize e passe a valorizar a ideia de viabilizar através de ações concretas as condições mínimas para o desenvolvimento do esporte e do lazer como ferramenta de bem-estar, disciplina e sociabilidade do nosso povo.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Esporte de Icapuí na Pauta do Encontro entre Parlamentares do PCdoB e Secretário Estadual do Esporte


A pedido do vereador Marcos Nunes de Icapuí o deputado estadual Lula Morais também do PCdoB articulou audiência com o Secretário Estadual de Esporte do Estado do Ceará Gilvan Paiva. O encontro aconteceu neste dia 1º de novembro de 2013 na sede da Secretaria de Esporte do Governo do Estado, no complexo da Arena Castelão em Fortaleza-Ce.


Na pauta do encontro dos parlamentares com o secretário estadual destacaram-se assuntos importantes vinculados as cidades de Icapuí, Aracati, Fortim e Jaguaruana, além de outras cidades. O deputado estadual Lula Morais foi reforçar a inclusão destas cidades cearenses nos diversos programas a serem desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Esporte. O Secretário do Governo do Estado do Ceará Gilvan Paiva expressou que o governo do estado está trabalhando cada vez mais para atingir mais municípios cearenses e que certamente o governador Cid Gomes fará o possível para ampliar a inclusão de novos projetos e programas para as cidades.

O vereador Marcos Nunes de Icapuí convidou o Secretário Estadual Gilvan Paiva para ir a cidade de Icapuí dialogar com os munícipes desportistas de sua cidade, o convite foi prontamente aceito e que poderá acontecer já no próximo dia 22 de novembro de 2013, devendo antes o vereador de Icapuí aprovar requerimento na Câmara de Vereadores para que Poder Legislativo solicite a realização do evento. O vereador de Icapuí afirmou que a vinda do secretário de esporte de Icapuí deve acontecer entre as diversas autoridades do município, vereadores, secretários municipais e o prefeito, além, é claro, dos desportistas icapuienses  e será uma ótima oportunidade para que pela primeira vez um Secretário Estadual de Esporte possa está na cidade da Canoa Veloz para ouvir as demandas e tentar mediar os encaminhamentos possíveis através do Governo do Estado.

O vereador comunista frisou que os jovens de Icapuí tem sede pelo esporte nas diversas modalidades, e que muitos já se destacam pelo esforço próprio e de alguns treinadores comprometidos, comentou sobre a evolução da participação dos jovens nas lutas de jiu-jitsu, Taekwondo e até Capoeira.