segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ARTIGO: PC do B de Icapuí, história e projeções.

O PCdoB desde que surgiu em Icapuí atendendo uma orientação do partido teve somente candidatos proporcionais e assim mesmo concentrando em algumas eleições apenas uma candidatura. De 2004 e 2006 o partido começou a mudar essa orientação e ter candidaturas majoritárias em alguns municípios. O PC do B em 2010 foi o quarto partido mais votado para o Senado, mais até do que o DEM. E se tivemos estes votos é porque temos lideranças importantes. Essa acumulação eleitoral vai desembocar em 2012. O que a legenda tem chamado de projeto 2012 é o maior da história do PCdoB. Podemos até eleger prefeitos de capitais, como por exemplo, a Manuela (D’Ávila) em Porto Alegre e em São Paulo o partido quer dar peso à candidatura do Netinho de Paula.

Na evolução política há sempre variações nas relações. Não se pode dizer que uma relação política vai ser igual a vida inteira. Toda aliança é fruto de um momento. Pode mudar para uma aproximação maior ou para um afastamento. O PC do B teve sempre uma relação de primeiro nível com o PT em Icapuí. O que acontece atualmente é que o PT é o partido hegemônico na esfera federal e luta para manter essa hegemonia. Exatamente por isso pode cometer erros, tender a querer uma hegemonia absoluta, Icapuí faz parte dessa filosofia hegemônica do PT. Se nesse processo não houver entendimento e confiança mútua pode-se criar problemas e afastamentos, uma reação e sentido contrário, uma frente contra o partido hegemônico. A história mostra que acontece assim. Logicamente sabemos da nossa responsabilidade, mas ser hegemônico e dar harmonia nas alianças não é tarefa fácil, de forma que o PC do B poderá ter que trilhar seu próprio caminho, já tem historia e idade para isso.

Para o PC do B, a aliança política é um processo. E nesse processo é preciso que o aliado der demonstrações políticas que se identifiquem com o proposito do partido para a coletividade. O PC do B nunca coloca de lado a plataforma política. Ninguém pode apontar que o PC do B de Icapuí fez alianças de momento, fisiológicas. É tanto que temos em alguns momentos, em função dessas alianças sido cobrados politicamente, por termos se aliados com aqueles que em algumas ocasiões tínhamos tecido criticas, mas esse é o PC do B que se aproxima dos 89 anos de existência um partido identificado com a classe trabalhadora, que teve coerência e paciência para chegar a Câmara Municipal de Icapuí na hora em que o povo entendeu a sua mensagem, renunciando ao pragmatismo em momentos que este podia apressar esta chegada ao poder legislativo.

Temos a ideia de dar a Icapuí um projeto politico em 2012 que indique os caminhos para o Icapuí do futuro um projeto solido de proposta clara que renove a esperança do povo e que permita a este povo vislumbrar um município antenado com o desenvolvimento, que permita a juventude integrar esse processo através da participação popular. O PC do B não será em 2012 um coadjuvante do processo de resgate dos valores materiais e imateriais perdido no decorrer dos últimos anos em função de governo pobre e descompromissado administrativamente com as necessidades básicas de seu povo.

0 comentários: