Biografia

Marcos José Ferreira Nunes nasceu no dia 24 de setembro de 1974, na cidade de Fortaleza-Ce, filho dos trabalhadores Maurício Ferreira Nunes, ferreiro da construção civil e da agricultora Zilma Ferreira Nunes. Marcos Nunes cursou até a metade da 6ª série na capital cearense no ano de 1987 e concluiu o 1.º e 2.º graus nas escolas públicas de Icapuí-Ce em 1992, prestou concurso público e ocupa o cargo de auxiliar de secretaria da Prefeitura Municipal de Icapuí desde 1990. Tem formação em Licenciatura Plena pela UECE no Curso de Formação de Professores em áreas específicas, é Técnico em Operação de Petróleo e Gás pelo IFRN. Atualmente trancou o curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA.

Marcos Nunes lecionou durante treze anos e sempre faz questão de dizer que a sala de aula foi mais que uma escola na sua formação. Em 1991 filiou-se ao Partido Comunista do Brasil, filiação que perdura até os dias de hoje. Foi candidato a vereador por três vezes e uma vez candidato a Deputado Estadual, logrando êxito no último pleito eleitoral municipal, onde se elegeu vereador de Icapuí-Ce. Apesar de não herdar de seus pais o interesse pela política, Marcos Nunes sempre teve uma vida socialmente ativa participando de diversos movimentos sociais, presidiu associação de moradores, sendo um dos fundadores da Federação das Entidades Comunitárias de Icapuí, participou do movimento teatral de rua, onde era membro de um grupo denominado Arrepia Alegria, militou no movimento sindical onde foi por duas vezes presidente e uma vez vice-presidente. Marcos Nunes teve sua infância vinculada a grande metrópole Fortaleza, mas migrou para Icapuí devido aos familiares de sua mãe.

Na Câmara de Vereadores tem comportamento democrático relacionando-se bem com todos os setores, mas sempre faz questão de afirmar seu posicionamento político, é debatedor de diversos temas: servidores públicos, iluminação pública, serviços públicos, asfaltamento da estrada Icapuí a Jaguaruana, atenção maior dos poderes públicos com a fronteira CE/RN, ciência e tecnologia, defesa do consumidor, melhoria da educação, em fim, pelo progresso na cidade. Marcos Nunes é conhecido do Comitê Estadual do PCdoB, dos camaradas Patinhas, presidente estadual de sua legenda; Lula Morais – Deputado Estadual; Chico Lopes- Deputado Federal; João Ananias- Deputado Federal e do Senador Inácio Arruda e de muitos outros camaradas com forte atuação nos movimentos sociais. Marcos Nunes é uma liderança do PCdoB do Estado do Ceará e tem demonstrado sua fidelidade e compromisso com a luta dos comunistas.