domingo, 12 de outubro de 2014

Por que a Padroeira de Icapuí é Nossa Senhora da Soledade?


Meu amigo e Vereador Marcos Nunes perguntou-me: Por que a Padroeira de Icapuí é Nossa Senhora da Soledade? "


" Na verdade, o fato da Padroeira de Icapuí ser N Sra. da Soledade e depois Patrona Paroquial da chamada região Praiana, está diretamente ligada a devoção de uma Família, de descendência Portuguesa, cujo Patriarca foi o Capitão José Rodrigues Braga, natural do Arcebispado de Braga, e erradicado no Vale do Jaguaribe no terceiro quartel do séc. XVIII. Em 1783, esse personagem luso foi nomeado Capitão-Mor da Ponta Grossa e Retiro Grande para a defesa e manutenção da ordem naquelas paragens! Casou-se este português com Natária Pereira de Brito (ela falecida em 1801 e sepultada na Igreja do Rosário em Aracati). Após uma grande estiagem nas chamadas Praias, no final do século XVIII e início do Século XIX, José Rodrigues, retirou-se de nosso litoral e transportou sua família e haveres, inclusive escravos africanos, para o Vale da Mata, passando um bom período lá. Este homem também tinha imensas áreas de terra na Mata e uma delas era a Fazenda SOLEDADE (solidão, saudade). 

Bem depois, ainda na primeira metade do século XIX, alguns de seus descendentes retornaram ao nosso litoral com a intenção mesmo de fixar-se. Fundaram a antiga Vila da Caiçara e idealizaram uma Casa de Oração, elegendo N Sra. da Soledade como Patrona, já que eram devotos da Santa e já tinham, inclusive, uma propriedade evocada com o mesmo nome. Em 1848, a Câmara Municipal do Aracati já noticiava em suas atas a existência de uma Casa de Oração na Vila da Caiçara e que cuja padroeira era a mesma N.S. Soledade.

Quando da ampliação dessa Casa de Oração pra construção da atual Matriz um personagem teve papel decisivo, o Sr. José Francisco da Rocha (o José Gregório), parente do nobre Dep. Dedé Teixeira (deve ser um de seus bisavôs, etc). Ele saiu da Caiçara (Icapuí) no final do século XIX, sozinho, angariando donativos para a construção da Igreja, levando uma pequena imagem de N. Sra. da Soledade, santa esta que repousava nos altares da Capelinha da Mata Fresca, com a qual visitou as cidades de Mossoró, Apodi e Icó e um de seus grandes parceiros nessa empreitada foi o Padre Cláudio Pereira de Farias, este padre dono de terras na Mata e de vários escravos. 

Quanto ao fato de N. S. da Soledade ter se tornado a padroeira do município deveu-se primeiro: a TRANSFERÊNCIA da Paróquia de N.S. do Rosário de Areias (Ibicuitaba) para Caiçara (Icapuí) por Ato Diocesano de 08 de Setembro de 1942; e segundo: pelo fato glorioso de Icapuí ter se emancipado, de direito, em 1985. VIVA NOSSA SENHORA DA SOLEDADE DE ICAPUÍ!!!!!!!

Escrito por Manuel de Freitas Filho.

0 comentários: