segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Juventude em foco

Estamos em pleno momento eleitoral, e é durante as eleições que a política transita com mais facilidade no dia a dia do povo. Vira assunto na escola e no trabalho, dentro de casa e na mesa do bar. Ao seu próprio modo, os trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, jovens, mulheres, todos discutem o que pode mudar na sua vida com o processo eleitoral.

Esse momento eleitoral deve servir para chamar a nossa atenção para os impactos do seu resultado. O Brasil vive um ciclo de crescimento e desenvolvimento não visto há décadas. Os êxitos obtidos com o Governo Lula transformaram a vida de milhões de brasileiros e brasileiras, em especial da juventude, nunca vivemos um período de tantas conquistas importantes. Os sonhos da juventude estão se transformando em realidade e temos a consciência de que existe espaço para mais avanços.

Nos últimos sete anos, mais de 600 mil estudantes de baixa renda tiveram acesso ao PROUNI. O REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), dobrou o número de vagas nas Universidades Federais, foram criadas mais de 214 escolas técnicas federais. O PROJOVEM beneficiou milhares de jovens com bolsas remuneradas para incentivar a volta à escola e a formação profissional. O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) é um espaço de debate e formulação de propostas com a participação organizada da juventude.

Infelizmente o nosso município não teve acesso a plenitude dessas benesses implantadas no Brasil pelo governo LULA, visto que a atual gestão fez questão de podar todas e quaisquer possibilidades através de um governo desastroso muito a quem das expectativas e do pensamento da nossa juventude. Esse mesmo governo tenta emplacar em nosso município candidatos que representam idéias atrasadas e arcaicas, mas a nossa juventude deve ficar atenta e intensificar a denúncia sobre o que representa essas candidaturas e da importância de elegermos Dilma 13 Presidente, Cid 40 Governador, Eunício 151 e Pimentel 135 Senadores, Chico Lopes 6565 Federal  e Lula Morais 65654 Estadual, pois estes são candidatos antenados com as demandas dos jovens e da sociedade brasileira.

A juventude é um segmento altamente positivo e capaz de fazer valer as suas bandeiras e já demonstrou isso em vários momentos da historia, em nossa cidade essa juventude esta um pouco adormecida, mas é preciso que esta entenda o tamanho do desafio que ela tem no processo de construção de um Icapuí melhor, de um estado melhor de um país melhor.

É realmente um grande desafio organizar um movimento com a juventude capaz de compreender as demandas dos estudantes e dos jovens em geral a partir da ampliação da organização, participação e conquistas, mas esses jovens têm uma grande responsabilidade pelo tamanho de suas idéias e ações. É preciso que essa juventude tenha como marca a capacidade crítica e de formulação nas políticas voltadas para o seu conjunto.

1 comentários:

Valdecy Alves disse...

Olá!

Através dos nossos blogs, falamos ao mundo e já não somos uma ilha e nossa voz se irradia para consciência coletiva de toda a humanidade. Não deixe de Ler matéria e ver fotos em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. MANTER VIVA A MEMÓRIA É UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE, UM DIREITO HUMANO. Ainda de estar convidad@ para audiência pública, que se realizará sábado, dia 28/08/2010, nos Casarões da Barragem, onde houve o Campo de Concentração da Seca de 32, em Senador Pompeu, Ceará. Leia, veja, comente e divulgue:

www.valdecyalves.blogspot.com