segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O ESPORTE "PARA" todos...

Na contramão dos avanços implementados no Brasil no quesito esporte, o município de Icapuí é um modelo a não ser seguido pelos que entendem que o incentivo ao esporte é um dever do poder público. No artigo 217 da Constituição Federal consta que é obrigação do estado "fomentar as práticas esportivas". O governo brasileiro nos últimos 10 anos tem através do Ministério do Esporte se dedicado a essa tarefa destinando recursos a uma infinidade de programas a serem desenvolvidos pelos governos municipais.
Em Icapuí a maioria das práticas esportivas agoniza em função da falta de ações e compromissos dos governos com a manutenção e ampliação da infraestrutura construída nas duas primeiras décadas de existência do município. Quase todas as quadras esportivas estão interditadas, o campo há anos esta no mais completo abandono, o ginásio José do Carmo Rebouças o principal palco esportivo do município ha uma década serve de banheiro público mesmo neste período tendo passado por duas reformas. Com a derrocada dos espaços esportivos, as várias modalidades existentes no município que o fizeram referência nos JEPS do baixo Jaguaribe também vive o mais completo abandono. O governo até tenta, mas vive mesmo de propaganda. 
O fato é que o esporte quase na sua totalidade tem sobrevivido de iniciativas isoladas de alguns apaixonados que se dedicam a realização de campeonatos para não ver falecer algo tão promissor para o futuro de um povo. 
Para mudar essa realidade se faz necessário que por baixo dessa veia escura construída ao longo de anos pulse por parte do governo municipal uma larga base de apoio e estímulo a práticas esportivas, lazer e sociabilidade, que beneficiem não atletas propriamente ditos, mas o homem comum no conjunto da população. É necessário que o governo municipal faça a sua parte, e que as nossas crianças, jovens e adultos não dependam apenas de programas do governo federal como o Segundo Tempo, que leva atividades esportivas orientadas às escolas, o Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e o Vida Saudável, este mais para idosos.
O Ministério do Esporte tem financiado a implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte e recreação a partir de projetos apresentados pelas prefeituras municipais, cabendo aos gestores construírem esses projetos a fim de fomentar um maior contingente de possibilidades as práticas esportivas. É preciso que o governo o mais rápido possível acene com a recuperação dos espaços existentes e a construção de novos para atender a essa demanda. Em muitos municípios o governo federal tem financiado e promovido através de investimentos à instalação de Centro de Iniciação ao Esporte, de ginásios modernos, com quadras e professores de educação física, para que esta estrutura possa ser desfrutada pela imensa parcela da população que não pode pagar uma academia de ginástica nem receber orientação especializada sobre condicionamento. 
O município de Icapuí que serviu de referencia para o Brasil e para o exterior em modelo de gestão, fica na penumbra desse avanço implementado pelo governo federal, que não chega para os icapuienses mesmo com as lideranças mais votadas em Icapuí ostentando o brilho dos holofotes do planalto central por gozarem de grande prestigio junto ao governo federal.
É urgente que o Poder Público Municipal se sensibilize e passe a valorizar a ideia de viabilizar através de ações concretas as condições mínimas para o desenvolvimento do esporte e do lazer como ferramenta de bem-estar, disciplina e sociabilidade do nosso povo.

0 comentários: