terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Câmara Realizará Sessão Solene no Dia Internacional da Mulher

Atendendo ao requerimento do vereador Marcos Nunes do PCdoB  a Câmara de Vereadores de Icapuí realizará Sessão Solene em razão do Dia Internacional da Mulher a ser celebrado no próximo dia 08 de março. 
 
O vereador comunista lembrou que este dia registrou um lamentável fato da nossa história mundial, já que lembra as mulheres que morreram numa fábrica em 1857 nos Estados Unidos que lutavam por melhores condições de trabalho, portanto a Sessão Solene encaminhada aqui propõe-se a ser entendida como um espaço para a reflexão e para ampliar a luta das mulheres por mais políticas públicas e por ampliação da sua inserção na nossa sociedade já que foi através da luta que a data passou para o calendário mundial.
 
Os vereadores  tinham agendado coletivamente uma reunião de planejamento que aconteceu neste dia 26 de fevereiro nas dependências da Câmara. Participaram da reunião os vereadores Marcos Nunes- PCdoB, Almir Alcantara-PSDB, Kleiton Pereira-PMDB, Manoel Jeová -PSD, Eurivan de Paula-PT, Hélio Fernandes-PT e Érika Costa-PSB  que decidam por fazer duas plenárias de discussão focando dois temas: As políticas públicas para as mulheres ; A inserção da mulher na sociedade.
 
Foi decidido ainda que serão conferidos comendas às mulheres  que colaboraram ou ainda colaboram com o desenvolvimento de Icapuí.
 
Data: 08 de março de 2013
Local: Câmara de Vereadores de Icapuí
Horário: 19 h 
 
 
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
 
REQUERIMENTO No 003/2013.
        
 
Requeiro nos termos do Regimento Interno desta casa que Câmara Municipal realize Sessão Solene no dia 08 de Março em horário de consenso em razão do Dia Internacional da Mulher e promova um debate nas dependências da Câmara, bem como que a Mesa diretora solicite a sua transmissão pela FM Educativa, com representações da Prefeitura, da Câmara Municipal e das Instituições Sociais com a finalidade de discutir as políticas públicas destinadas as mulheres de nossa cidade, assim como a sua inclusão na sociedade em nossa cidade.
                              
 
Icapuí - CE, 20 de fevereiro de 2013.
 
______________________________________
Marcos José Ferreira Nunes
Líder do PCdoB
 
 

0 comentários: