quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto Quinta para Patativa e habilitado pelo Minc

O Sr. Celestino Cavalcante Presidente do SINDSERPUMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí) e do PCdoB ( Partido Comunista do Brasil) e professor da Escola Gabriel, habilitou junto ao Ministério da Cultura o projeto Quinta para Patativa, a aprovação em 1ª fase desse projeto já é um reconhecimento ao esforço do professor celestino em difundir a vida e a obra de um dos maiores poeta cearense. Antonio Gonçalves da Silva (o conhecido patativa do Assaré), entrou na vida do professor Celestino no ano de 2000, quando este com um grupo de alunos visitaram o poeta na cidade de Assaré. Em março de 2009, o professor Celestino esteve novamente em Assaré participando das festividades do centenário do poeta.
A Quinta para Patativa conta com exposições de livros, fotos, reportagens em jornais, revistas, cantores populares, teatro, exposição de vídeos. Toda essa arregimentação de materiais e ações visa despertar e conservar na comunidade em geral as habilidades especiais do poeta roceiro de manusear as palavras para exaltar a cultura e a destreza do caboclo nordestino.

Através dessa ação, Celestino tenta assegurar aos jovens o acesso a cultura popular, que precisa ser fomentada de forma expressiva para que se garanta a preservação e conservação da cultura nordestina tão rica e diversificada quando o assunto é poesia e sabedoria popular.
Exaltar a cultura nordestina, especificamente a do ceará, não se faz sem falar de Patativa do Assaré, homem humilde, porém de uma inteligência privilegiada, representada nos seus cordéis, livros, textos musicados por grandes artistas como Luiz Gonzaga e Fagner. A obra literária do Patativa já o imortalizou, mas manter este projeto com uma estrutura viável para vitalizar ainda mais a memória de nossa gente, é sem dúvida um dever de quem acredita na arte popular como instrumento transformador da consciência e da sociedade.

0 comentários: