quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vereador Marcos Nunes Visita Câmara dos Vereadores de Jaguaruana

A 57 km da sede de Icapuí-Ce, saindo pela estrada da Mata, percurso pelo qual segue caminho passando pelas comunidades de Tanque do Lima, Mata Fresca, Cacimba Funda, Cajazeiras, Assentamento Campos Verdes, Antonópolis e São José chegaremos ao município de Jaguaruana-Ce. O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí esteve na manhã do dia 25 deste mês de novembro de 2010 com a vereadora Liana Maria Rebouças de Almeida - PPS, ela é atual presidenta da Câmara Municipal de Jaguaruana. O objetivo do visitante icapuiense aquele município  foi entregar um documento para fomentar a ligação entre os dois municípios e articular a bancada de vereadores jaguaruanense para discutir um projeto mútuo que viabilize a construção de uma estrada que ligue Icapuí a Jaguaruana. O vereador quer que as Câmaras de vereadores dos município de Icapuí, Aracati e Jaguaruana promovam em conjunto uma Audiência Pública para discutir o assunto. Veja o texto que ele entregou:

Exmo Srs. Vereadores de Jaguaruana


A cidade de Icapuí concentra quase todo seu o esforço econômico produtivo na cadeia da pesca da lagosta, como todos sabem, ocorre que tal atividade encontra-se em franco declínio, seja por causa da guerra instalada em nosso município, pelo esgotamento do produto, pelas ilegalidades quanto à modalidade da pesca e pela forma quanto à realização do trabalho feito por escafandristas (pessoas que utilizam equipamentos proibidos para a prática da pesca de mergulho), dentre outros fatores desfavoráveis. Para encaminhar a resolução desta crise vivenciada é necessário introduzir alterações nas atividades produtivas que estão ligadas a piscicultura, agricultura, apicultura, indústria, turismo e o comércio.



Na fronteira do Ceará com o Rio Grande do Norte encontra-se a Empresa Agrícola Famosa Ltda que é líder em exportação de melão e gerará 4.500 novos postos de trabalho no biênio 2010-2011, dos quais muitos serão em campos produtivos do Ceará. Paralelo a está ocorrência, o Governo do Rio Grande Norte está investindo em infra estrutura, pois já concluiu a primeira etapa de uma estrada em asfalto que vai do município de Tibau-RN a BR-304, faltando ainda a segunda etapa que vai da BR-304 a cidade de Baraúnas-RN. Além do estado vizinho viabilizar os negócios da empresa supra-citada, a construção dessa RN trouxe ânimo para a produção local porque possibilitou o escoamento da produção dos pequenos proprietários e criou ânimo para criadores para vender seus produtos como leite, frutas e outros produtos regionais.



A cidade de Jaguaruana está a pouco mais de 50km da sede de Icapuí, é uma cidade próspera com produção industrial e agrícolas bastante propulsoras e poderá alargar ainda mais o seu potencial se for criado condições favoráveis para um intercâmbio comercial. Portanto, assim como está fazendo nosso estado vizinho do Rio Grande do Norte que está ampliando suas fronteiras em nome do desenvolvimento, penso que seria salutar asfaltar uma estrada que ligue Icapuí a Jaguaruana, entendendo que tais investimentos além de melhorar a qualidade de vida das pessoas das comunidades dos municípios de Icapuí-Ce, Aracati-Ce e Jaguaruana-Ce, possibilitarão que empresas agrícolas possam expandir seus negócios para o nosso estado. Além dessas justificativas estimularíamos os pequenos produtores agrícolas, ampliaríamos o comércio regional, bem como o turismo e novos empregos seriam gerados na região.



Nessa perspectiva como entusiasta desse sonho, gostaríamos de levar ao vosso conhecimento para que sua excelência possa também se tornar um defensor desta iniciativa que tem como base a sede popular para a criação de perspectivas de geração de emprego renda e oportunidades.








Saudações Cordiais,


Marcos José Ferreira Nunes

Vereador do PCdoB de Icapuí

1 comentários:

TEOBALDO SILVA disse...

GRANDE MARCOS NUNES. PARABÉNS PELA MATÉRIA..