segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vereador Marcos Nunes Requer Audiência Pública Para Discutir O Naufrágio em Costa de Icapuí

ossos do membro inferior  humano preso a possíveis  grilhões

O vereador Marcos Nunes do PCdoB apresentou requerimento na Câmara de Vereadores de Icapuí solicitando a realização de uma Audiência Pública para discutir e encaminhar o processo legal sobre a utilização e conservação do material histórico encontrado em um naufrágio de uma embarcação não identificada. O navio afundado tem muitos mortos e está numa profundidade em média de 10 metros, abaixo do nível do mar, a uma distância de 5 km da costa da Praia de Barra Grande do município de Icapuí-Ce.


Nunes solicitou ainda que seja convidado para a audiência o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, os Departamentos de História da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, a Marinha do Brasil, as Secretarias Municipais de Icapuí-Ce, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Representante da Assembleia Legislativa, pesquisadores locais e interessados de forma geral. 

O requerimento deverá ser apreciado na próxima Sessão Ordinária a ser realizada dia 23 de maio de 2013. Segundo o professor Ivan Souza há indícios de ser um navio negreiro, pois o mesmo obteve fotos de amostras e esteve ouvindo pescadores da comunidade de Barrinha onde os quais relatam que há uma grande quantidade de ossada humana, muitas delas com grilhões, típicos do tempo da escravidão e que trata-se de uma grande embarcação.

0 comentários: