domingo, 28 de agosto de 2011

Artigo: Eleições 2012 vista sob outra ótica.


O Brasil vive um momento político propício para os comunistas que apresentaram à sociedade suas propostas e projetos audaciosos. Com a eleição de Dilma, reafirmando o projeto iniciado por Lula, o PCdoB se torna protagonista na apresentação do seu Programa Socialista. Nesse momento, o Partido busca construir o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, compondo uma frente política heterogênea a nível nacional, defendendo com radicalidade o governo e apresentando para amplas massas as propostas de reformas democratizantes (agrária, política, tributária, urbana, educacional, da comunicação, o fortalecimento do SUS, da seguridade social e segurança pública).

Hoje, o PCdoB se apresenta para sociedade como uma alternativa política para populares, democratas, militantes das causas sociais, que possam enxergar no partido comunista um instrumento/espaço para construir uma política séria, ética, efetiva, humana, soberana e desenvolvimentista. Entretanto, para tornar esses preceitos parte integrante do processo de luta da classe trabalhadora em Icapuí, se faz necessário partir de um paradigma novo de se fazer politica avessa ao assistencialismo e aos coloio do poder.

Em Icapuí o PCdoB já demonstrou que tem altivez quando é provocado a ocupar local de destaque na disputa do cenário político. Por essa característica estamos defendendo que o Partido deva ser o condutor da construção de uma corrente política que proponha para Icapuí uma nova visão da política, uma nova fórmula na gestão da cidade. As forças que governam ou já governaram Icapuí precisam enxergar no PCdoB uma possibilidade real de poder.

Para se firmar como uma força que disputa o poder, é necessário, porém, um partido organizado, enraizado na vida social e política da cidade, com sua militância presente e atuante nos movimentos sociais, comunitário, sindical e estudantil. Proposito que não se consolida sem um projeto audacioso e alicerçado em proposta que assegure novas perspectivas de melhoria na vida do povo em especial da juventude.

Forjar um movimento sindical classista é tarefa dos comunistas, apresentar o PCdoB para os trabalhadores é responsabilidade de cada militante. Construir um movimento comunitário independente de governo é dever dos comunistas; capacitar e formar uma nova geração de militantes comunitários é tarefa do PCdoB. Os militantes e filiados do partido devem estar presentes em todos os segmentos da sociedade.
O projeto político de 2012 está obrigatoriamente vinculado ao nível de organização dos quadros (filiados com mais responsabilidades) e militante. Nas eleições de 2012, a Câmara Municipal de Icapuí passará de 09 para 11 cadeiras. Essa nova composição, junto com as renovações que vem se dando de aproximadamente 40% a 50% das vagas, coloca para o Partido a possibilidade de disputar, sem ilusões, 2 vagas de vereador, pois já temos uma vaga e o trabalho do representante comunista é destaque tanto no cenário municipal como regional, o PCdoB trabalha para ter chapa própria de vereador como forma de melhor representar a população e encorpar a nossa candidatura majoritária.
A Pré-candidatura a prefeito do camarada Marcos Nunes pelo PCdoB é uma das poucas que se apresenta com um projeto politico administrativo para Icapuí. Outros nomes que surgem no cenário politico, inclusive velhos conhecidos, têm apenas planos de poder que excluem a sociedade, não correspondendo com as demandas crescentes da população.

Mas essa possibilidade tem data de validade para ser concretizada, pois precisamos estruturar o partido para disputar as eleições de outubro de 2012, para isto, o partido tem tomado os devidos encaminhamentos nesta direção, filiando novos camaradas e construído novos núcleos de base no intuito de termos uma constituição mais orgânica e de sermos protagonismo na disputa eleitoral do próximo ano. Nessa ótica é preciso que identifiquemos entre o povo, pessoas que busquem a luta política eleitoral e vejam no PCdoB essa possibilidade de alavancar uma proposta moderna e promissora que rompa com o modelo de administração retrogrado e perverso que se estabeleceu em Icapuí.
Celestino Cavalcante
Presidente do PCdoB de Icapuí

0 comentários: