quinta-feira, 10 de novembro de 2011

G1: A 3 dias da eleição, cidade do CE tem só uma candidatura aceita pelo TRE

Justiça impugnou dois candidatos para eleições de domingo (3).
Até decisão do TSE, eleição em Icapuí continua disputada por três partidos.

O município de Icapuí, litoral leste do Ceará, terá eleições suplementares no próximo domingo (13), mas os eleitores ainda não sabem que candidatos concorrerão. Isso porque o Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada na terça-feira (8), manteve a decisão da juíza da 8ª Zona Eleitoral, de Aracati, Sâmea Freitas da Silveira, de impugnar o registro das candidaturas do PMDB e do PTN, na eleição suplementar do município. A única candidatura deferida pelo TRE até esta quinta-feira (10) foi a de Jerônimo Felipe Reis de Souza, do PT.  
Em decisão unânime, o TRE afirma que os juízes levaram em conta que dois candidatos a prefeito não cumpriram o prazo de no mínimo um ano de filiação em seus atuais partidos. 
Segundo a 8ª Zona Eleitoral de Aracati, os dois partidos com registros de candidaturas impugnados já entraram com recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o Tribunal analise a tempo o recurso e indefira os registros, os partidos têm até às 17h (horário local) da sexta-feira (11) para substituir os candidatos. Se o TSE não decidir a tempo, os dois candidatos poderão concorrer a eleição, mas o resultado das urnas ficará pedente da decisão do Tribunal. 
A eleição suplementar em Icapuí será realizada devido à cassação do prefeito e do vice. No último dia 19 de setembro, o TRE julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por abuso de poder político e econômico. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, assumiu como prefeito do município após afastamento do então chefe do Executivo municipal.

0 comentários: