Cidades tiveram prefeito cassado e novas eleições marcadas para domingo.
Com as suspensões, uma cidade do Ceará terá eleição no domingo.
O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu nesta quarta-feira (9) eleições suplementares marcadas para o próximo domingo (13) em duas cidades do Ceará, Antonina do Norte e Ararendá. O Ministro do TSE Marco Aurélio de Mello concedeu liminar que suspende o mandado de segurança que cassava o prefeito e vice-prefeito de Antonina do Norte, Edilson Afonso de Carvalho e Expedito Pacifer Sampaio.
Os gestores tiveram mandados cassados no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Os ex-gestores negaram as acusações ao G1 e dizem estar “tranquilos” a respeito das denúncias. Com a decisão do TSE, o prefeito deve voltar ao exercício do cargo.
Em 10 de outubro, a ministra do TSE Carmem Lúcia concedeu medida liminar que suspende a realização de eleições suplementares em Ararendá, também marcada para o próximo domingo. Os juízes do TRE decidiram, por unanimidade, cassar o prefeito de Ararendá em 29 de agosto por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecida como “compra de voto”. O prefeito de Ararendá, José Adriano Paiva (PSB), recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) que cassou o seu mandato. Ele diz que as acusações são “inverídicas”.
Com as suspensões, fica marcada para o próximo domingo eleições suplementares em Icapuí. A cidade teve prefeito e vice cassados após ação movida contra o prefeito, José Edilson, por contratação de 484 servidores públicos temporários, sem concurso público, no primeiro semestre de 2008. O autor da ação alegou que as contratações favoreceram a candidatura à reeleição de Edilson da Silva.
0 comentários:
Postar um comentário