terça-feira, 16 de julho de 2013

Férias: A Lenda do Batatão

Quem nunca ouviu falar na lenda do Batatão? Bem, como todos já sabem eu nasci em Fortaleza, mas em minhas férias sempre eu vinha para a casa de minha avó em Melancias de Baixo e era nas rodas de conversas com os meninos de lá que o Batatão era o assunto que mais predominava. Eram estórias contadas sempre com nuances e requintes assustadores.  Eles diziam que quando uma criança morria sem ser batizada virava com certeza um tal de Batatão.

A descrição do Batatão assemelhava-se a uma bola de fogo que perseguia as pessoas, principalmente durante à noite. Dentre estas estórias e lendas que ouvi muito na casa de minha avó, bem como,  da assombração da quixabeira do galo, da mula sem cabeça, do lobisomem, o bicho que eu mais temia era com certeza o tal do Batatão.

Na sessão noturna de contos nas areias alvas de Melancias de Baixo, cada um se esforçava para relatar a melhor história de assombração com toda atenção possível.A sonoplastia ficava por conta da zuada dos coqueiros, do miado dos gatos e dos galos cantando fora de hora. Pois bem, eu sempre ficava morrendo de medo, mas fiquei mais amedrontado mesmo quando meu pai disse que havia visto um Batatão. Lembro ainda hoje a cara dos meninos quando fui lhes contar toda a estória do Batatão que perseguiu meu pai.

Tudo aconteceu quando ele veio numa de suas viagens de Fortaleza-Ce para cá exatamente para compor a sua família tendo em vista que todo o resto de nós já havia vindo antes para aproveitar melhor as férias. Nessa época o ônibus de passageiros da capital cearense só vinha somente até o Berimbau.

" Ele chegou já boquinha da noite no ônibus, daí ele veio sozinho cortando cercados pela várzea e optou sair na praia, nas proximidades de Quitérias e Tremembé, estratégia usada por ele  para facilitar o seu caminho, pois ele mesmo já estava consciente que poderia ficar perdido entre o carnaubal.

Nessa época eu devia ter os meus sete anos de idade. Lembro bem ainda quando ele chegou na casa de minha avó pela madruga e nosso medo em abrir a porta, após recebê-lo não foi difícil perceber que ele carregava em seu semblante o medo de alguma coisa, e não era só pra ganhar o afago de minha mãe e aliviar o seu cansaço.

Bem, fomos dormir e no outro dia ele fez uma grande revelação, que havia visto uma bola de fogo que o perseguiu de Tremembé a Melancias de Baixo, ainda me arrepio até hoje. Só sei que foi assim.

O Batatão

O Batatão é uma das assombrações mais conhecidas, mas não é uma tradição exclusiva do município. É muito comum encontrar essa mesma narrativa em todas as regiões do Brasil.Em outros lugares também pode ser chamado de Boitatá, Baitatá, Bitatá, Fogo-fátuo, Fogo Corredor e até mesmo de Fogo da Comadre com o do Compadre. Trata-se de uma bola de fogo que afugenta as pessoas, perseguindo os desavisados durante a noite ou simplesmente vagando errante com sua luz brilhante.

O Batatão aparece nas matas e nos manguezais, especialmente nos lugares mais úmidos, e quem vê sua luz na noite pode ficar cego ou enlouquecer. Muitas pessoas afirmam que o fenômeno é apenas uma alma penada, pagando seus pecados, como ocorre em Portugal e é chamado de alminhas.

Quando o Batatão é visto em dobro, vagando ou girando pelos ares, é chamado de o Fogo da Comadre com o do Compadre. Esse fenômeno é reconhecidamente de beleza impar, mesmo sendo absolutamente estranho em sua cor rubra e esmeralda extremamente brilhante. A denominação é geralmente confundida com batata grande pelos que não conhecem a narrativa. A palavra Batatão é de origem tupi, a partir da expressão mbaê-tata, que significa coisa de fogo, ou mboa-tata, que significa cobra de fogo. O padre José de Anchieta, ainda no século 16, descreveu esse fenômeno com o nome de mbaê-tatá. Dizia ser assombração em forma de um facho de luz que aparecia junto ao mar e aos rios, e que era bastante temida pelos índios (CASCUDO, p. 130, 2000). Entre as muitas lendas indígenas, existe a de um monstro em forma de cobra que sobreviveu a um grande dilúvio enterrado em um buraco. Esse monstro chama-se Boitatá e mora nas profundezas dos rios, onde acostumou-se a enxergar no escuro e, por isto, seus olhos cresceram. Durante o dia ele é quase cego, mas durante a noite vê quase tudo e sai para se alimentar de restos de animais. Há quem diga que são dos olhos dos animais de que ele se alimenta a fonte de sua luminosidade. Entretanto, nem sempre o Batatão é visto como mau, pois se torna uma espécie de protetor das matas contra os estranhos e incendiários.

Diversas culturas no mundo tentaram explicar o fenômeno dessas bolas de fogo criando mitos e lendas. O mesmo Batatão aparece também em outros países como a França, Alemanha, Portugal e Inglaterra, onde recebe outros nomes como lanterna, alminhas e farol. Essa assombração pode ser explicada pela produção natural de gás metano devido a as condições favoráveis de fermentação de matéria orgânica no manguezal. Em condições especiais de pressão e temperatura, o metano pode sair do solo e se misturar com o oxigênio do ar.
Dependendo da concentração, o metano pode se inflamar espontaneamente, sem necessidade de uma faísca, causando uma combustão natural em forma de uma chama azulada de curta duração e gerando um pequeno ruído, que causa a impressão de um fenômeno sobrenatural. Se um indivíduo estiver próximo e correr, o deslocamento do ar levar a chama junto.

O Batatão está muito ligado aos fenômenos sobrenaturais ou extraterrestres. Sua aparição é muito confundida com aparições de discos voadores ou visões de fenômenos sobrenaturais. Há também a possibilidade do Batatão ser uma concentração de bactérias fosforescentes que absorvem a luz durante o dia e a liberam durante a noite como parte do seu ciclo biológico. Muito embora seja reconhecido como uma entidade sobrenatural, as evidências científicas comprovam a existência do Batatão como um fenômeno comum em áreas pantanosas. 

fonte: http://historiadecanguaretama.blogspot.com.br/2010/06/o-batatao.html

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pasep Começa a Ser Pago Dia 13 de Agosto

O abono salarial referente ao Pasep 2013-2014, concedido aos servidores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.356), começará a ser pago no dia 13 de agosto deste ano. O prazo para a retirada do valor (atualmente, R$ 678) irá até 30 de junho de 2014. O calendário de pagamento do abono leva em consideração o número do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os que têm inscrição com os finais 0 e 1 começam a receber no dia 13; com os finais 2 e 3, no dia 20; com os finais 4 e 5, no dia 27. Em setembro, começarão a ser pagos os abonos das inscrições terminadas em 6 e 7, a partir do dia 3, e 8 e 9, a partir do dia 10. Os requisitos para ter direito ao abono são: rendimento mensal até dois salários mínimos, informações cadastradas atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cadastro no Pasep há pelo menos cinco anos de nomeação para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão. Os servidores públicos receberam o valor diretamente em suas contas vinculadas ao Banco do Brasil.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ex- secretário faz novos esclarecimentos.

Venho a público mais uma vez prestar esclarecimentos a respeito de algumas inverdades proferidas por alguns que fazem o atual governo municipal. Há algum tempo atrás já havia feito, mas em função da insistência em atribuir a mim e ao meu partido o PCdoB, o atraso nos pagamentos das folhas quero reiterar mais algumas informações. Em um pouco mais de um ano em que estivemos a frente da SEMEC foram muitas as ações que efetivamos, se não vejamos:


  Realização de 03 sextas culturais 
 Compra de um veiculo Gol (único comprado com recursos próprio pelo governo) 
 Pagamento de uma progressão horizontal para todos os docentes.  Pagamento do piso na integra com implantação de 1/3 de planejamento.
  Realização de seleção para contratação de docentes( a primeira e única). 
 Inicio da obra da construção da Quadra Escolar Coberta com vestiário na Escola Mizinha.
  Aquisição de 01 ônibus escolar grande, 01 ônibus escolar pequeno, 02 ônibus escolar médio, 01 ônibus escolar pequeno 4x4, 01 ônibus escolar grande com plataforma elevatória, 02 ônibus escolar médio com plataforma elevatória. 
 50 aparelhos de ar condicionado. 
 27 projetores com lousa digital (computador interativo). 
 1.750 conjuntos escolares (carteiras escolares), 60 mesas para cadeirante e 50 conjuntos para professor.  Manutenção e pintura dos centros de educação infantil nas comunidades de MANIBU, GRAVIER, MORRO PINTADO, VILA NOVA, TREMEMBÉ, ROSA FILOMENA (Serra de Mutamba) e FCO EZEQUIEL (Belém). 
 Pintura das 02 escolas de Ensino Fundamental (BELEM E BARREIRAS); 
 Construção do muro na Escola Raimunda Lacerda; 
 Participação do município nos jogos escolares. Há sete anos o município não participava. 
 Apoio e manutenção da orquestra de sopro. 
 Melhorias da biblioteca municipal. 
 Execução do PSE (Programa de Saúde nas Escolas); Existia há mais de 02 anos e não tinha sido implantado. 
 Programa Segundo Tempo - Redonda e Barreiras. 
 Programa Pro Jovem Campo com uma sala em Redonda e outra no Centro.
OBS. Junto a essas ações existem os R$ 180.000,00 de emenda do deputado Lula Morais do meu partido o PCdoB que foram entregue a este município em uma ambulância, um carro de apoio e o resto em equipamentos para o Hospital Maria Idalina.
 Quanto aos gastos, já mostramos em outro momento através de tabelas que o governo deixou de repassar no exercício financeiro um déficit de R$ 632.323,89 fruto da falta de repasse obrigatório por parte da unidade gestora no período de julho a dezembro de 2012. Esses recursos seriam suficientes para cobrir as duas folhas de prestadores de serviço.
 Uma das coisas que aumentou e muito na atual gestão da Secretaria de Educação foi à quantidade de pessoal. Na nossa gestão este número era de 520 e já divergíamos muito com o prefeito sobre essa quantidade, pois achávamos o número excessivo, mas segundo TCM em 30 de abril de 2013, esse número passou para 873 um aumento de quase 67% no número de servidores. 
Acho salutar que o governo procure honrar os seus compromissos enquanto gestor dando encaminhamentos aos problemas mais agudos dos servidores e da população, tentar incutir na cabeça do povo que a falta de pagamento do mês de dezembro dos professores é culpa minha e do PCdoB é no mínimo passar um atestado de incompetência ao governo, visto que em todas as secretarias em 2012 ficaram resto a pagar e todas já foram sanadas, somente a educação continua sem efetivar o pagamento, fica a impressão que o governo faz de proposito a fim de ter subsídios para desdenhar da nossa gestão enquanto secretario de educação. 
Mario Cesar de Oliveira.

domingo, 30 de junho de 2013

Icapuí Perde 1,5 Milhão de Reais de Emendas de Parlamentares

O vereador Marcos Nunes do PCdoB lamentou da tribuna da Câmara de Vereadores de Icapuí na última quinta-feira, dia 27 de junho, a perca de quase 1,5 milhão de reais de emendas de parlamentares do Orçamento da União relativo ao ano de 2012.


As obras relacionadas abaixo foram canceladas. Isso ocorreu em razão de no dia 31/12/2012, prazo limite para contratação dos recursos da União do orçamento de 2012, o município de Icapuí encontrava-se inadimplente devido à irregularidade do ICAPREV por falta de pagamento das contribuições obrigatórias. Essa inadimplência só foi sanada no dia 15/01/2013, através da concessão de uma liminar, processo nº. 0800911-30.2012.4.05.8100S.

Segundo informações colhidas pelo  vereador a decisão ainda foi encaminhada à Caixa Econômica Federal, bem como para os respectivos Ministérios no sentido de conveniar fora do prazo.A Caixa porém se manifestou desfavorável, porque a liminar suspendia a referida inadimplência, mas não obrigava a formalização dos contratos de repasse e nem citava o nº de cada um dos processos em questão.
Como passou-se bastante tempo, os convênios foram extintos.

Para Marcos Nunes está claro que houve erros na petição judicial, além de ter conseguido a liminar fora do prazo, a liminar não atendeu satisfatoriamente para a realização dos convênios porque houve um erro jurídico em não atentar para o que a caixa descreve acima. Esta desatenção e as inadimplências só têm prejudicado ao município. A prefeitura deve pensar uma equipe técnica para solucionar estas questões. 

PARALELEPÍPEDO NA RUA BEIRA MAR DA PRAIA DE REQUENGUELA, RUA BEIRA MAR DA PRAIA DE TREMEMBÉ E RUA BEIRA MAR DA PRAIA DO CEARÁ, NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ-CE

PT 0386809-20/2012 SICONV 011260/2012
EMENDA Nº. 24420008 JOSÉ GUIMARÃES
CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DO RODÃO E CALÇADÃO ATÉ A PRAIA DE REDONDA NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ-CE.
PT 0389887-39/2012                                 SICONV 014025/2012
EXTRA - GERA ARRUDA
CONSTRUÇÃO DE ESTRADA NO CORREDOR QUE LIGA A PRAIA DE MELANCIAS DE CIMA À PEIXE GORDO, NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ-CE.
PT 0388760-92/2012       SICONV 025367/2012
EMENDA Nº. 24370010 DEP. CHICO LOPES.
REFORMA DA PRAÇA CENTRAL, NO
CENTRO DE ICAPUÍ – CE.
SICONV 045019/2012

PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPÍPEDO NA COMUNIDADE DE MORRO PINTADO E NA LOCALIDADE DE MELANCIAS, NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ – CE.
SICONV 027800/2012
EMENDA Nº. 23570015 - SENADOR INÁCIO ARRUDA.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pacientes Ficam sem Transporte em Icapuí

Os pacientes de Icapuí com consultas marcadas para esta segunda-feira (dia 24/06/2013) ficaram sem transporte para Fortaleza-Ce. A revolta dos usuários da saúde era grande e mães revoltadas procuraram o vereador Marcos Nunes do PCdoB para que o mesmo tomasse alguma providência para evitar esse transtorno e a falta de respeito, uma vez que nos dias dessas viagens, todos acordam cedo e ficam esperando o transporte que não apareceu e ninguém teve a preocupação de avisar com antecedência. Crianças com doenças crônicas e que precisavam viajar para atendimentos especializados deixaram de ser atendidas nos mais diversos hospitais de Fortaleza e todas os seus pais e responsáveis ainda não sabem o que fazer para remarcar as suas consultas.

O vereador Marcos Nunes do PCdoB esteve na tarde do mesmo dia na Secretaria de Saúde no período da tarde para apurar o que aconteceu, segundo a Secretária de Saúde, a Senhora Marilda houve falta de compromisso por parte do proprietário do veículo que não informou o motivo da sua desistência para fazer a viagem com os pacientes. Ela garantiu ao vereador que tomará as providências cabíveis. Indagada pelo vereador Marcos Nunes se o pagamento estaria atrasado, ela afirmou que o prefeito Jeronimo do PT autorizou o pagamento de dois meses. 

O vereador procurou se inteirar sobre a posição do proprietário do veículo, o mesmo explicou que já havia informado no sábado que não iria fazer a viagem e que a Secretaria de Saúde lhe deve cinco meses fora os 24 dias do mês de junho.

domingo, 23 de junho de 2013

DER recebe Lula Morais e Marcos Nunes em sua Sede

O Governador Cid Gomes anunciou na Inauguração da Delegacia de Icapuí no último dia 13 de junho que havia autorizado o Departamento de Estrada e Rodagem do Governo do Estado a realizar o Projeto de construção da rodovia que liga Icapuí a Jaguaruana. 

Após o anúncio, o vereador do Marcos Nunes de Icapuí-Ce e o Deputado Estadual Lula Morais, ambos do PCdoB, estiveram juntos na sede do DER no último dia 21 de junho de 2013 para obter informações acerca do processo de construção do projeto da rodovia. 

Segundo Francisco Quirino, Diretor de Engenharia Rodoviária do DER, o governador Cid Gomes autorizou o projeto a ser elaborado apenas de Jaguaruana até a BR 304. Para o deputado estadual Lula Morais, autor do Requerimento da Audiência Pública Conjunta entre as Câmaras de Vereadores de Icapuí, Aracati e Jaguaruana e a Assembleia Legislativa do Ceará acontecida em Cajazeiras, foi uma primeira vitoria: “- O governo sinalizou rapidamente para os anseios da população presente na audiência pública, apesar de não ser ainda o traçado que todos nós havíamos indicado na última audiência pública, recebemos a resposta do governador com muita expectativa de que iremos conquistar todo o restante, mas para isso temos que continuar a nossa luta em conjunto com todas as lideranças para conseguir a elaboração do projeto todo, inclusive dos últimos 20 km, ou seja da BR 304 até a sede de Icapuí”. 

A visita dos parlamentares do PCdo B ao DER acertou que o órgão enviará equipe técnica in loco no início do mês de julho deste ano para descrição mais detalhada do percurso.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

DN Destaca Ação da Câmara de Vereadores no Naufrágio de Icapuí

Naufrágio em Icapuí pode ter sido de um navio sueco

23.05.2013

Surgem novas evidências sobre origem de destroços de embarcação no litoral Leste do EstadoFortaleza. Pode ser do brigue sueco Express, navio naufragado em 1873, os restos de embarcação encontrados pelos pescadores de Icapuí. "Pode ser" é dúvida, mas pelo material encontrado está mais para não ser um navio negreiro, como suspeitam os pescadores. "Se o casco for de ferro, não é negreiro. O mastro encontrado é de ferro. Mas é muito cedo para dizer", pondera o pesquisador Augusto César Barros, que estuda sobre os naufrágios no Ceará.

Correntes encontradas levaram pescadores a pensar que a embarcação era um navio negreiro

A Capitania dos Portos, que enviará estudiosos ao local, pede que a população mantenha a distância necessária para não danificar os vestígios. Moradores e políticos querem o incentivo do turismo histórico do Ceará. Hoje será apreciado, na Câmara Municipal de Aracati, sobre a possibilidade de audiência para tratar do acervo no mar.

"O mais importante é descer na área para pegar algum elemento que possa dar origem ao barco. Não temos como antecipar. No passado, as informações geográficas eram muito escassas", explica Augusto, que, embora tenha sabido nesta semana do achado dos pescadores, já esperava vestígio de naufrágios naquela região.

O pescador Pedro José e outros dois da tripulação encontraram pedaços de uma embarcação naufragada no mar de Icapuí, cerca de três quilômetros distante da praia. Havia ossos e muitas correntes, o que levou os pescadores a acreditarem ter encontrado restos de um navio negreiro, que traficava negros escravizados no período colonial. De fato, o mar de Icapuí foi rota para esses navios, mas também de vários outros. Alguns, com história de ocupação de escravos, mas foram muitos outros os fins de embarcações, em que de destacaram a atividade mercantil e militar.

Proposta
Será colocada em pauta hoje, na Câmara Municipal de Icapuí, proposta do vereador Marcos Nunes para realização de audiência pública para tratar do reconhecimento dos vestígios como patrimônio histórico de Icapuí.

Esses mares podem ter sido navegados antes mesmo de Pedro Álvares Cabral, que desembarcou em abril de 1500. Três meses antes, conforme lembrou o pesquisador Rodolfo Espínola, o navegador espanhol Vincente Pizón teria chegado a Fortaleza, mais especialmente no Mucuripe, batizando ali de Santa Maria de La Consolacion. O próprio Pinzon teria, segundo relatos historiográficos, passado por Icapuí (especificamente na praia de Ponta Grossa), onde teria reabastecido com água as naus.

Foi no pedaço de mar em frente à praia de Ponta Grossa que deu-se o "naufrágio das espoletas". Uma embarcação militar com munição não completou viagem e afundou logo ali. Na própria comunidade de Ponta Grossa é possível encontrar objetos do naufrágio, bem como de outros, com moradores que, de forma espontânea, decidiram preservar a história do que vinha além-mar. Em junho do ano passado, os vestígios da embarcação foram desbravados, mar a dentro, por entusiastas do mergulho científico.

Mergulho
"Partimos às 6h30 da manhã em uma jangada a motor e logo chegamos ao primeiro ponto marcado. Após um rápido mergulho de reconhecimento constatei uma profundidade de 3m e visibilidade zero. Equipamo-nos e iniciamos a busca utilizando o padrão circular com o auxilio de uma carretilha. Próximo ao fim do primeiro mergulho a carretilha laçou algo! Logo no primeiro mergulho! Uma ponta de ferro completamente coberta por concreções emergia do fundo arenoso. E logo encontramos outra, e outra e outra. Várias pontas de ferro emergiam da areia evidenciando que algo se escondia ali. Pelas várias camadas de concreção que recobriam as "pontas" metálicas podemos sugerir que tínhamos um naufrágio há muito tempo enterrado ali. Fizemos algumas medições e marcamos os pontos exatos. Alguns pontos identificados ficava a mais de 15m dos outros seguindo um padrão linear, sendo a distancia máxima de 17m. Agora tínhamos a certeza de estar estudando um naufrágio".

O relato é do mergulhador Marcus Davis, contado no blog Mar do Ceará (mardoceará.blogspot.com.br), que reúne histórias com amantes da prática do mergulho no mar.


FIQUE POR DENTROEmbarcações sucumbiram na costa cearenseO brigue sueco Express, que afundou no mar próximo a Icapuí era um barco rápido, de carga. Teria partido de Aracati e batido num banco de terra, sofrendo muitos danos e afundando, em 1873. No passado, as informações cartográficas eram pouco claras e por isso muitos navios naufragaram no Ceará - pelo menos 90 embarcações em toda a costa. Em diferentes épocas, e por diferentes motivos, embarcações sucumbiam no mar, especialmente próximo ao litoral Leste, entre Aracati e Icapuí, um verdadeiro ponto de rota de quem vinha da Europa para as Américas (vice-versa). Um caso emblemático de navio negreiro foi o Laura, que incendiou com muitos escravos, após um motim. Os escravos fugiram e a embarcação aportou nas proximidades da praia da Caponga, em Cascavel. Parte do navio está, atualmente, no Museu do Ceará.Brigue é é um tipo de embarcação à vela, com dois, por vezes três mastros e muito usado nas guerras da Independência dos Estados Unidos .


Mais informações:
Capitania dos Portos do Ceará
Avenida Vicente de Castro, 4917 - Mucuripe - Fortaleza
Telefone: (85)3133-5100
www.mar.mil.br/cpce

MELQUÍADES JÚNIORREPÓRTER

Hoje:

Os vereadores Kleiton Pereira do PMDB e Eurivam de Paula do PT subscreveram o requerimento que solicita a realização de audiência pública para tratar do assunto mencionado acima, antes o mesmo foi apresentado previamente pelo vereador Marcos Nunes do PCdoB do qual foi aprovado na sessão ordinária realizada no dia de hoje, 23/05/2013 e a sua realização segue agora para a definição da data e programação da mesma.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Carreteiros Sofrem na Cidade de Icapuí

A entrada de caminhões, ônibus e carretas na cidade de  Icapuí é um verdeiro sofrimento para os motoristas. É comum vê quase todos os dias carretas enganchadas nas ruas do centro. Recentemente foram colocados placas de sinalização pelo DER, mas as ruas imprensadas, a desobediência as placas, a presença de material de construção dificultam o tráfego pelas ruas do centro. 

A entrada de veículos pesados ao centro no sentido Tibau-RN deveria ser feita pela Avenida Nilton Ferreira, às vezes até os ônibus municipais desobedecem esta regra. As empresas de ônibus São Benedito e Praiano são quase as únicas que respeitam este percurso. Já o tráfego pela entrada de Icapuí no sentido Fortaleza,  apesar de ser teoricamente mais fácil, existem vários estacionamentos de veículos pequenos irregularmente nas imediações da Famol que dificultam a manobra de veículos pesados, sobretudo de carretas.  Ainda neste sentido, os ônibus da empresa São Benedito e Praiano ao pararem para descida de passageiros e entrega de encomendas na Igreja matriz e nos Correios já ocasionam alguns pequenos engarrafamentos. 

A solução seria conseguir recursos estaduais para abertura de ruas novas, sendo que uma delas seria seguir com a CE 261 até a Av. Nilton Ferreira. Outra medida que poderia somar a esta solução para desafogar ainda mais seria a abertura de uma rua para desse acesso ao Mercado Central (que precisa funcionar).  O espaço que poderia ser a nova rua, funciona atualmente a Secretaria de Obras, estas e outras medidas administrativas, como proibir material de construção em grandes quantidades e que ficam pelo centro por muito tempo poderiam amenizar ou quem sabe resolver estes problemas cotidianos. A cidade de Russas-Ce conseguiu 10 milhões com o governo do estado para melhorar a sua infra-estrutura, e nós?