quarta-feira, 6 de abril de 2011

Câmara de Vereadores Realiza 1ª Sessão Itinerante

Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Icapuí
O presidente da Câmara de Vereadores de Icapuí Manoel Jeová da Silva preside a 1ª sessão Itinerante em Retiro Grande neste dia 05/abril. Foi a primeira sessão fora das dependências do Poder Legislativo e contou com a participação de todos os vereadores, do convidado da Câmara, o Secretário de Obras e Urbanismo Francisco Cirilo da Silva e do prefeito de Icapuí José Edilson da Silva, além é claro da participação maciça dos populares da última comunidade do litoral oeste. A decisão da presidência em realizar a sessão itinerante estava sendo articulada junto aos vereadores para ser realizada na Comunidade de Redonda, mas oportunamente foi alterada devido a pressão das mulheres de Retiro Grande que participaram da Tribuna Popular da Sessão Ordinária acontecida no último dia 01/abril para cobrar a conclusão do asfalto que deveria ligar Redonda a Retiro Grande, mas, só chegou em Ponta Grossa. A decisão da realização da mesma foi respaldada em plenário pelos demais vereadores.

Nos artigos enumerados 114 e 132 do Regimento Interno da Câmara está previsto a obrigatoriedade da realização de uma Sessão Extraordinária todas as primeiras terças-feiras de cada mês para que sejam debatidas preferencialmente proposições dos vereadores. A mesa diretora está encaminhando para que estas sessões sejam transformadas em sessões itinerantes. Deverá tramitar na próxima sessão ordinária prevista para o dia 08/abril uma proposição que sugerirá para que a próxima sessão seja realizada na comunidade do Gravier, no próximo dia 03 de maio.

Sobre a Sessão no Retiro Grande

Além de debater e confrontar posicionamentos o vereador Marcos Nunes parabenizou o Poder Legislativo de Icapuí, falou dos seus projetos, de sua posição e ressaltou que esta aproximação com a comunidade será importante para esclarecer o papel dos vereadores e estimulará o surgimento de novas lideranças comunitárias para debater problemas pertinentes da comunidade e do município.

As mulheres do Retiro Grande sem sombra de dúvidas foram insistêntes na resolução dos problemas da comunidade. Falaram pela exigência do respeito devido à comunidade e foram ovacionadas pela altivez como se comportaram diante dos debatedores, sempre querendo discutir soluções para os problemas.

Ao final o prefeito e o secretariado comprometeram-se em repassar dois cheques  ali mesmo nos valores de oito mil reis para a Associação de Moradores de Retiro Grande para reformar a caixa d’água e comprometeu-se em conseguir um guindaste para suspendê-la e de dois mil e quinhentos reais para a construção da escadaria em madeira, garantiu que enviaria para a comunidade um ônibus novo e motorista habilitado para o transporte dos alunos locais e anunciou que começará ainda nesta semana uma operação de tapa buraco com piçarra.

O prefeito comprometeu-se em enviar ofício para o governador para que ele possa receber os recursos federais que segundo ele será de emenda parlamentar e que pedirá para que o estado seja o executor da obra uma vez que o município está inadimplente.

1 comentários:

julio cesar disse...

marcos nunes , inves de tantas criticas, por voce nao faz mais pelos os seus eleitores da sua regiao