quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dep. João Ananias (PC do B) entra no movimento pede instalação de Campus da UFC em Russas

João Ananias afirmou que vivem no município mais de 23 mil alunos de ensino médio à espera de oportunidade no ensino superior.

Confira a íntegra do pronunciamento

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados;

Sempre exerci mandatos parlamentares como instrumentos dos anseios do povo ao qual represento. Esse mandato de deputado federal traz hoje a esta casa uma bandeira justa, legitima e profundamente necessária para o vale do Jaguaribe no meu Estado do Ceará. Trata-se da instalação de um campus da Universidade Federal, com sede no município de Russas.

Vou me dirigir daqui pra frente, a Presidenta Dilma Rousseff e ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, em nome do povo de uma região do Estado do Ceará, que tem razões sobradas para receber tal investimento, então vejamos: o Rio Jaguaribe é o maior rio de nosso Estado e banha fartamente esse vale, que tem o seu nome, com enorme potencial de desenvolvimento agrário e industrial, necessitando pois do suporte para a pesquisa e produção cientifica que só a Universidade garantiria. Hoje já existem 2 projetos de irrigação na região, Tabuleiro de Russas e do Apodi, além dos açudes Castanhão e Figuereido.

A população do Vale do Jaguaribe hoje é de 528.487 mil habitantes (censo 2010), uma área de 18.440 km² e tem 23.374 mil estudantes matriculados no ensino médio (IBGE 2009).

É importante destacarmos que a partir das transformações ocorridas com o advento do governo do Presidente Lula, impulsionando decisivamente a reestruturação e expansão das Universidades Federais, o Ceará teve instalado campus na região do Cariri, Norte e Sertão central, restando o Vale do Jaguaribe, ainda não contemplado.

Temos absoluta certeza que o governo da Presidenta Dilma, com a sensibilidade que lhe é peculiar, e além do compromisso inquebrantável amplamente manifestado por ela, irá suprir essa lacuna na região, que ao saná-la assistiremos um salto no desenvolvimento daquela região.

Há unidade em torno dessa justa causa, pois o beneficio será tanto, que se espalhará por todos os municípios do Vale. Como deputado federal do Ceará, também votado lá, não me resta outra atitude senão me irmanar com a luta da Casa dos Amigos de Russas que juntamente com lideranças, vereadores, comerciantes, agricultores e profissionais liberais, caminharemos juntos com a esperança de conquistarmos esse grande intento.

O município de Russas, o maior da região, hoje com 69.892 habitantes (censo 2010), tem uma localização ideal para sediar o campus, por ser eqüidistante da maioria dos municípios, o que facilitaria imensamente o deslocamento e acesso a milhares de jaguaribanos, que hoje, por terem em sua maioria, baixo poder aquisitivo estão impedidos de chegarem a universidade pública. Russas é município pólo de desenvolvimento e sedia o maior projeto de irrigação do Ceará, o “Tabuleiro de Russas”.

Destacamos além de todos os argumentos anteriores, que o município se propõe a doar terreno de 51,8 ha, em área privilegiada de Russas, como contrapartida em prol da consecução desse objetivo, que é o tão sonhado campus da UFC na região jaguaribana do Ceará.

Portanto, intercedo dessa tribuna a Presidente Dilma para avaliar com sua competente equipe esse pleito de um povo que esta determinado a mudar o seu perfil e sabe que o caminho mais certo para isso é passando pela Universidade.

Era o que tinha a dizer Sr.Presidente, peço-lhe que meu discurso seja colocado nos anais desta casa.



Obrigado.

Deputado Federal João Ananias – PC do B – Ce.

1 comentários:

Professor Wellington Pinto disse...

Por que não Aracati(?), historicamente Aracati tem mais capacidade para receber um campus a nível federal.