segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Contratação de Professores de Icapuí Utilizará Seleção Pública

A Prefeitura Municipal de Icapuí realizará nos próximos dias seleção para suprir a carência de professores na rede municipal para o ano letivo de 2012, a iniciativa do Prefeito Jerônimo visa atender não só as expectativas da população, como também o que contempla ao Cadastro para Contratação de Temporários descrito na lei n.º381/2003 e alterado pela lei n.º525/2010.
A iniciativa do atual governo municipal é um aceno por demais positivo de que num futuro bem próximo realizará Concurso Público em todos os níveis para preenchimento de vagas no serviço público já que tem áreas que há treze anos inexistiu concurso.  A Secretaria de Educação através do seu secretário Mario César de Oliveira já encaminhou a demanda ao INAPE para que possa ser lançado o edital para a efetivação do mesmo.
 “A qualidade dos serviços públicos, depende consideravelmente da qualificação dos recursos humanos neles empenhados, buscando a transparência na seleção de novos servidores públicos plenamente capazes de colaborar com a Administração Pública, isso perpassa pela nossa luta enquanto sindicalista e parlamentar”. Afirmou o vereador Marcos Nunes (PCdoB).
É sabido por todos que os entes públicos vêm usando de forma abusiva da contratação temporária por excepcional interesse público como meio de suprir deficiências de pessoal momentâneas, sem a utilização da via constitucional do concurso público, isso para acontecer deveria ser por prazo determinado (como consta inclusive na legislação municipal), ou para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.  Somado a isto, há duas razões básicas que legitimam o ingresso no serviço público, sem a realização de concurso público de provas e títulos. A 1ª é a urgência na contratação do pessoal e a 2ª de caráter estritamente econômico, na qual entendemos ser o momento vivido pelo a administração municipal de Icapuí.

Mas mesmo com estes atenuantes atendidos se faz necessário a determinação de critérios para essas contratações, ou seja, esta deveria se dar através de uma seleção pública como manda as legislações federal, estadual e municipal, coisa que há muito não se fazia neste município, pois as vagas existentes eram preenchidas por critério único e exclusivamente do voto.

O prefeito Jerônimo usa da sua sensibilidade e compromisso com a educação do povo de Icapuí para dar uma demonstração de que esta chegando um novo tempo para o nosso povo, feito de reconstrução e esperança, quando permite que através de um processo de seleção todos possam vir a se tornar servidor público de forma digna e honrada, isso é uma forma de resgate de cidadania.

0 comentários: