sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Poeta Antônio Francisco de Mossoró agora é Cidadão de Icapuí



Manuel Jeová PSD e Marcos Nunes PCdoB
A Câmara Municipal de vereadores de Icapuí –Ce aprovou por unanimidade nesta manhã do dia 09 de dezembro o "Título de Cidadão Honorário da Cidade de Icapuí" para o Poeta Mossoroense Antônio Francisco Teixeira de Melo. A proposição da honraria foi apresentada pelos vereadores Marcos José Ferreira Nunes do PCdoB e Manuel Jeová da Silva do PSD.

O vereador Marcos Nunes leu a biografia do Poeta Antônio Francisco, destacou as diversas obras do autor, deu ênfase aos livros: Dez Cordéis num Cordel Só e Por Motivos de Versos,  mencionou o lugar de destaque que o Poeta ocupa  desde de 15 de Maio de 2006, quando o poeta norte-riograndense tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré.  
Os vereadores autores do Projeto de Decreto Legislativo reconheceram  que Antônio Francisco é um cidadão do povo e que se confraterniza muito bem com a gente de Icapuí.

Sem ainda saber do potencial artístico do agraciado, Marcos Nunes lembra em sua defesa que foi na Praia de Tremembé que conheceu o poeta, lugar onde lhe deu abrigo na Pousada de Turismo Solidário quando ele ainda trabalhava como gestor, conta ainda do carisma que o Poeta tem e que o mesmo fez amizade com os hóspedes e pessoas de Tremembé. O vereador comunista enalteceu o poeta mossoroense citando trechos de sua poesia “ Os animais Tem Razão” , confessou-se um apaixonado pela obra do poeta.

O vereador Manoel Jeová é da Praia de Redonda de Icapuí e destacou  que Antônio Francisco é muito conhecido dos moradores de sua comunidade como Chico das Placas e que jamais imaginaria que ele fosse o gênio revelado nas suas poesias de Litreratura de Cordel.

Os vereadores defenderam ser uma honra para a Cidade de Icapuí receber Antônio Francisco como filho ilustre, já que Antônio Francisco sempre fez questão de afirmar a sua amizade aos Icapuieneses.  A Sra. Pêdra Teixeira de Melo, mãe de Antônio Francisco inclusive já viveu muito tempo na praia Icapuiense chamada Praia de Manibu.



1 comentários:

Adna Darc disse...

Posso dizer pela sua biografia e seus Cordéis que o poeta Antonio Francisco é uma pessoa simples,e de uma inteligencia privilegiada. Fiquei encantada...Parabéns ao poeta Antonio Francisco.