sexta-feira, 25 de março de 2011

ICAPUÍ: UMA EXPERIÊNCIA VIVA.


            A história de Icapuí é muito especial, sobretudo se tivermos como ponto de partida quando nossa cidade era apenas uma pequena vila, chamada Caiçara, (que significa cerca de galhos, que protegia as tribos dos índios).  Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela da palavra “Igarapuí” que significa coisa ligeira. A palavra Icapuí, como é denominada hoje, tem o significado de Canoa Veloz.
            Nesse período, Icapuí tinha poucos habitantes. Com o passar dos tempos, a população aumentou e aconteceu à primeira tentativa de torná-Ia município, através de Orlando Rebouças e Marcondes de Oliveira, em 1957, o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento.
            Vinte e sete anos após a primeira tentativa, um grupo de jovens e lideranças comunitárias icapuienses, dos quais sob a liderança do então vereador de Aracati José Airton Félix Cirilo da Silva, conseguiram vencer o plebiscito e emancipar Icapuí, desmembrando-o política e administrativamente de Aracati, a partir de 22 de janeiro de 1984.
            A sua independência política aconteceu através de uma disputa acirrada, a maioria das comunidades votaram contra a emancipação, destacando-se a grande votação na sede e em Melancias que garantiu a maioria dos votos pró-município.  No decorrer dos anos seguintes, Icapuí passou de coadjuvante a protagonista do seu rumo e futuro.  Neste trajeto, inúmeras conquistas foram alcançadas, com destaques para o Prêmio Criança, Paz e Educação, concedido pelo UNICEF por ter conseguido colocar todas as crianças na escola (1991) e o Prêmio Destaque Gestão Pública e Cidadania, concedido pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford (1996), em função disso tornou-se referência e uma cidade respeitada nacional e internacionalmente pela atuação das gestões que se sucederam por trabalhos significativos em especial na saúde e na educação.
            Atualmente Icapuí passa por um processo nefasto de estagnação e retrocessos no desenvolver das politicas públicas e no preservar dos valores não materiais que se tornaram irrelevantes na visão das duas últimas gestões. A nossa juventude estar desprovida de qualquer acervo no campo do esporte, da cultura e do lazer, fatores de suma relevância para nortear o futuro das nossas crianças e adolescentes.  As perspectivas de trabalho e renda são as mais remotas possíveis já que não há nenhum tipo de política da administração pública voltada para esse setor que de certa forma alimenta a esperança da juventude em galgar dias melhores para dignificar sua sobrevivência, hoje a administração burocratiza até a retirada de um simples alvará de funcionamento.
            Mas mesmo assim Icapuí ou coisa ligeira como queiram é uma experiência viva e exitosa por todas as suas potencialidades e privilégios que a natureza lhes proporcionou além da esperança de seu povo de que esta canoa não se curvará diante do mar de intemperes que alguns menos identificados com as conquistas cidadãs que este povo galgou nos seus 27 anos de emancipação politica. 
            Hoje 25 de março o Partido Comunista do Brasil (PC do B) completa 89 anos de existências, é o partido o mais antigo do Brasil, criado em 1922 foi importante nas lutas e nas conquistas na história do nosso país. O partido fez uma epopéia pela liberdade nos anos 70 com a Guerrilha do Araguaia, existe em Icapuí há 18 anos e nesse período contribuiu em muito para os alicerces democráticos e para a consolidação dos anseios mais incisivos do nosso povo.
Com o tema “Icapuí: uma experiência viva” o PC do B de Icapuí iniciou no dia 19 de março uma serie de plenárias com o intuito de produzir um projeto politico para 2012, projeto este que visa arregimentar através dos debates, ideias e propostas que possibilitem ao município de Icapuí um conjunto de estratégias sintonizadas com as necessidades básicas da população.

1 comentários:

Marquinhos disse...

E exatamente isto que Icapuí precisa projetos politicos, ideias novas, homens sérios competente e união de todos para que venha realizar uma grande mudança URGETIMENTE.