sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tapete Vermelho Poderia Também Ser para Elizeu Ventaria!


O governo do Estado do Ceará apresentou através da Secretaria de Turismo do Estado na praça de Icapuí dentro da Programação de Férias neste  dia 30/06 um filme muito interessante. O nome do filme era Tapete Vermelho, um filme brasileiro de 2006, do gênero comédia, com roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira. Quinzinho (Matheus Nachtergaele) tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.

Achei muito interessante porque o filme nos transporta a pensar sobre os nossos artistas da região CE/RN que aos poucos vão sendo esquecidos. ai me veio a lembraça de Eliseu Ventania que foi um poeta considerado gênio. Começou a cantar no dia 20 de junho de 1934, época em que a cantoria era arcaica, para um povo desinformado. Na época o romance possuía de 32 a 40 páginas, 5 ou 6 estrofes cada página que durava toda a noite. Foi o inventor da canção nos anos 40 e recebeu o título de rei. Nunca cantou músicas que não fosse de sua autoria e foi no Nordeste que Eliseu recebeu o título de melhor cancioneiro do Brasil. Desde então deixou um rastro muito grande dentro da cultura popular.

É preciso analisar a literatura da sua obra e valorizá-la na contemporaneidade. Quem sabe os cineastas brasileiros não fazem também um filme para resgatar nosso querido Elizeu Ventania, do qual eu ouvi muita gente repetir seus estrofes no tempo de minha vó. Tentem resgatar Elizeu Ventania, ouvindo atentamente suas canções, apredendo a ouvir, e com sensibilidade verão que ele merecerá toda nossa atenção.

0 comentários: