segunda-feira, 21 de março de 2011

PC do B de Icapuí comemora 89 anos no Dia de São José - Festa com História, Política e Cultura.

O Diretório Municipal do PCdoB de Icapuí comemorou a passagem pelos seus 89 anos de existência no último dia 19 de março (Dia de São José), data antecipada, uma vez que o PCdoB foi fundado no dia 25 de março 1922. O evento foi realizado na sede do Distrito de Ibicuitaba. Participaram do evento os representantes do PCdoB o Presidente do Comitê Municipal de Icapuí - Celestino Cavalcante, o vereador Marcos Nunes de Icapuí-CE, o vereador Cateca de Grossos-RN e o Deputado Estadual do Ceará Lula Morais, além dos vereadores de Icapuí Felipe-PT, Jeronimo-PT, Lacerda-PSDB e Segundo-PSDB.

Evento Marcado pela História

Manuel de Freitas Filho, um dos quadro do PCdoB de Icapuí, prestou homenagem juntamente com Maria do Carmo (93 anos de idade) a João Tavares de Sousa, um jovem militar e ex-cabo do exército  que era filho de pais Icapuienes de Melancias e Berimbau e que desertou do exército para participar da propagação do ideário comunista  na época do movimento do sindicato dos salineiros, o conhecido Sindicato do Garrancho. João Tavares foi preso e assassinado na sede do distrito de Ibicuitaba. O vereador do PT Jeronimo Felipe prestou homenagem a Pedro Jeronimo de Sousa, filho da comunidade de mutamba, do qual foi preso e assassinado na cidade Fortaleza.

 
Evento Marcado pela Cultura

Poesia

O poeta popular Antonio Francisco (foto) que ocupa uma cadeira da Academia Brasileira de Literatura de Cordel fez um espetáculo a parte e proporcionou juntamente com o poeta José Ribamar a oportunidade para que as pessoas comessem a valorizar a cultura popular.

Música

Os músicos Tony Dilmar, Moisés, Alan e Alex tocaram músicas da MPB, enquanto os  irmãos Genildo Costa e Geová Costa recitaram poesias e cantaram músicas do seu CD, Cores e Caminhos.


Política

O presidente Celestino Cavalcante apresentou o texto para a plenária com o título: Icapuí: Uma Experiência Viva, o estudante Israel Veras fez o resgate da importância do PCdoB nos movimentos sociais e que tenta se organizar através das bases, destacou a organização dos jovens UJS, dos sindicalistas na CTB, das mulheres na UBM e muitas outras frentes de lutas. Os vereadores Marcos Nunes e  Cateca destacaram a importância da participação dos comunistas na Câmara de Icapuí-Ce e Grossos-RN na defesa dos interesses coletivos e regionais de suas cidades. O deputado Lula Morais parabenizou o PCdoB de Icapuí e destacou a sua importância  nas lutas populares e deu ênfase ao programa socialista do partido.

1 comentários:

Marquinhos disse...

Parabenizo a todos do PCdoB de Icapuí pelo belissimo evento, estive lá e adorei. foi um momento politico, literário, cultural e cheio de gente boa.