terça-feira, 21 de junho de 2011

Vereador Marcos Nunes de Icapuí quer Audiência Pública Conjunta para Discutir Poços de Petróleo da Fazenda Belém

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí protocolou requerimento de sua autoria para que a Câmara Municipal dos Vereadores de Icapuí aprecie deliberação para que vereadores Icapuienses e Aracatienses participem de UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA ATRAVÉS DAS CÂMARAS DE ICAPUÍ E ARACATI PARA SER REALIZADA NO DIA 01 DE JULHO, ÀS 15:00 h, NA CIDADE DE ARACATI, PARA DISCUTIR A DIMINUIÇÃO DA PERFURAÇÃO DOS POÇOS DE PETRÓLEO NOS CAMPOS DA FAZENDA BELÉM E ICAPUÍ.

Até o início de 2011 a Fazenda Belém apresentava a quarta maior reserva de petróleo do Brasil . No primeiro trimestre do ano passado foi anunciado um projeto de perfuração de 760 poços, o investimento na Unidade de Negócios de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará da Petrobrás seria mais de R$ 1,5 bilhão em 2010, distribuído em mais de 300 projetos.

De repente, sem nenhuma explicação convincente, o projeto foi reduzido para 50 poços. Isso deve ser motivo de preocupação para os Municípios de Icapuí e Aracati, pois, além da perda de uma quantia significativa de arrecadação por meio dos royalties que geraria, centenas de empregos deixarão de ser gerados, alerta o vereador comunista de Icapuí

Alguns sindicalistas do SINDIPETRO demonstram grande preocupação com os campos de produção de Icapuí, onde os estudos geológicos mostram a existência de outra grande reserva de petróleo, mas, mesmo assim, está a um passo de ser tomado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para ser privatizado.

0 comentários: